Confira 4 dicas da Marie Kondo para organizar a sua mala
Vai viajar e quer organizar sua mala, mas ainda não sabe por onde começar? Essa é uma dúvida de muitas pessoas. No entanto, Marie Kondo traz ótimas dicas de organização para facilitar a sua vida.
Para quem não a conhece, trata-se de uma das pessoas mais influentes do mundo, com apenas 30 anos ela lançou livros que se tornaram best sellers. Desde criança, Kondo descobriu seu dom para organizar e resolveu compartilhar tudo que sabia. Nessa troca de experiência com o mundo, explicou o quanto a organização tem influência em nosso bem-estar e saúde.
Assim, se você tem dúvidas, preparamos este post especialmente para você e reunimos as melhores dicas da Marie Kondo sobre como organizar sua mala. Confira!
1. Ter um objetivo
Kondo nos traz um olhar bem-aprofundado sobre a arrumação. Para ela, a organização diz respeito à adoção de um novo estilo de vida. Ou seja, ao arrumar a mala ou mesmo a casa, você experimenta se conhecer melhor, reinventar-se, ser grata pelo passado, desvinculando-se dele, e colocar ali somente o que lhe traz felicidade.
Assim, ela orienta que devemos ter objetivos bem-definidos para que as demais etapas possam ser facilitadas, diminuindo as chances de desistência e a desorganização.
2. Arrumar os objetos por categorias
Arrumar um cômodo de cada vez não é defendido por Kondo. Isso, porque, ela acredita que não concentramos roupas e objetos somente em um lugar, mas em vários. Assim, a ideia é que tudo seja organizado por categorias.
3. Determinar o lugar de cada coisa
Depois de arrumar por categorias, é necessário estabelecer o lugar de cada coisa, pois assim é mais simples delimitar o espaço de cada uma delas. Colocar peças em que gostamos e nos fazem felizes, dobrando-as, é uma forma de energizá-las e retribuir todo o carinho que elas nos proporcionam ao usá-las.
4. Dobrar roupas estilo Kondo
Seguir o método Marie Kondo significa dizer que você deve se livrar de todo o excesso e manter o essencial em sua mala. Assim, além de colocar somente aquilo que lhe faz feliz — o que influencia diretamente o seu estado de espírito —, algumas dicas são apontadas por ela, como por exemplo:
- dobrar roupas em formato retangular;
- encaixe de um item em outro (um exemplo é guardar meias dentro dos sapatos);
- uso de sacos plásticos com fecho de zip (os saquinhos de alimentos são uma ótima alternativa para guardar objetos pequenos).
Assim, seguindo essas dicas, é possível delimitar melhor o espaço na mala e assim possibilitar a organização de mais objetos. Lembrando que é fundamental que você leve somente o essencial e que a deixe feliz.
Como é possível observar, a organização da mala depende muito da forma como vai arrumá-la, ou seja, é preciso saber o melhor encaixe para cada roupa ou objeto que queira colocar ali. Assim, Marie Kondo proporciona com suas dicas uma mala melhor estruturada, com maior número de objetos e ganho de espaço, que certamente trará boas influências e experiências em suas viagens.
E você, como anda organizando sua mala? Compartilhe com a gente suas experiências e deixe seu comentário no post.
Artigos Relacionados
0 Comentários