17 curiosidades sobre Nova Zelândia que não te contaram

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A Nova Zelândia é um país incrível, com particularidades que não são encontradas em outra parte do mundo. Por isso, selecionamos 17 curiosidades sobre Nova Zelândia que ainda não te contaram e que você precisa saber antes de fazer o seu intercâmbio.

Depois de conhecer essas curiosidades, você terá certeza de que é um destino encantador e com muita riqueza cultural, o que torna o país o destino certo para conhecer, estudar e trabalhar.

Quando voltar ao Brasil, perceberá o quanto enriqueceu em conhecimento e experiência. Então, continue a leitura e comece já a planejar o seu intercâmbio!

1. Apenas 5% dos ocupantes da Nova Zelândia são humanos

É isso mesmo que você leu. Apenas 5% dos seres de toda a Nova Zelândia são humanos — os 95% restantes são animais. Esse é um dos mais altos índices de animais por quantidade de seres humanos do mundo. Outra curiosidade é que não existem cobras no país.

2. 30% do país é coberto por vegetação natural

São inúmeras florestas e quase toda a vegetação é nativa e muito bem-conservada, uma vez que a maior parte do país é livre de poluição.

3. O primeiro Bungee Jump foi criado na Nova Zelândia

O Bungee Jump comercial foi criado por AJ Hackett na NZ, e de lá se espalhou pelo mundo, como um símbolo da adrenalina. Aliás, essa é uma característica do país: a aventura! Também foi um neozelandês, Edmund Hillary, o primeiro homem a escalar o Monte Everest.

4. “O Senhor dos Anéis” foi filmado na Nova Zelândia

Toda a trilogia foi inteiramente filmada no país — e o diretor da saga, Peter Jackson, é neozelandês. Se você é fã dos filmes, eis um motivo a mais para conhecer o destino.

Ah, a trilogia de “O Hobbit” também foi gravada por lá!

5. O país tem 6 mil quilômetros de litoral

A Nova Zelândia é circulada pela costa litorânea e tem inúmeras belas praias e lugares paradisíacos. Em qualquer lugar do país em que você estiver, não estará a mais que 128 km de distância do mar. Esse é um dos grandes atrativos para o turismo.

6. É um dos países menos populosos do mundo

Mesmo sendo igual em tamanho ao Japão, a Nova Zelândia tem cerca de 6 milhões de habitantes, ou seja: é um dos países menos populosos do mundo. Outro detalhe é que a NZ foi a última massa de terra do planeta a ser povoada. Aliás, lá existem mais ovelhas do que pessoas. A proporção é de 7 ovelhas para cada habitante!

7. Cook é o nome de 2 locais importantes no país

O pico mais alto da Nova Zelândia é o Monte Cook. Além disso, o estreito que separa a Ilha do Norte das Ilhas do Sul também é chamado de estreito de Cook. O nome vem do cartógrafo, explorador e navegador britânico James Cook, que foi o primeiro a mapear todo o país.

Ele também descobriu a costa Ocidental da Austrália em uma de suas explorações. Por esses feitos, ele ficou conhecido como o pai da Oceania.

8. Foi o primeiro país do mundo a liberar o voto feminino

Em 1893, a Nova Zelândia legalizou o voto feminino. Depois disso, outros países liberaram o voto, porém, alguns somente após muita luta das mulheres para ter acesso a esse direito básico.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Seguindo a mesma linha de ser referência na luta pela igualdade de direitos, em 2013, a Nova Zelândia liberou o casamento de pessoas do mesmo sexo.

9. A Nova Zelândia tem 3 línguas oficiais

As línguas oficiais são: o inglês, oriundo da colonização britânica; o maori, que é a língua dos nativos do país; e a linguagem de sinais da Nova Zelândia. Aliás, existe um nome para o país em maori: Aotearoa, que significa “terra da longa nuvem branca”.

10. Wellington é a capital mais ao sul do mundo

Situada a 41 graus de latitude sul, Wellington é a capital nacional mais meridional do mundo. E mesmo que a cidade não seja a sua escolha para morar, deve fazer parte do seu roteiro de descobertas durante a viagem.

11. O país tem mão inglesa

Assim como na Inglaterra e na Austrália, os neozelandeses também dirigem pela esquerda. Esse é um dos traços da colonização inglesa no país.

12. 15% da população do país é Maori

Um detalhe interessante sobre os Maoris: eles se cumprimentam com o “hongi”, encostando os narizes e testas um no outro. Esse contato significa que eles entendem a alma um do outro e é um cumprimento pacífico e respeitoso.

Ebook Planejamento Intercâmbio


13. Kiwi não é nome de fruta na Nova Zelândia

Por lá, eles chamam de Kiwi uma ave nativa que não consegue voar. Também podem usar Kiwi para se referir à população neozelandesa.

14. Elizabeth II também comanda a Nova Zelândia

Isso mesmo! A chefe de Estado da Nova Zelândia é a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. O prédio do governo local é chamado de colmeia, porque sua arquitetura, realmente, lembra uma colmeia.

15. Não há estações de energia nuclear no país

Em toda a Nova Zelândia não há estações de energia nuclear. Porém, é permitido que em cada escola e universidade tenha 1 kg de urânio ou tório para ser usado em fins educacionais. No entanto, se houver algum acidente, a instituição será multada em 1 milhão de dólares.

Ainda dentro desse assunto, o primeiro homem a dividir um átomo foi o neozelandês Baron Ernest Rutherford. Ele também foi responsável pela descoberta do Próton.

16. Auckland é conhecida como a “cidade das velas”

Na cidade de Auckland, uma em cada três famílias tem um barco à vela — que juntos enchem toda a costa com um verdadeiro mar de embarcações. Não é a toa que a cidade tem esse apelido.

17. O Lago Taupo foi formado por uma erupção vulcânica

Esse é o segundo maior lago da NZ e foi formado há cerca de 26 mil anos. Além disso, o Blue Lake, localizado no Nelson Lakes National Park, tem as águas mais cristalinas do mundo. Outros 2 grandes lagos do país são: Ohau e Pukaki — e você precisa conhecê-los!

Incrível, não é? Agora que você já sabe todas essas curiosidades sobre Nova Zelândia, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos para o seu intercâmbio!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Um comentário em “17 curiosidades sobre Nova Zelândia que não te contaram

Deixe um comentário