Mudanças no sistema de transporte em Sydney – Tudo o que você precisa saber sobre o Opal Card

5 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma das coisas mais marcantes para o estudante que chega do Brasil para fazer intercâmbio na Austrália, especialmente em Sydney, é a eficiência do sistema de transporte público. Com as novas mudanças no sistema de passagens eletrônicas, o que já era bom promete ficar ainda melhor.

Recentemente foi introduzido em todas as linhas de trem, balsas e algumas linhas de ônibus o Opal card. Devido ao tamanho do projeto, a implementação completa sera finalizada até o final de 2014, mas na maior parte das linhas de ônibus de Sydney já é possível usar o cartão.

Esse sistema promete facilitar o uso do transporte público e trazer mais benefícios aos usuários das regiões de Sydney, Blue Mountains, Hunter, Illawara, Central Coast e Southern Highlands.

O Opal card é um jeito fácil, conveniente e rápido de pagar pelo uso do transporte público e ainda promete tornar as tarifas mais baratas.

COMO COMPRAR

Para comprar o seu cartão, basta acessar o site ou ligar no telefone 13 67 25 que o cartão sera enviado para o seu endereço dentro de 7 dias úteis. Algumas News Agencies e lojas de conveniência também já estão vendendo o cartão e durante o mês de agosto, em algumas estações de trem da cidade, você poderá encontrar alguns pontos de venda móveis e já adquirir o seu cartão na hora.

Não há custo para o cartão, mas quando pedir ou fizer o registro online, é preciso carregar o valor mínimo de A$40 com um cartão de débito ou crédito. Esse valor já pode ser usado inicialmente para pagar as suas viagens.

COMO CARREGAR OS CRÉDITOS

Você pode optar por fazer a recarga automática com débito em conta ou no cartão de crédito, assim quando o seu crédito alcançar o valor inferior a A$10 automaticamente ele carrega com o valor de sua escolha. Alternativamente você pode fazer através do site, ligar no telefone 13 67 25 ou em qualquer ponto de venda na cidade.

Para ver a lista completa dos pontos de venda, clique aqui.

SEGURANÇA

Caso perca o seu cartão, ligue para o telefone 13 67 25 para bloquea-lo e tranferir os créditos para um novo cartão.

COMO USAR O CARTÃO

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

É importante lembrar de passar o cartão ao entrar e também ao sair do ônibus, trem ou balsa (na balsa de Manly não é preciso passar ao sair). Dessa forma o sistema calcula a distância percorrida e o valor da viagem é debitado do saldo do seu Opal card. Se você esquecer de passar na saída, o sistema presume que você viajou a distância máxima e uma tarifa padrão será debitada dos seus créditos, o que provavelmente será mais cara do que o valor que você deveria de fato pagar.

Nos ônibus a máquina de leitura do Opal card se encontra próximo às portas da frente e de trás. Nos trems e nas balsas elas estão nas catracas das estações.

BENEFÍCIOS

Daily Travel Capcom o Opal card o máximo de transporte que você paga no dia é A$15*, de segunda a sábado.

Sunday A$2.5* Travel Cap: aos domingos, usando o Opal card, o máximo que será debitado do seu crédito é A$2.50, independentemente de quantas vezes ou quais linhas você usar.

Weekly Travel Reward: após 8 jornadas pagas na semana, todas as demais serão de graça. É considerada uma jornada uma ou mais viagens com baldiação em menos de 60 minutos da desembarque de um transporte até embarque em outro.

Exemplo 1. Você pega um ônibus de Bondi Beach até Bondi Junction, desce do ônibus e pega o trem para a City em menos de 60 minutos. Isso é uma jornada.

Exemplo 2. Você pega um ônibus de Bondi Beach até Bondi Junction, desce do ônibus, vai dar uma volta no shopping, e só pega o trem depois de 90 minutos que desceu do ônibus. Isso são duas jornadas.

PS. Para o calculo das tarifas, a semana é considerada de segunda a domingo e os dias começam às 4am e vão até às 3:59 do dia seguinte.

Off-peak train fares: 30% de desconto nas viagens de trem fora dos horários de picos (fora dos períodos de 7am – 9am e 4pm – 6:30pm). Esse desconto se aplica apenas para o trem.

IMPORTANTE

A partir de 1 de setembro 14 tipos de cartão de papel, o que conhecemos como MyTrain, MyFerry e MyBus não serão mais vendidos. Para quem tem um desses cartões válidos, eles poderão ser usados normalmente até a data de validade.

Para mais informações e perguntas frequentes, acesse aqui.

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário