Intercâmbio na Austrália: conheça 7 motivos para embarcar já!

Intercâmbio na Austrália: conheça 7 motivos para embarcar já!
Rate this post

Para quem já pensou em fazer um intercâmbio na Austrália, pode ser que ainda restem algumas dúvidas. Acontece que, quando estamos pesquisando destinos, começamos a conhecer as particularidades de cada um.

Isso faz com que um amplo leque de opções se abra à nossa frente, nos deixando um pouco confusos quanto à decisão. É como se, quanto à quantidade de opções, fosse proporcional à dificuldade de escolher.

Entretanto, se você está pensando em ir para a Austrália, saiba que está no caminho rumo a uma ótima escolha!

Por que a Austrália?

Se você ainda está se perguntando por que dizemos isso, veja na lista a seguir sete motivos pelos quais deve embarcar para a terra dos cangurus:

1. Segurança

Estudantes que escolhem a Austrália, normalmente, não encontram problemas quanto à segurança pessoal. As taxas de criminalidade são baixas no país e é possível contar com bom atendimento na área da saúde. Para você ter uma ideia, o país é tão pacífico que nunca foi alvo de ataques terroristas.

Entretanto, não é por isso que você deve descuidar dos seus pertences quando estiver em local público. Um pouco de precaução não faz mal a ninguém. Isso é algo que você deve ter em mente, em qualquer lugar do mundo.

2. Transporte público

Se você quer conhecer um país onde o transporte público realmente funciona, vá para a Austrália. Lá, os veículos costumam vir no horário previsto e podem levá-lo a qualquer lugar das cidades.

Também há ciclovias por toda parte. Além disso, os táxis locais não costumam ser caros e são seguros. A sua habilitação é válida por lá, caso deseje alugar um carro. Só fique atento ao fato de que as vias têm mão inglesa.

3. Australianos

O povo australiano é receptivo e amigável. Certamente você será recebido no país com um sorriso no rosto e um tratamento cordial. Assim como os brasileiros, os australianos gostam de fazer os visitantes se sentirem em casa.

A maioria dos nativos vai até ajudá-lo com o inglês nos primeiros dias. Eles não se importarão em falar devagar se você estiver com dificuldades para entender.

4. Permissão para trabalhar

Na Austrália, você pode trabalhar enquanto faz o seu curso de inglês. Essa é uma alternativa atraente, visto que o seu salário pode ajudá-lo a arcar com os custos da viagem.

A jornada permitida é de 40 horas quinzenais, no período das aulas, e tempo ilimitado durante os meses de férias. No caso de cursos universitários, o estudante ainda pode tirar visto de trabalho após a formatura.

5. Clima

O clima da Austrália é bem parecido com o do Brasil. Por estarmos no mesmo hemisfério, as temperaturas, normalmente, são altas na maior parte do tempo. Assim como em nosso país, os estados do norte costumam ser mais quentes, e os do sul, mais frios.

As estações do ano acontecem na mesma época que no Brasil, o que significa que o intercambista terá um fator a menos para se preocupar quanto à adaptação.

6. Moeda

A moeda vigente no país é o dólar australiano. As cédulas são coloridas e trazem fotos de australianos famosos do passado e de hoje. O câmbio está disponível em bancos, hotéis e aeroportos.

Além disso, se compararmos o valor da moeda ao dólar norte-americano ou canadense, entenderemos que ela está em vantagem. Está aí mais um motivo para escolher a Austrália, do ponto de vista financeiro.

7. Instituições de ensino

A Austrália conta com instituições de ensino renomadas. As escolas de inglês e as universidades são fatores que levam muitas pessoas a escolherem o país para estudar. E elas estão espalhadas por diversas cidades.

Os preços podem variar de acordo com a cidade e a escola escolhida. Normalmente, giram em torno de R$ 21 mil com acomodação em homestay.



 

Quais os diferenciais de morar e estudar no país?

Apesar de a saudade do Brasil apertar um pouco (as passagens para o país costumam ser caras devido à distância, e visitar a família ou receber visitas se torna difícil), há muito o que fazer por lá.

O intercambista encontra muitas opções de turismo. Ásia, Tailândia, Indonésia, Nova Zelândia, Fiji e Japão são alguns exemplos de países que podem ser facilmente visitados a partir da Austrália. Daqui do Brasil, dificilmente se teria essa oportunidade.

Além disso, ainda existe a possibilidade de conseguir um visto permanente após concluir a universidade e passar alguns anos trabalhando com o visto de trabalho. Este, por sua vez, pode evoluir até mesmo para a cidadania australiana.

Aliás, a Austrália está em vários rankings como um dos melhores países para se viver. Há pessoas que vão para lá pensando apenas em estudar e acabam se apaixonando e querendo ficar.

Caso você opte por voltar ao Brasil, o fato de ter estudado e trabalhado na Austrália já coloca o seu currículo em posição de destaque em meio a muitos outros profissionais.

Quais as particularidades do inglês australiano?

Muitos intercambistas se assustam com o sotaque australiano quando chegam ao país. Isso acontece porque estamos acostumados a ouvir os sotaques americano e britânico na maior parte das escolas por aqui.

Apesar da origem britânica, ele difere pelo tom mais nasal. E, para complicar ainda mais, o australiano tem mania de abreviar as palavras. Conheça a pronúncia de algumas palavras no inglês australiano informal:

  • afternoon: “arvo”;
  • cup of tea: “cuppa”;
  • McDonalds: “Macca’s”;
  • Australia: “Straya”;
  • service station: “servo”;
  • barbecue: “barbie”.

Além disso, eles contam com algumas expressões bem peculiares, como:

  • g’day: nada mais é que a abreviação de good day, usada para desejar bom dia;
  • no worries: significa “sem problemas” e é usada em várias ocasiões, da mesma forma que usamos “beleza” em português;
  • mate: significa “amigo”, mas é muito usado como usamos “cara” ou “meu” em São Paulo;
  • fair dinkum: real, verdadeiro;
  • bloody oath!: com certeza!

E muitas outras que, quando perceber, você já estará até usando.

Viu só como o intercâmbio na Austrália tem tudo para ser uma experiência única? Se você gostou do post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! Até o próximo e boa viagem!

 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

    Ebook Guia de Custo Intercâmbio na Austrália
    Intercâmbio de Ensino Superior

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *