Vai viajar sozinho? Veja as principais vantagens e cuidados

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Viajar com uma boa companhia é bom, não é mesmo? Mas você já experimentou viajar sozinho? É uma experiência e tanto! Seja a passeio ou intercâmbio, essa é uma possibilidade de aprender coisas novas, de se virar em situações que exigem atenção e, é claro, de aproveitar uma aventura consigo mesmo.

Para embarcar com tranquilidade, não deixe de acompanhar este post para entender as principais vantagens dessa decisão. Além disso, aproveite para conferir que cuidados devem ser tomados para isso. Vamos lá?

Vantagens de viajar sozinho

Viajar sozinho está bem longe de ser algo chato. Veja abaixo o porquê!

Fazer passeios que deseja

Essa é, talvez, a principal vantagem desse tipo de viagem! Embarcar numa aventura sozinho, seja em outro país ou no próprio, permite que façamos os passeios que desejamos sem ter que abrir concessões para vontades de outra pessoa.

Apesar de ser bem legal conhecer lugares que não tínhamos pensado, descobrir aqueles que sempre quisemos e sem impedimento algum é melhor ainda. É possível até mesmo fazer “acordos consigo mesmo” sobre o que será feito em cada dia. A sensação de liberdade é imensa!

Amadurecer

Além da liberdade, viajar sozinho é uma oportunidade única para o amadurecimento pessoal — e, algumas vezes, como é o caso de alguns intercâmbios, profissionalmente também. Isso se explica pelo fato de que tudo é feito mediante decisão própria. Dessa maneira, roteiro, hospedagem, transporte… tudo isso é você quem define!

Ainda, caso ocorra algum imprevisto, é preciso, por si mesmo, resolvê-lo. Sendo assim, ainda que seja possível contar com a ajuda de outras pessoas no destino, a maioria das questões fica por sua conta. Por falar em conta, as despesas também serão responsabilidade sua! Então, é preciso ter tudo bem planejado para que a viagem seja maravilhosa.

Fazer amigos

Conhecer pessoas e fazer amigos em viagens quando se está sozinho torna tudo mais intenso. De uma forma ou de outra, o próprio fato de estarmos sozinhos pode nos tornar ainda mais abertos ao mundo e a compartilhar ideias com outras pessoas.

Isso porque provavelmente elas também estão ali procurando por coisas novas e, nesse sentido, compartilhar experiências é outra forma de enriquecimento pessoal para os viajantes.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Cuidados para viajar sozinho

Apesar de ser uma prática interessante, viajar sozinho exige alguns cuidados. Veja-os abaixo.

Ter um seguro-saúde

Essa dica é válida para viagens com acompanhantes, mas quando se faz sozinho ela é ainda mais importante. Isso porque principalmente quando viajamos para fora do país, é imprescindível ter um seguro-saúde para se prevenir de possíveis problemas.

Sem uma garantia assim, pode ser difícil conseguir ajuda. Por isso, o seguro-saúde é uma mão na roda. Aliás, um seguro de viagem, de forma mais abrangente, pode nos ajudar nos momentos de dores de cabeça como extravio de bagagem, remarcação de voos, perda do passaporte etc.

Ter mais de uma maneira de contato

Quando viajamos sozinhos a família toda fica preocupada, não é mesmo? E não é raro irmos a lugares em que o sinal de rede de telefonia não é lá dos melhores. E aí, então, a comunicação fica comprometida e a falta de notícias pode deixar parentes e amigos aflitos.

Aqui, uma boa ideia é comprar um chip extra, de outra operadora e, quando for o caso, de uma que seja originária do país no qual se está viajando. Assim, tem-se uma possibilidade a mais de contato e diminuem as chances de falta de comunicação adequada.

Contar com uma boa agência

Contar com uma agência especializada em viagens é, de longe, uma das melhores dicas para curtir essa experiência sozinho. Seja turismo ou intercâmbio, esse apoio é essencial para dar informações do início ao fim.

Contratar uma permite ter ajuda na organização de antes da viagem (roteiro, documentos, visto etc.) e durante ela também. Com uma agência que tem sede no destino isso é ainda mais efetivo!

Enfim, viajar sozinho é algo que você precisa fazer, pelo menos, uma vez na vida. E, por que não, repetir mais e mais vezes? Só não se esqueça de considerar os pontos mencionados neste post, hein?

E você, vai viajar sozinho em breve? Conte para a gente nos comentários suas expectativas e como tem se preparado para essa aventura!

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário