10 costumes da Austrália que você precisa conhecer antes do intercâmbio

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Viajar para a Austrália é, sem dúvidas, uma experiência e tanto. Essa é uma maneira de conhecer lugares novos, pessoas de variadas nacionalidades, além de culturas distintas das nossas. Em um intercâmbio, então, tudo isso é ainda mais intenso!

Por ser um país bem diferente, conhecer e compreender os costumes na Austrália é fundamental. Somente dessa maneira você se abrirá mais para essa aventura, além de se sentir ainda mais acolhido pelos nativos.

Por isso, neste post, vamos mostrar 10 costumes desse país que você precisa saber antes do seu intercâmbio. Continue a leitura!

1. Horário de fechamento dos estabelecimentos

Se no Brasil, o horário de fechamento dos estabelecimentos comerciais costuma ser 18 ou 19 horas, na Austrália, esses locais costumam encerrar suas atividades às 17 e 18 horas. Então, fique atento a isso!

E não é só nas ruas: nos shoppings centers, as lojas também costumam fechar nesse horário. Saber disso é fundamental, já que evita que você procure uma farmácia, por exemplo, e não tenha sucesso. Há, no entanto, uma exceção: às quintas-feiras, o comércio fica aberto até às 20 ou 21 horas.

2. Gap year

Na Austrália, é bem comum que os jovens façam o chamado gap year, principalmente quando terminam o ensino médio. De forma semelhante ao ano sabático praticado por algumas pessoas no Brasil, o gap year consiste em tirar um ano para viajar, descansar ou fazer outras atividades antes de ingressar na faculdade.

Essa é uma maneira que os jovens encontram de ter um tempo de descanso. Eles aproveitam esse período para fazer trabalhos voluntários, viajar, praticar o autoconhecimento e pensar o que farão quando o assunto é a carreira.

3. Churrasco em praias e parques

Com tantos meses de calor e praias paradisíacas, é preciso mesmo aproveitar, não é mesmo? Pois é isso que os australianos fazem! Eles curtem um churrasco em locais abertos, como praias e parques. Afinal, não perdem oportunidades de reunir os amigos, a família e se divertir.

Esse é também um momento em que aproveitam para jogar críquete (esporte bastante difundido na Austrália) e curtir o sol, mas sem bebida alcoólica! Você vai entender mais sobre isso no costume que mostraremos a seguir.

4. Proibição de consumo de álcool nas ruas

Na Austrália, é expressamente proibido consumir bebidas alcoólicas nas ruas, sendo essa ação passível de multa. No entanto, em algumas cidades, em praias e parques é tolerável bebê-las de maneira discreta, em garrafas descaracterizadas ou cobertas por uma sacola plástica opaca.

Por isso, é comum que os jovens com mais de 18 anos saiam do trabalho, por exemplo, e vão para bares e pubs, onde são consumidas bebidas alcoólicas. No entanto, é proibido entrar nesses lugares com sinais de embriaguez.

5. Permissão para levar a própria bebida para restaurantes

Para quem não abre mão da bebida preferida e não quer correr o risco de não encontrá-la ou pagar mais caro por ela em um restaurante, saiba que existe uma ótima saída na Austrália. Lá, é possível levar a sua própria garrafa para esses lugares!

Mas não se engane, pois é possível que algum estabelecimento específico não tolere a prática ou cobre cerca de dois ou três dólares australianos como taxa da rolha. Por isso, é importante se informar antes de chegar para fazer aquela refeição, combinado?

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

6. Portas sem chave por dentro

Na Austrália, você jamais pode esquecer a chave dentro de casa, pois corre o risco de dormir na rua! Sabe por quê? As chaves são usadas apenas para abrir as portas pelo lado de fora, pois na parte de dentro existe apenas uma alavanca utilizada para abrir e fechar.

Nas primeiras semanas, pode ser um pouco difícil acostumar-se com essa diferença, mas, aos poucos, você nem vai mais reparar!

7. Consumo de água de graça nos estabelecimentos comerciais

Certamente, você deve saber que, no Brasil, os restaurantes e bares são obrigados a oferecer a conhecida “água da casa”, quando um cliente a solicita. Já na Austrália, isso é bem mais comum, já que todos os estabelecimentos comerciais oferecem água gratuita para os seus consumidores.

A bebida é servida em jarras, sendo proveniente da torneira. Mas não se assuste! Afinal, ela é tratada, tornando-se própria para o consumo.

8. Preservação dos insetos

Quando o assunto é a Austrália, não é incomum vir logo à cabeça as imagens de animais peçonhentos, certo? Afinal, a diversidade da fauna é um dos pontos mais marcantes desse país. Por isso, é importante que você saiba que esses bichos são preservados pelo povo australiano, em especial os insetos, desde os venenosos até os inofensivos.

Aliás, isso inclui as famosas baratas. No Brasil, existem pessoas que têm o costume de matá-las quando elas entram na casa, mas na Austrália a reação se torna bem diferente: a preservação dos insetos é prevista por um código ambiental.

Então, você deve fazer o mesmo quando estiver em terras australianas. Do contrário, certamente será repreendido por um nativo. Caso você se depare com uma situação desse tipo, o melhor a se fazer é pegar o inseto e retirá-lo do ambiente.

9. Banhos curtos

Se você tem o costume de passar um longo período tomando banho, saiba que isso não é permitido na Austrália. O país lida com a escassez da água, então é importante ter consciência disso e banhar-se rapidamente.

Aliás, principalmente para quem divide a casa com outras pessoas, como é o caso da maioria dos intercambistas, o tempo no banho não deve passar de cinco minutos. Por isso, não se esqueça de habituar-se a isso e jamais extrapole o limite!

10. Frequência reduzida na escovação dos dentes

Os brasileiros têm a fama de ser bastante asseados e isso também aparece quando o assunto é escovação. Afinal, geralmente, nós escovamos os dentes uma vez durante a manhã, após o almoço e à noite, certo? Já na Austrália, isso é um pouco diferente.

Os nativos escovam os dentes apenas duas vezes por dia, sendo uma ao acordar e outra antes de dormir. Se você quiser fazer diferente e manter o costume brasileiro em terras australianas, provavelmente um nativo vai questionar com curiosidade o seu hábito, já que ele não vê necessidade disso.

São muito diferentes os costumes na Austrália em comparação com os do Brasil, não é mesmo? De qualquer forma, não se esqueça de respeitar cada um deles para que a sua estadia no país seja a mais proveitosa e divertida possível.

Outro dado interessante para você ficar atento antes de embarcar para o intercâmbio na Austrália: o inglês australiano é bem diferente do americano. Leia nosso outro artigo e descubra o porquê.

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário