Melhor país para fazer Intercâmbio: Saiba como escolher o seu!
Existem diversas coisas para se considerar na hora de definir o melhor país para fazer intercâmbio. Entender o seu perfil e preferências é apenas o primeiro passo.
Para ajudá-lo a responder de uma vez por todas essa pergunta, nós vamos listar para você nesse post as características dos principais destinos de intercâmbio.
Como resultado, daremos a você tudo o que precisa para definir qual é o melhor país para fazer intercâmbio! Confira:
Como escolher o melhor país para fazer intercâmbio?
Antes de mais nada uma das coisas mais interessantes na experiência de um intercâmbio é a possibilidade de estar completamente imerso em uma nova cultura.
Isso por si só torna um intercâmbio uma oportunidade única que vai muito além de apenas aprender um novo idioma.
Todavia, o que é por um lado um dos diferenciais mais incríveis de uma viagem de estudos pode ser um pesadelo para alguns estudantes que não levam em consideração os seus gostos e estilo de vida na hora do planejamento.
Um exemplo disso é o caso de pessoas que vivem em uma cidade pequena e escolhem uma metrópole como destino. O dia a dia agitado pode comprometer e dificultar na adaptação.
Sob o mesmo ponto de vista esses são estudantes que estão acostumados com o clima tropical do Brasil, mas escolhem destinos mais frios com um inverno mais rigoroso.
Por conta disso, levar em consideração seus gostos e estilo de vida é uma peça chave para descobrir qual é o melhor país para fazer intercâmbio.
Dito isso, nós listamos os aspectos mais relevantes de quatro dos principais destinos de intercâmbio atualmente: Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia.
Com as informações abaixo você poderá definir qual deles é melhor pra você viver sua experiência de estudar e morar no exterior.
Austrália
A princípio uma das características da terra dos cangurus que mais atraem os estudantes brasileiro é o clima bem parecido com o do Brasil.
Na Austrália você irá encontrar o sol e calor nas regiões central, norte e nordeste, e estações do ano mais definidas no sudeste e sul do país, e inverno um pouco mais rigoroso no sul do que nas outras regiões.
Além disso, a Austrália tem muitas praias e reservas naturais, e os australianos, que são grandes adeptos de atividades ao ar livre, frequentam bastante esses locais.
Nesse sentido, você irá encontrar nas cidades maiores como Brisbane, Melbourne e Sydney uma quantidade enorme de atrações culturais, gastronômicas, esportivas e de entretenimento.
Bem como muitos locais públicos de lazer como praças e parques com banheiros, churrasqueiras, playgrounds e quadras esportivas.
Até mesmo nas cidades menores o estudante irá encontrar uma infraestrutura muito bem planejada. O centro das cidades é mais agitado e os bairros mais tranquilos.
Além do clima, outra característica da Austrália que atrai muitos estudantes é a possibilidade de conciliar trabalho e estudos.
Pois com um visto de estudante você poderá trabalhar por meio período no país, ou 40 horas por quinzena, e em tempo integral nas férias escolares.
Isso fica ainda mais atrativo ao saber que o salário mínimo na Austrália é um dos mais altos do mundo!
Além disso, dependendo do curso e da duração, você pode ao final do curso pedir um visto de trabalho pós-estudos com validade de até 3 anos, e ter o direito de trabalhar em tempo integral na Austrália na sua área de formação.
Canadá
Com uma qualidade de vida reconhecida no mundo todo, o Canadá é um dos destinos favoritos dos estudantes Brasileiros.
A proximidade do Brasil, facilita se você está em busca de um intercâmbio de curta duração, ou para aqueles que durante as férias querem matar a saudade da família.
E não só a infraestrutura, segurança e oportunidades do Canadá que encantam os brasileiros, mas as facilidades de imigração que o país oferece.
São bem famosos e concorridos os programas de imigração Canadenses!
O governo inclusive divulga frequentemente esses programas que estimulam que profissionais qualificados de outros países busquem um visto de trabalho ou permanente e fiquem por lá.
Já o clima no Canadá é bem mais frio que no Brasil, com temperaturas abaixo de zero em boa parte do país na maior parte do ano.
Todavia, as cidades canadenses são muito bem preparadas para o frio. Uma curiosidade interessante é que algumas delas tem uma parte subterrânea onde as pessoas têm acesso ao transporte público e a todo tipo de comércio e serviços.
Diferente da Austrália, no Canadá você só pode trabalhar no país caso esteja em um curso profissionalizante CO-OP ou um curso de ensino superior.
Nesse caso, o estudante pode trabalhar por até 20 horas por semana e levar cônjuge e filhos como dependentes no visto.
O cônjuge pode trabalhar em tempo integral no país e os filhos têm acesso a escola gratuita no país.
Dependendo do tipo de curso e da duração, também é possível para o estudante, ao término do curso, dar entrada no pedido de um visto de trabalho pós-estudos para ficar por um período de até três anos no país trabalhando em tempo integral na área de formação.
Já quem vai fazer curso de línguas, inglês ou francês, não tem permissão de trabalho no país e nem direito a dependentes no visto.
Irlanda
Conhecida como Ilha Esmeralda por conta dos grandes campos verdes e pela vegetação belíssima, a Irlanda é um país pequeno, mas que surpreende não apenas pelas belezas naturais.
Por ser uma ilha pequena, é muito fácil percorrê-la de carro e passar por grandes castelos preservados.
Geralmente esses castelos estão abertos à visitação, lugares de natureza exuberante e pelas principais cidades que são destino de intercâmbio.
Frequentemente o clima da Irlanda é frio e chuvoso na maior parte do ano.
Dessa forma, é muito comum as pessoas terem o hábito de se reunir em locais fechados, mas sem abrir mão de explorar as belezas ao ar livre que o país oferece.
Não faltam pubs mesmo nas cidades menores. Os irlandeses, que são um povo acolhedor e amigável, frequentam os pubs não só para comer e beber, mas também para fazer amigos e bater papo.
Do mesmo modo uma das características da Irlanda que mais atraem os estudantes é a posição estratégica que a ilha possui na Europa.
Partindo de Dublin, a capital, é possível, por exemplo, dar um pulinho em Londres no fim de semana por menos de €10 euros o trajeto pela principal companhia aérea do país, a RyanAir.
Para outros países como Portugal, Itália e Alemanha o trajeto sai por cerca de €30 euros. Além disso, para os cursos de 25 semanas de duração o estudante tem visto de estudos.
Em outras palavras você pode trabalhar por 20 horas por semana. Durante cinco meses no ano, de junho a setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro você pode trabalhar período integral.
Nova Zelândia
À primeira vista, a Nova Zelândia ficou conhecida mundialmente por ser o cenário de muitos filmes e pelas paisagens naturais de tirar o fôlego.
A ilha é o destino ideal para quem gosta de praticar esportes radicais e esportes na neve, como esqui e snowboarding.
Além disso, a Nova Zelândia também oferece muitas opções de atrações culturais, de entretenimento e gastronômicas.
Uma das principais vantagens para os estudantes internacionais é a possibilidade de trabalhar enquanto estuda.
Ao mesmo tempo quem faz qualquer tipo de curso no país, incluindo inglês, de 14 semanas ou mais, tem a permissão de trabalhar até 20 horas por semana.
Dependendo do tipo de curso escolhido, o estudante pode trabalhar em tempo integral nas férias escolares.
Além disso, é possível pedir o visto de trabalho pós-estudos quando acabar o curso. Com ele você pode ficar trabalhando no país em tempo integral na área de formação.
Apenas para cursos de mestrado e doutorado é possível levar cônjuge e filhos como dependentes no visto de estudos.
Nesse caso, o cônjuge pode trabalhar em tempo integral no país durante toda a duração do visto. Já os filhos em idade escolar tem acesso ao ensino gratuito nas escolas públicas.
Uma outra vantagem do país é que o dólar neozelandês é mais baixo do que o dólar australiano, o dólar canadense e o euro. O que faz toda a diferença na hora de se manter durante o seu intercâmbio.
Gostou de conhecer as características destes destinos? Esperamos ter contribuído para que você possa escolher o melhor país para fazer intercâmbio!
Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir o vídeo abaixo da WEST 1 TV!
Se você já escolheu o destino ideal para você, não deixe de conversar com um dos nossos especialistas. Vai ser um enorme prazer ajudar você a realizar o seu sonho de fazer um intercâmbio!
Esperamos que você tenha gostado desse post! Não deixe de comentar abaixo e compartilhar com os seus amigos.
Se inscreva na nossa newsletter logo abaixo para receber diretamente no seu e-mail tudo o que você precisa saber para fazer o seu intercâmbio!
Artigos Relacionados
0 Comentários