IDH da Austrália: conheça mais sobre a qualidade de vida do país

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Austrália está entre os melhores do mundo. O país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial com 189 países, ficando atrás apenas da Noruega e da Suíça.

O índice Australiano é de 0,939. O Brasil ocupa o 79º lugar com índice de 0,759 e a média mundial é de 0,702. A escala do IDH vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do país.

Os dados foram divulgados no início do mês de setembro de 2018 pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com base em números referentes ao ano anterior.

O índice de 2018 reafirma a posição da Austrália no grupo de países com desenvolvimento humano muito alto, esse é um dos motivos que faz com que o país seja um dos destinos mais procurados por intercambistas.

As outras faixas de IDH são de níveis alto, médio e baixo.

Faixas de IDH

  • Baixo: 0,000 a 0,449
  • Médio: 0,550 a 0,699
  • Alto: 0,700 a 0,799
  • Muito Alto: 0,800 a 1,000

Como é calculado o IDH?

O IDH é calculado anualmente e leva em consideração três componentes:

  • Expectativa de vida;
  • Educação;
  • Renda.

Expectativa de vida

A vida longa e saudável é medida pela esperança de vida ao nascer, em anos. Este dado é fornecido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Divisão de População das Nações Unidas.

Na Austrália a expectativa de vida atual da população é de 83 anos. Uma média dos 85 anos de expectativa de vida das mulheres e 81 anos dos homens.

E o que colabora para essa alta expectativa de vida dos australianos são índices como esses: 2% de desnutrição entre crianças de até 5 anos e a mortalidade infantil de 3.7 a cada mil crianças de até 5 anos de idade.

Educação

O índice de educação vem da média entre anos de estudos e expectativa de anos de estudo. Estes dados são fornecidos pelo Instituto de Estatísticas da Unesco (Organização da nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Na Austrália a expectativa de anos de estudos da população é de 22.9. Uma média de 23.3 anos de estudos das mulheres e 22.5 dos homens. 90% dos australianos com 25 anos ou mais frequentaram o ensino médio. 5.2% do PIB (Produto Interno Bruto) da Austrália é destinado à educação.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Renda

O indicador de renda é a RNB (Renda Nacional Bruta) per capita, medida pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional com base no dólar internacional de 2011, uma moeda fictícia que tem o mesmo poder aquisitivo em um dado país que o dólar americano nos Estados Unidos.

Assim é possível fazer a paridade do poder de compra entre os países com diferentes moedas.

A Austrália tem um valor de renda bruta nacional per capita de 43.560 dólares internacionais e ocupa a posição 19 no ranking de RNB dos países.

Clique aqui para ver as informações oficiais no site da Pnud.

Qual é a população da Austrália?

A Austrália hoje tem cerca de 24.896.700 habitantes. Segundo dados do último Censo realizado no país em 2016, 50.7% são mulheres e 49.3% são homens.

A média de idade dos australianos é de 38 anos. Dois terços da população australiana vivem nas capitais. 26% dos residentes no país são imigrantes. 29.6% declararam não ter religião e 22.6% declararam ser católicos.

Segundo o Censo 2016 o australiano típico é uma mulher de 38 anos, casada, com dois filhos, que mora numa casa de três quartos e tem dois carros na garagem.

Quais as principais características da Austrália?

Um país multicultural de belas paisagens e excelente qualidade de vida.

A Austrália oferece aos seus moradores e visitantes cidades com ótima infraestrutura, transporte público que funciona muito bem, diversidade de opções gastronômicas, esportivas, culturais e de lazer ao ar livre.

Além de belas praias, parques e opções para quem quer fugir dos grandes centros. Isso tudo com muita segurança e bem estar. E um povo alegre a muito acolhedor. Sem dúvida nenhuma, um ótimo destino pro seu intercâmbio.

E se você quer saber mais como é viver na Austrália, confira o vídeo abaixo que fizemos com uma intercambista que mora em Perth:

E aí, você gostou de saber mais sobre a Austrália? O país é o destino perfeito para quem quer começar um intercâmbio e, se você está nessa procura, temos um e-book especial para você. Baixe o nosso guia de planejamento perfeito e se planeje para uma nova aventura!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

3 thoughts on “IDH da Austrália: conheça mais sobre a qualidade de vida do país

Deixe um comentário