O que esperar de um intercâmbio de um ano?

o que esperar de um intercâmbio
9 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Concluiu a graduação e está querendo mudar de vida, não é? Quer uma carreira promissora na área em que escolheu? Muitas pessoas, assim que terminam a faculdade, veem em uma viagem ao exterior para estudos a chave para alcançar um diferencial no mercado de trabalho. Mas quanto tempo deve durar essa viagem? E afinal, o que esperar de um intercâmbio?

O intercâmbio de um ano é uma ótima opção para você que deseja aprender um idioma novo, conhecer lugares incríveis, fazer amizades e crescer profissional e pessoalmente, saindo da sua zona de conforto. Isso porque um ano no exterior é uma experiência que proporciona muito mais aprendizados do que uma nova língua.

Neste texto, você tira todas as suas dúvidas sobre o período que deve ficar no exterior e ainda descobre por que esse tempo de imersão cultural é essencial para atingir os seus objetivos. Vamos lá?

Por que escolher o intercâmbio de um ano?

O tempo de permanência no exterior influencia diretamente nas suas metas. Seja de um, seis ou doze meses, o período que você dedica ao intercâmbio é crucial, não apenas na aquisição da língua estrangeira, mas na adaptação à cidade, às pessoas e ao clima. Mas quer saber por que vale mais a pena prolongar a sua viagem?

A primeira razão é que, se você tem um baixo desempenho no inglês, esse tempo será importante para passar do nível básico ao avançado em alguns meses, principalmente se escolher um curso de idioma e se conseguir conciliá-lo com o trabalho. Isso porque, diferente dos cursos aqui no Brasil, você passará um ano vivenciando o idioma em seu cotidiano. Você vai falar inglês no mercado, na padaria, no restaurante e isso ajuda a adquirir fluência.

Além disso, com mais tempo, é possível se matricular em uma graduação internacional ou conseguir um curso técnico para se habilitar em alguma área do conhecimento. Ou seja, você vai dar um up no currículo e terá mais oportunidades de emprego daqui para frente. Há pessoas que decidem não mais voltar ao Brasil depois desse período, mas, ainda que você volte, virá com uma bagagem profissional que certamente poucos têm.

Morar um ano fora é melhor para aprender inglês?

O aprendizado de qualquer linguagem depende da quantidade de horas que são dedicadas ao estudo dessa habilidade. Não seria diferente com o idioma do país que você deseja conhecer! Em um ano, você passa a viver, de fato, o lugar, a construir amizades e a falar naturalmente outra língua. Há, ainda, escolas especializadas em métodos que farão você avançar exponencialmente no inglês, mesmo que esteja no nível básico.

Mas se engana quem pensa que a língua é o único benefício que um intercâmbio pode oferecer. O aprendizado vem acompanhado da imersão cultural. E o que esse termo significa? A expressão quer dizer que você vai vivenciar as experiências de perto, desde o impacto de uma nova cultura (o clima, as comidas, os costumes etc.) até a conquista das novas amizades, mas tudo isso leva tempo!

O intercâmbio de um ano vai ajudar, portanto, a criar um vínculo mais profundo com o local em que você vai morar, aprofundando suas experiências culturais.

Quais os benefícios para a carreira?

Como dissemos, o intercâmbio de um ano trará vários benefícios para a sua carreira. Isso porque, além dos estudos, na maioria dos países você tem a oportunidade de trabalhar enquanto estuda. Isso significa que você terá a experiência de conhecer outros mercados, e assim ficará mais preparado para atuar onde quer que seja.

Muitas empresas brasileiras, algumas com sede no exterior, buscam profissionais que possam se adaptar ao seu modelo de trabalho e que tenham conhecimento da língua estrangeira. Não estamos dizendo que você não conseguiria a vaga se não tivesse um intercâmbio no currículo, mas se for concorrer com um candidato igualmente habilitado, mas que não tenha o intercâmbio, a vaga certamente será sua.

Além dos conhecimentos em termos de idioma e de mercado, o fato de ter morado fora mostra que você não tem medo de novos desafios, é curioso para aprender coisas novas e não vê problemas em sair da sua zona de conforto. Tais características remetem a candidatos mais preparados para assumir futuras lideranças.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Quais os tipos de intercâmbio de um ano?

A duração do seu intercâmbio não será a única escolha a ser feita. Isso porque não existe apenas uma modalidade de curso para um ano. É claro que as opções vão variar de acordo com o país e a escola escolhidos, mas algumas premissas básicas precisam ser seguidas. Você pode simplesmente passar um ano em um curso de inglês convencional ou optar por algo mais profissionalizante.

Os cursos VET (Vocational Education and Training) são equivalentes aos nossos cursos técnicos, porém, com algumas ressalvas. Durante o curso, haverá um foco muito maior na prática do que na teoria. Você aprenderá a lidar com situações reais do mercado, o que é ótimo para a sua carreira posterior.

Mesmo que você já tenha se formado no Ensino Superior no Brasil, fazer um desses cursos no exterior não significa que está regredindo, mas sim que deseja se preparar ainda mais para atuar no mercado. E vale lembrar que, por estarem diretamente ligados ao trabalho, são bem valorizados no mundo corporativo.

E se você já tem conhecimentos no idioma, pode optar por um curso de pós-graduação no exterior. Para isso, entretanto, será necessário comprovar a proficiência na língua do país. Portanto, não é possível escolher essa opção se você não tem nível avançado no inglês.

Quais os requisitos para o intercâmbio de um ano?

Em algumas escolas estrangeiras, é possível ingressar a partir dos 16 anos. Entretanto, há aquelas que exigem a maioridade (18 anos). Vale se informar com antecedência. Além disso, outra questão importante diz respeito ao nível de inglês. Ainda que você vá iniciar um curso convencional do básico, é importante ter algumas noções no idioma antes de embarcar nessa viagem.

Mas se a escolha for uma pós-graduação ou mesmo alguns cursos técnicos, você precisará comprovar que já atingiu certos níveis. Nesse caso, você pode optar por fazer um curso aqui mesmo no Brasil, ou prolongar sua estadia, estudando inglês no exterior primeiro e depois partindo para um curso técnico ou universitário.

Onde fazer intercâmbio de um ano e quanto custa?

O valor de um intercâmbio de um ano varia de país para país e de escola para escola. Isso porque, além de pagar pelos estudos, você precisará se manter no país de destino pelo tempo escolhido. E o custo de vida pode ser bem diferente de uma localidade para outra. Tudo dependerá também do modelo de acomodação escolhido e do seu estilo de vida.

Falando nos cursos, na Austrália, você vai investir em torno de R$21.000,00; no Canadá, R$25.000,00. Esses são apenas exemplos e é claro que estamos falando de valores estimados, visto que a realidade pode se apresentar a você de forma diferente. Para ter ideia exata dos valores, você precisa pensar em qual modelo de estadia vai escolher, que viagens deseja fazer durante o intercâmbio, dentre outros itens.

Como se planejar para fazer o intercâmbio de 12 meses?

Está decidido a ficar 12 meses fora? O ideal agora é fazer um planejamento e colocar na ponta do lápis os gastos que terá no exterior (agência de intercâmbio, moradia, alimentação, transporte, custos pessoais etc.) e como vai conseguir o visto de estudante. Lembre-se de que todos esses itens necessitarão de investimento e você precisa estar preparado para isso.

Quanto à vivência, tenha em mente que será algo diferente de tudo o que você viveu até hoje. Você terá grandes ganhos também como pessoa, não só como profissional. Organizar-se para pagar suas próprias contas, conviver com a solidão e a saudade da família, cuidar das tarefas da casa e ser, enfim, responsável pela sua própria rotina fará de você alguém muito mais maduro e consciente.

Qual a importância de uma agência de intercâmbio no planejamento?

Contar com a ajuda de uma agência de intercâmbio no planejamento certamente tornará as coisas mais fáceis. Isso porque você terá ajuda especializada para escolher o país. A escolha é sua, mas seu perfil e seus objetivos devem ser levados em conta. Algumas escolas também têm parcerias com agências e, diferente do que você pode estar pensando, o fato de fechar o pacote pode fazer com que você pague mais barato pelo curso.

Uma agência de intercâmbio poderá, ainda, oferecer dicas de lazer e auxiliar você a conseguir um trabalho ou estágio, que o ajudará a arcar com os custos da viagem e proporcionará a tão sonhada experiência profissional no exterior. Além disso, algumas agências têm pontos de apoio no exterior, o que significa que você estará amparado se alguma emergência acontecer.

Se você já decidiu que vai passar um ano no exterior, tenha certeza de que o seu sonho está ainda mais perto de se concretizar, então vá ao próximo passo e eleja o lugar onde você vai morar! Para isso, busque uma agência que ofereça experiência e confiança para ajudá-lo a concluir o planejamento. Lembre-se de que você está prestes a viver uma das melhores experiências da sua vida e a decisão tomada mostra que você realmente tem coragem e determinação para colocá-la em prática.

Agora que você já sabe o que esperar de um intercâmbio, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a realizar esse sonho!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário