Vancouver ou Toronto? Descubra as vantagens e desvantagens!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você decidiu fazer intercâmbio de estudos e o destino é o Canadá? Parabéns, já acertou na escolha do país. Afinal, ele representa uma ótima oportunidade de aprendizado e experiência de vida. São muitas opções de instituições de ensino de qualidade, além da possibilidade de contato com culturas diferentes e de aperfeiçoar o inglês e o francês. Porém, uma dúvida muito comum entre quem opta pelas terras canadenses é: qual cidade é melhor, Vancouver ou Toronto?

Ambas proporcionam aos seus moradores uma excelente qualidade de vida. Isso porque a infraestrutura no Canadá oferece aos estudantes segurança e serviços de transporte eficientes. Mas, como em todo país, os centros urbanos se distinguem entre si em alguns aspectos, e esse é o caso dessas cidades tão famosas.

Para saber mais detalhes sobre elas e não errar na escolha entre Vancouver ou Toronto, continue a leitura! Nós vamos explicar para você as características de cada uma, assim como as suas diferenças!

Vancouver ou Toronto: qual é a melhor cidade?

Como dito acima, as duas cidades oferecem benefícios para quem decide estudar no Canadá, pois o país apresenta muitas qualidades referentes ao estilo de vida que se pode ter por lá. Mas, localizadas em regiões opostas, elas têm algumas distinções, que podem representar vantagens ou desvantagens, dependendo dos seus gostos e interesses. Confira quais são elas!

Vancouver

Com pouco mais de 630 mil habitantes, Vancouver é um centro urbano portuário localizado na costa oeste do Canadá. Trata-se de uma cidade menor e menos movimentada, se comparada a Toronto, Ottawa ou Montreal, por exemplo.

Tudo é bem perto e, por isso, ela é de mais fácil adaptação para quem vem de fora para fazer um curso de curta duração. A locomoção também é facilitada pela proximidade entre os bairros e pela presença de muitas ciclovias.

Por outro lado, o trânsito é ruim, o que exigiu até mesmo a adoção de medidas como o “descongestion charging”, que consiste na cobrança de uma taxa para o trânsito em vias mais congestionadas. Como alternativa, o transporte público conta com ônibus, SkyTrain, SeaBus e WestCoast Express, que dividem a cidade em 3 zonas e exigem valores de passagem de acordo com a movimentação entre elas.

Os estudos em Vancouver são de qualidade, uma vez que são oferecidos por grandes universidades. Entre elas, estão a University of British Columbia, que está entre as top 50 do Canadá. Ainda, há a Langara College, uma faculdade pública independente que consiste em uma das principais instituições de ensino da British Columbia. A Vancouver Community College também tem forte reputação, com professores renomados e muitos programas para desenvolvimento profissional dos alunos.

Por ter o turismo como seu ponto forte, Vancouver oferece várias opções de lazer. Há muitos museus, restaurantes, bares e baladas, mas esses locais geralmente não ficam abertos até depois das 2 horas da manhã. Outra sugestão são as estações de esqui, que ficam bem próximas da cidade e oferecem programação também no verão.

Por falar nisso, o clima de Vancity merece destaque. Trata-se de uma das cidades mais quentes do país, alcançando os 35 graus Celsius no verão. Assim, os moradores podem curtir as belas praias e montanhas, além de outras atrações naturais da região, como os parques e lagos.

No entanto, um ponto negativo é que os jogos de NBA não acontecem em Vancouver. Ainda, a maioria dos shows de cantores e bandas que passam em Toronto não se apresenta nessa cidade portuária da costa oeste.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Toronto

Com uma população de quase 3 milhões de habitantes, Toronto se destaca por ser uma das cidades mais populosas do Canadá. Isso se deve ao fato de que esse é o destino escolhido por muitos imigrantes e intercambistas, o que torna o centro urbano bastante movimentado e multicultural.

Portanto, viver em Toronto é estar constantemente em contato com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas. Isso ajuda a enriquecer bastante a experiência de vida de quem escolhe morar um tempo por lá. A grande variedade de pontos turísticos também ajuda a tornar a cidade um destino bastante interessante!

Além disso, o trânsito flui melhor em Toronto do que em Vancouver, embora aquela cidade seja maior do que essa. Ela é dona do terceiro maior sistema de transporte público da América do Norte, o que facilita bastante a locomoção interna e talvez seja um fator de forte influência no fluxo de veículos nas ruas e avenidas.

A vida acadêmica também é um dos pontos fortes de Toronto. A cidade tem excelentes e renomadas instituições de ensino, como a University of Toronto, uma das principais da cidade. Outras boas opções são a York University, a Ryerson University e a OCAD University.

A diversão nesse grande e movimentado centro urbano é garantida pelos bares e pubs famosos. Também há restaurantes maravilhosos. E, ao contrário de Vancouver, os estabelecimentos costumam virar a noite atendendo os clientes, o que é uma vantagem para os que gostam de curtir a vida bebendo drinks e se divertindo com os amigos.

O contato com a natureza também é uma vantagem na cidade canadense. São 1600 parques públicos e 600 quilômetros de trilhas para quem curte praticar atividades ao ar livre. Só há um detalhe: esses momentos ficam mais restritos ao verão, já que o inverno em Toronto é bastante rigoroso, com temperaturas que podem chegar a 40 graus Celsius negativos.

Para os dias frios, as opções de lazer são as pistas de patinação e estações de esqui espalhadas pela cidade. Outra ideia é visitar a Path, uma cidade subterrânea formada por vários túneis de 30 quilômetros de extensão, subdivididos em 4 pisos repletos de lojas e atividades turísticas para os pedestres. É uma excelente solução para não congelar nas ruas!

Então, depois de fazer uma excelente escolha pelo país, resta apenas tomar uma boa decisão quanto à cidade. E, depois de ler essas informações e analisar os principais aspectos de duas ótimas cidades canadenses, talvez aquela dúvida cruel entre Vancouver ou Toronto desapareça.

Basta colocar na balança os prós e os contras de cada uma delas, levando em consideração o tamanho, as opções de transporte, de lazer e de estudos. É preciso avaliar também o fator clima, que pode interferir na decisão dependendo das suas preferências.

Dessa maneira, é possível entender que não há como definir genericamente qual é a melhor escolha. Tudo vai depender do seu estilo e do que você quer. Lembre-se sempre disso, e boa sorte!

Ficou interessado e quer saber mais sobre intercâmbio para o Canadá? Entre em contato com a gente!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário