17 curiosidades sobre Nova Zelândia que não te contaram
A Nova Zelândia é um país incrível, com particularidades que não são encontradas em outra parte do mundo. Por isso, selecionamos 17 curiosidades sobre Nova Zelândia que ainda não te contaram e que você precisa saber antes de fazer o seu intercâmbio.
Depois de conhecer essas curiosidades, você terá certeza de que é um destino encantador e com muita riqueza cultural, o que torna o país o destino certo para conhecer, estudar e trabalhar.
Quando voltar ao Brasil, perceberá o quanto enriqueceu em conhecimento e experiência. Então, continue a leitura e comece já a planejar o seu intercâmbio!
1. Apenas 5% dos ocupantes da Nova Zelândia são humanos
É isso mesmo que você leu. Apenas 5% dos seres de toda a Nova Zelândia são humanos — os 95% restantes são animais. Esse é um dos mais altos índices de animais por quantidade de seres humanos do mundo. Outra curiosidade é que não existem cobras no país.
2. 30% do país é coberto por vegetação natural
São inúmeras florestas e quase toda a vegetação é nativa e muito bem-conservada, uma vez que a maior parte do país é livre de poluição.
3. O primeiro Bungee Jump foi criado na Nova Zelândia
O Bungee Jump comercial foi criado por AJ Hackett na NZ, e de lá se espalhou pelo mundo, como um símbolo da adrenalina. Aliás, essa é uma característica do país: a aventura! Também foi um neozelandês, Edmund Hillary, o primeiro homem a escalar o Monte Everest.
4. “O Senhor dos Anéis” foi filmado na Nova Zelândia
Toda a trilogia foi inteiramente filmada no país — e o diretor da saga, Peter Jackson, é neozelandês. Se você é fã dos filmes, eis um motivo a mais para conhecer o destino.
Ah, a trilogia de “O Hobbit” também foi gravada por lá!
5. O país tem 6 mil quilômetros de litoral
A Nova Zelândia é circulada pela costa litorânea e tem inúmeras belas praias e lugares paradisíacos. Em qualquer lugar do país em que você estiver, não estará a mais que 128 km de distância do mar. Esse é um dos grandes atrativos para o turismo.
6. É um dos países menos populosos do mundo
Mesmo sendo igual em tamanho ao Japão, a Nova Zelândia tem cerca de 6 milhões de habitantes, ou seja: é um dos países menos populosos do mundo. Outro detalhe é que a NZ foi a última massa de terra do planeta a ser povoada. Aliás, lá existem mais ovelhas do que pessoas. A proporção é de 7 ovelhas para cada habitante!
7. Cook é o nome de 2 locais importantes no país
O pico mais alto da Nova Zelândia é o Monte Cook. Além disso, o estreito que separa a Ilha do Norte das Ilhas do Sul também é chamado de estreito de Cook. O nome vem do cartógrafo, explorador e navegador britânico James Cook, que foi o primeiro a mapear todo o país.
Ele também descobriu a costa Ocidental da Austrália em uma de suas explorações. Por esses feitos, ele ficou conhecido como o pai da Oceania.
8. Foi o primeiro país do mundo a liberar o voto feminino
Em 1893, a Nova Zelândia legalizou o voto feminino. Depois disso, outros países liberaram o voto, porém, alguns somente após muita luta das mulheres para ter acesso a esse direito básico.
Seguindo a mesma linha de ser referência na luta pela igualdade de direitos, em 2013, a Nova Zelândia liberou o casamento de pessoas do mesmo sexo.
9. A Nova Zelândia tem 3 línguas oficiais
As línguas oficiais são: o inglês, oriundo da colonização britânica; o maori, que é a língua dos nativos do país; e a linguagem de sinais da Nova Zelândia. Aliás, existe um nome para o país em maori: Aotearoa, que significa “terra da longa nuvem branca”.
10. Wellington é a capital mais ao sul do mundo
Situada a 41 graus de latitude sul, Wellington é a capital nacional mais meridional do mundo. E mesmo que a cidade não seja a sua escolha para morar, deve fazer parte do seu roteiro de descobertas durante a viagem.
11. O país tem mão inglesa
Assim como na Inglaterra e na Austrália, os neozelandeses também dirigem pela esquerda. Esse é um dos traços da colonização inglesa no país.
12. 15% da população do país é Maori
Um detalhe interessante sobre os Maoris: eles se cumprimentam com o “hongi”, encostando os narizes e testas um no outro. Esse contato significa que eles entendem a alma um do outro e é um cumprimento pacífico e respeitoso.
13. Kiwi não é nome de fruta na Nova Zelândia
Por lá, eles chamam de Kiwi uma ave nativa que não consegue voar. Também podem usar Kiwi para se referir à população neozelandesa.
14. Elizabeth II também comanda a Nova Zelândia
Isso mesmo! A chefe de Estado da Nova Zelândia é a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. O prédio do governo local é chamado de colmeia, porque sua arquitetura, realmente, lembra uma colmeia.
15. Não há estações de energia nuclear no país
Em toda a Nova Zelândia não há estações de energia nuclear. Porém, é permitido que em cada escola e universidade tenha 1 kg de urânio ou tório para ser usado em fins educacionais. No entanto, se houver algum acidente, a instituição será multada em 1 milhão de dólares.
Ainda dentro desse assunto, o primeiro homem a dividir um átomo foi o neozelandês Baron Ernest Rutherford. Ele também foi responsável pela descoberta do Próton.
16. Auckland é conhecida como a “cidade das velas”
Na cidade de Auckland, uma em cada três famílias tem um barco à vela — que juntos enchem toda a costa com um verdadeiro mar de embarcações. Não é a toa que a cidade tem esse apelido.
17. O Lago Taupo foi formado por uma erupção vulcânica
Esse é o segundo maior lago da NZ e foi formado há cerca de 26 mil anos. Além disso, o Blue Lake, localizado no Nelson Lakes National Park, tem as águas mais cristalinas do mundo. Outros 2 grandes lagos do país são: Ohau e Pukaki — e você precisa conhecê-los!
Incrível, não é? Agora que você já sabe todas essas curiosidades sobre Nova Zelândia, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos para o seu intercâmbio!
Artigos Relacionados
1 Comentário
gostaria d trablhar e estudat na cidade de Auckland