Mudar de Carreira: 5 maneiras como um intercâmbio pode te ajudar!
Mudar de carreira é um dos assuntos que vem ganhando bastante destaque. A pandemia da Covid-19, nos forçou a colocar as nossas vidas em perspectiva e buscar o que realmente nos faz feliz.
Definitivamente um intercâmbio pode te ajudar nesse sentido! Para mostrar isso nós separamos 5 maneiras como um intercâmbio pode te ajudar a mudar de carreira. Confira.
1 – Aprender a se organizar financeiramente
Muito tem se falado nos últimos anos a respeito de educação financeira no Brasil. A quantidade de canais e perfis nas redes sociais dedicados ao assunto tem se multiplicado a cada dia.
Ainda mais em um país como o Brasil no qual nós não possuímos uma educação financeira de base esse é com certeza um assunto cada vez mais necessário.
A organização financeira é um pilar importante na hora de mudar de carreira. Raramente, você irá conseguir mudar de carreira sem alinhar os seus gastos, guardar dinheiro e se capacitar.
Nesse sentido, um intercâmbio pode ajudar você bastante uma vez que a organização financeira está envolvida em todas as partes do processo.
Seja no planejamento da sua viagem, no controle de horas trabalhadas ou em se virar no dia a dia do intercâmbio. Ser organizado, principalmente financeiramente, é um importante passo desse processo.
2 – Adquirir conhecimento e aprendizado
Não é de hoje que você deve escutar o quanto saber inglês pode fazer a diferença na sua carreira. Segundo um levantamento de carreiras realizado pela Catho essa diferença pode chegar a mais de 60%.
Como é o caso de um profissional de nível de coordenação que ao possuir o inglês fluente pode ganhar até 61% a mais do que um que não possui o domínio da lingua.
Em outras palavras, na hora de mudar de carreira, o aprendizado é fundamental e um intercâmbio pode ajudar você não apenas a desenvolver o seu inglês, mas em diversas outras áreas relacionadas.
Ainda mais se imaginarmos que você está indo para um país no qual você não tem o domínio da lingua, a princípo, e precisará superar por si só todos os desafios que isso carrega.
3 – Ampliar seus horizontes
A mudança de carreira na maioria das vezes acontece quando aquela realidade que vivemos não nos cabe mais. É sempre do desconforto que nasce a mudança.
Nesse sentido, mudar um pouco de ares pode ser extremamente benéfico para que você possa reavaliar os rumos que a sua carreira tomou.
Definitivamente nada melhor do que um intercâmbio para ajudar você a resetar. Afinal, você vai conhecer um novo país, pessoas legais além de ter a oportunidade de trabalhar com coisas fora da sua zona de conforto.
É muito comum a história de pessoas que transformaram completamente a carreira não só após o intercâmbio, mas durante ele! E para conhecer um pouco dessas histórias é só acompanhar a playlist Vi, Vim e Venci da WEST 1 TV:
4 – Abraçar a sua vulnerabilidade
Segundo a escritora Brené Brown, autora do best seller “O poder da vulnerabilidade”, que virou um dos TED Talks mais assistidos da história: “A vulnerabilidade é o berço da criativade, da mudança e da ação“.
Em outras palavras, por mais que tentemos não podemos o tempo todo estar no controle é preciso saber lidar os imprevistos.
Por conta disso, uma das soft skill essenciais nesse mercado de trabalho volátil e em constante mudança que vivemos, é a de saber lidar com a vulnerabilidade.
Definitivamente um intercâmbio pode contribuir muito nesse sentido para ajudar você a mudar de carreira. Uma vez que vulnerabilidade é uma das palavras que resume toda essa experiência.
Você estará em um país com uma cultura diferente, outra língua, com pessoas de diversas partes do mundo em um lugar ontem praticamente tudo funciona de uma forma que você não está acostumado.
O intercâmbio é a imersão completa na vulnerabilidade. Abraçar tudo isso com certeza trará muita mudança não só para a sua carreira profissional, mas também para a sua vida pessoal.
5 – Encontrar seu propósito
Propósito é uma daquelas palavras que todo mundo gosta de dizer, mas que pouca gente realmente sabe o que é e como viver.
O problema é que o propósito é algo pessoal e que só você vai sentir e saber qual é o seu. Tem pessoas que dizer que propósito é aquilo o que faz o seu coração vibrar.
Por outro lado há aquelas que dizem que você encontra seu propósito quando descobre algo que você seria fazendo até de graça.
A questão é que não existe um consenso. Um certo ou errado. Porque o propósito assim como a vida não é monocromática.
Pode ser que o seu propósito seja algo que quando você está fazendo você não vê a hora passar.
Um intercâmbio trará tantas mudanças para a sua vida, sejam elas boas ou ruins, e te colocará em contato com tantas pessoas de diversas partes do mundo que tiveram vidas e histórias tão diversas.
Todas elas com propósitos tão diferentes, que colocará o seu própio propósito em check. Que fará você entender o que é verdadeiramente importante para você.
E esse autoconhecimento incrível com certeza que será um ponto chave para que você consiga mudar de carreira e se dedicar à alguma coisa que te faça feliz.
Gostou do nosso post? Esperamos que ele traga as reflexões para que você possa mudar de carreira. Se ele fez a diferença para você, ou se você tem alguma amigo que está nessa situação não deixe de compartilhá-lo.
Para receber mais textos como esse é só se inscrever na nossa newsletter logo abaixo:
Artigos Relacionados
0 Comentários