Tipos de intercâmbio: você conhece todas as opções existentes?
Você sabe quais são os tipos de intercâmbio? Essa é a primeira questão que deve ser analisada quando você começar a planejar seu tempo fora do Brasil. Neste post, vamos apontar e explicar quais são as principais modalidades de intercâmbio atualmente.
Nossa intenção é mostrar a variedade existente, para que você possa avaliar qual é a melhor escolha para o seu perfil. Também vamos abordar os objetivos de cada um deles e os resultados que você poderá alcançar.
Ficou interessado? Acompanhe o texto!
High School
O intercâmbio High School é para estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 19 anos. É possível estudar em outro país por um semestre ou um ano letivo. No contraturno, podem ser realizadas outras atividades culturais e esportivas e também passeios e viagens nos finais de semana.
A hospedagem nesse tipo de intercâmbio pode ser em uma casa de família (host family) ou em residências e alojamentos estudantis. No final do período, o estudante terá alcançado um excelente nível do idioma escolhido, além do aprendizado pela convivência em outra cultura.
Au Pair
Consiste em trabalhar cuidando de crianças por 45 horas semanais. É necessário acompanhar toda a rotina de higiene, lazer e estudo dos pequenos, inclusive levando e buscando de compromissos e participando das viagens que a família fizer.
É um tipo de intercâmbio muito comum nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. É voltado para jovens (quase sempre mulheres) entre 18 e 30 anos, com conhecimento intermediário de inglês, solteiros, sem filhos e com habilitação para dirigir. Pode ser exigida também uma experiência mínima de trabalho com crianças.
O custo de investimento é bem baixo e durante o tempo que estiver fora você vai receber um salário, férias remuneradas, acomodações, alimentação e assistência de saúde internacional. Nas horas vagas, poderá se dedicar a outras atividades, como cursos e passeios.
Work & Travel
Esse intercâmbio é voltado aos jovens universitários que durante as férias da faculdade podem viajar, conhecer outro país e trabalhar. É uma forma de adquirir experiência de trabalho para o currículo, aperfeiçoar o idioma e também obter um retorno financeiro imediato que pode ajudar a pagar o investimento realizado.
Work & Study
Também é voltado para universitários. Porém, nessa modalidade é possível estudar e trabalhar no contraturno, adquirindo experiência, aperfeiçoando o idioma e formando uma rede de contatos internacionais que poderão fazer a diferença em oportunidades futuras.
Você poderá fazer um ano de graduação ou cursar toda sua faculdade fora do país. Poderá também realizar cursos de pós-graduação, MBA ou apenas cursos de idiomas e, com o trabalho de meio período, é possível custear suas despesas no exterior.
Vale ressaltar que, para essa modalidade de intercâmbio, é necessário que o visto libere a possibilidade de trabalhar e estudar. Entre em contato conosco para receber todas as orientações necessárias para emissão do visto.
Agora, que você já conhece todos os tipos de intercâmbio e o que cada um pode oferecer para sua formação e carreira, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem sabendo.
Artigos Relacionados
0 Comentários