Como estimular os Neurotransmissores da Felicidade
Certamente, você já deve ter percebido que ao vivenciar algumas situações, elas lhe proporcionam uma maior sensação de prazer e bem-estar. Os neurotransmissores da Felicidade e a saúde mental.
A forma como vivemos e as atividades que realizamos estimulam ou não a produção dos nossos neurotransmissores, que entre muitas funções, são os responsáveis pelo nosso sentimento de felicidade.
A felicidade é capaz de fortalecer o sistema imunológico, combater o envelhecimento, aumentar a autoestima e claro, diminuir o estresse, além de contribuir com a saúde mental. Por isso, neste artigo, escrevo sobre os 4 principais neurotransmissores da felicidade e como você pode estimulá-lo no seu dia a dia.
Vou começar pela endorfina, o hormônio mais conhecido da felicidade porque está diretamente ligada às sensações de prazer e bem-estar, além de funcionar como um analgésico natural.
Há diferentes formas de estimular a produção da endorfina. A mais fácil delas, para mim, é tomar um banho bem frio! Rápido e prático, aquela sensação maravilhosa de bem-estar vem facilmente. Outra forma é a prática de atividade física, escolha uma que lhe agrade, realize e você terá bem-estar. Você também pode, estimular a endorfina dando boas risadas e nas relações sexuais, lembrando que quanto mais íntimo e à vontade você se sentir, maior será a conexão, estimulando uma maior liberação de endorfina.
Já a dopamina é o hormônio que nos ajuda a realizar as coisas e que nos traz felicidade com as realizações. Como assim? Bem simples, faça uma lista com todas as atividades que você pretende realizar. Detalhe cada uma das atividades e ao realizar cada uma delas de um “tic”. Este simples hábito gera dopamina que lhe estimula a querer produzir mais e te fazer mais feliz! Isto dito, mãos nas listas de tarefas, de forma detalhada para que você possa dar muitos tics durante o seu dia, mantendo o foco para grandes realizações.
A dopamina também é produzida todas às vezes que respondemos uma mensagem no whatsapp, está aí a razão porque tantas pessoas vivem com o celular na mão! Deixo aí o meu alerta para que você busque produzir dopamina de formas mais saudáveis!
Dentro do quarteto da felicidade, também está a serotonina, produzida tanto no cérebro como nos intestinos e distribuída por todo o corpo. A serotonina controla o nosso humor, sono, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas. Ela é a maior responsável pelo nosso prazer, por isso, ao mantê-la elevada no nosso organismo nos tornamos mais confiantes.
A serotonina pode ser estimulada através da nossa alimentação, quando consumimos frequentemente e em pequenas quantidades: chocolate preto, castanha do Pará, cereais integrais, tomate, abacaxi, banana, vinho tinto, leite e derivados e carnes magras. Quando você toma Sol, medita e pratica atividade física ela também é produzida e, quando você recebe um elogio ou reconhecimento de uma terceira pessoa. Por isso, deixo aqui uma sugestão: quem você vai reconhecer e elogiar hoje, para contribuir com a corrente do bem?
Por fim, apresento a oxitocina, o hormônio do amor! Você já deve ter ouvido ou mesmo experimentado aquela sensação fantástica após fazer o bem, sem desejar nada em troca. Isso mesmo, por isso as pessoas voluntárias são tão felizes. Outras formas de produzir a oxitocina são através de um abraço apertado e longo, expressando gratidão e em atividades em grupo, cultivando relacionamentos.
Em tempos de pandemia, com tanto estresse, incertezas e cortisol elevado implicando na degradação da saúde mental mundial, estas simples e potentes sugestões de atividades vão contribuir significativamente para a sua felicidade, prazer e bem-estar.
Realize e compartilhe este conhecimento, contribuindo assim com um mundo melhor e com o desenvolvimento sustentável, que prevê no objetivo 03 da ONU a promoção da saúde e do bem-estar.
Georgia Bartolo
Especialista em diversidade e inclusão organizacional e fundadora da Warana, consultoria que forma lideranças comprometidas com os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Artigos Relacionados
1 Comentário
Wow! Ótimo conteúdo! Já vou correr pra estimular meus neurotransmissores da felicidade!