5 dúvidas respondidas sobre o visto para o Canadá
Tem dúvidas sobre como tirar o visto para o Canadá? Saiba que esses questionamentos são comuns entre quem deseja viajar internacionalmente e podem atrapalhar toda a organização prevista, mas boas dicas ajudam a esclarecê-los e facilitam esse processo de autorização para a viagem.
Primeiramente, é preciso entender que o visto serve para permitir que você entre legalmente em um país diferente do seu. Essa é uma exigência não de todos, mas da maioria dos países, pois trata-se de uma medida protetiva.
Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post e reunimos boas dicas de como você pode fazer para tirar o visto para o Canadá. Confira!
1. Como tirar o visto?
Para tirar o visto canadense, é necessário seguir alguns passos para que o processo seja efetivo e não se tenha problemas na hora de sua emissão. Observe:
- reunir a documentação necessária;
- pagar as taxas solicitadas;
- solicitar o visto via VAC, que pode ser: pessoalmente nos centros de solicitação, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, serviço de entrega de sua preferência ou coleta em domicílio;
- aguardar o visto ser processado: caso esteja completo, algumas exigências podem ser solicitadas (exames médicos, antecedentes criminais, entrevista);
- concluir o pedido: caso esteja tudo completo o carimbo do visto estará no passaporte.
2. Quais os documentos são necessários?
O governo canadense exige uma série de documentos que devem ser apresentados para a emissão do visto. Para facilitar o processo, disponibilizaram um checklist para orientar na organização deles. Veja:
- formulário de solicitação IMM5257;
- questionário de informações adicionais;
- duas fotografias;
- formulário Family Information (IMM5645);
- cópia da carteira de identidade;
- passaporte;
- comprovante financeiro;
- comprovação de laços sociais e econômicos com o Brasil;
- autorização de viagem (caso seja menor de 18 anos);
- comprovante de pagamento da taxa para processar o visto;
- comprovante de pagamento da taxa VAC;
- formulário de consentimento VAC.
3. Quais são os tipos de visto?
Existem alguns tipos de visto que variam conforme o tempo que a pessoa deseja permanecer no país e finalidade da viagem. Entre eles, podemos elencar:
- turismo;
- estudo;
- transito;
- trabalhar no Quebec;
- visto para avós ou pais de pessoas que moram no Canadá;
- autônomos;
- abrir empresa;
- menores de idade;
4. O que pode prejudicar o processo de aquisição do visto?
No processo de aquisição do visto, existem algumas situações que podem prejudicar a viagem. Elencamos alguns dos principais aspectos que devem ser considerados ao retirar o visto, como forma de prevenção:
- tempo: é importante solicitar o visto com antecedência;
- solicitação: analisar se a solicitação do visto está completa, conforme o que foi exigido;
- organização de toda documentação necessária: é preciso apresentar toda a documentação exigida pelo governo canadense, para não atrasar a liberação do documento;
- taxas: é necessário realizar o pagamento de todas as taxas;
- exames médicos: todos os exames solicitados devem ser realizados e são obrigatórios;
- formulários: verificar se estão com o código de barras.
5. Como tornar o processo mais fácil?
Tirar o visto canadense é simples, mas seus detalhes confundem muitas pessoas. Uma boa dica para tornar isso mais fácil é buscar agências especializadas em viagens internacionais para toda a finalidade pretendida, pois elas podem ajudar e acompanhar todas as etapas do processo.
Como você pode observar, ao seguir todas as orientações, é mais fácil tirar o visto para o Canadá. Vale ressaltar que após a decisão de viajar, tudo deve ser providenciado com antecedência para evitar imprevistos que podem interferir todo o processo. Desse modo, uma viagem mais tranquila é garantida.
E aí? Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre como tirar o visto para o Canadá, que tal nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de mais dicas incríveis como esta? Estamos no Linkedin, Twitter, Facebook e Instagram!
Artigos Relacionados
0 Comentários