Por que escolher uma agência que tenha escritório no país do intercâmbio?

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Fazer um intercâmbio é se abrir a uma experiência completa, é uma imersão em outra cultura. Mas isso também inclui muitos preparativos e, claro, a insegurança de estar longe de casa. Para facilitar esses processos, contar com uma ajuda especializada é o ideal.

Se você ainda está pensando em adquirir os itens da viagem separadamente, pare e reflita: já pensou em quantas coisas teria que pesquisar? Viajar por meio de uma agência de intercâmbio traz vários benefícios. Você fecha o pacote completo, tem acesso a promoções de escolas e mais algumas garantias. Não soa bem melhor do que fechar tudo avulso e ir “com a cara e a coragem”?

Mais do que escolher uma agência, é fundamental saber identificar, entre as várias opções do mercado, a que melhor atende às suas demandas. Quer um conselho? Opte por uma que tenha suporte no país de destino. Esse fator faz toda a diferença!

Viajar por uma agência que está fisicamente presente no país do seu intercâmbio traz uma série de benefícios. Muitas vezes, não é nem necessário ter uma sede: alguns estabelecimentos contam com representantes no exterior, que oferecem apoio aos estudantes.

Para ajudar nessa decisão, listamos abaixo 7 motivos pelos quais você deveria escolher uma agência com suporte no país de destino. Acompanhe!

1. Ajuda nos imprevistos

Se acontecer algum imprevisto relacionado à sua documentação para entrada no país, à escola, à hospedagem ou a qualquer outro assunto, você poderá contar com alguém para te ajudar.

Muitas vezes, temos dificuldades em resolver esse tipo de assunto em nosso próprio país. Agora, imagine em uma terra estranha, em que não se conhece ninguém e mal se fala o idioma?

Contar com a ajuda de alguém que está acostumado a esse tipo de problema e que tem um canal de contato direto com a sede da agência no Brasil faz toda a diferença.

2. Auxilia na comunicação

Você viajou para estudar o idioma local, o que significa que não o domina ainda. Na hora de lidar com burocracias para abrir uma conta bancária, por exemplo, contar com alguém que fala português é de extrema importância.

Assuntos sérios devem ser tratados de forma delicada e, como fazer isso de forma segura, sem contar com a ajuda de alguém especializado?

3. Garante mais conforto

Os representantes da agência normalmente entram em contato assim que você chega ao país. Eles o recepcionam de forma acolhedora e serão o seu primeiro contato com alguns elementos da cultura local.

Geralmente, as agências oferecem workshops e todo o apoio para que você comece a viver a experiência do intercâmbio logo após o desembarque.

Dessa forma, você se sentirá mais confiante, sabendo que tem com quem contar em caso de dúvidas ou problemas.

4. Dá mais segurança

Seguro-saúde é algo que pagamos, mas torcemos para não precisar usar. Entretanto, como ninguém está imune a contratempos, vai que você realmente precisa ir a um hospital?

Já imaginou ter que explicar, em uma língua que você ainda está aprendendo, o que está sentindo e qual é o seguro que precisa ser contatado para autorizar o seu atendimento médico?

Nessas horas, ter um representante da agência no país proporcionará mais segurança a você — além de ser fluente na língua local, ele está acostumado a esse tipo de ocorrência e saberá a melhor forma de te orientar e ajudar a ter acesso ao serviço.

5. Oferece mais flexibilidade

Nem sempre os planos feitos antes de embarcar prevalecem quando chegamos ao destino. Algumas coisas só são sentidas quando finalmente estamos no local e inúmeras oportunidades podem surgir.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Vamos imaginar que você queira ficar mais um tempo no país a fim de fazer um curso extra ou terminar um estágio. Como lidar com a documentação necessária para isso? Como conseguir o visto e a autorização para não ser deportado?

E se por acaso você decidir mudar de cidade? Se precisar trocar o local de hospedagem? Todas essas situações podem acontecer, afinal, você está em um país desconhecido, em que novidades acontecem a todo momento.

Contar com um suporte remoto (por telefone ou online) nem sempre resolve um problema desse porte. Ter alguém ali, bem do seu lado, para te orientar e, de quebra, ajudar com toda a burocracia necessária pode tornar a sua experiência ainda melhor.


6. Tranquiliza a família

Especialmente em famílias mais conservadoras, os pais “morrem” de preocupação quando o filho sai para trabalhar. O que dizer, então, de pensarem em seu pequeno (já não tão pequeno assim, convenhamos) vivendo sozinho em um país distante?

Só o fato de saberem que existe um representante da agência de intercâmbio no local, pronto para auxiliar o filho em qualquer imprevisto, já transmite uma certa tranquilidade.

Eles ficarão mais confiantes sabendo que, embora longe do ninho, existe alguém ali para ajudar em qualquer circunstância.

7. Ajuda na imersão cultural

Algumas pessoas têm receio de que o fato de contarem com um representante da agência no local as deixe “acomodadas”, sabendo que terão com quem falar português sempre que possível.

Mas o que acontece é exatamente o contrário: essas pessoas trabalham em prol de que o aluno viva uma experiência completa de imersão cultural.

São eles que recebem o estudante e começam a inseri-lo na cultura local, com dicas de programas culturais e de costumes. Afinal, nem sempre o que é elegante em um país é aceito em outro.

Se você tiver alguma dúvida sobre história e costumes, pode falar com ele. Se quiser ir a um restaurante raiz para experimentar a culinária local, também pode pedir uma indicação. Ele, ainda, conhece os melhores passeios turísticos da região.

Além disso, funciona como uma espécie de guia para te orientar sobre os melhores programas — aqueles que proporcionam diversão e riqueza cultural ao mesmo tempo.

Viu como esse tipo de suporte é importante nas várias instâncias da viagem de intercâmbio? Contar com um representante da agência no país de destino transmite segurança e tranquilidade tanto para o estudante quanto para a família. Afinal, o mais importante é aproveitar ao máximo essa experiência, sem precisar perder tempo com preocupações e burocracias, não é?

Quer saber um pouco mais sobre o suporte de uma agência de intercâmbio no país de destino? Então confere esse video que a WEST 1 TV fez com o Danilo Lopes, diretor geral da WEST 1:


 

Se você gostou do post e já está até pensando em escolher uma agência com sede no país de destino, leia também este artigo e entenda quais são as vantagens de contratar um estabelecimento especializado em intercâmbios!

 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Powered by Rock Convert
    Você também pode gostar

    Deixe um comentário