O que levar na sua bagagem para o intercâmbio?
Em qualquer viagem, arrumar as malas cuidadosamente é fundamental. No caso de um intercâmbio, mais ainda: afinal, você estará a milhares de quilômetros do seu país, sem a menor possibilidade de retornar a fim de buscar algo que foi esquecido ou deixado para trás. Por isso, é fundamental se preparar com bastante antecedência e tomar muito cuidado na hora de separar a sua bagagem para o intercâmbio.
Neste post, selecionamos alguns itens essenciais que não podem faltar na sua mala. Confira:
Documentos
Parece impossível, mas, em meio a tantas preocupações, muitos intercambistas acabam se esquecendo do mais importante: os documentos. Neste post, vamos chamá-los de “principais” e “complementares”.
Os documentos principais, como RG, Passaporte e Visto, dificilmente serão esquecidos. No entanto, são os que podem causar os maiores problemas, já que sem eles você não conseguirá embarcar no avião, nem entrar no país de destino. Por isso, coloque-os com antecedência na sua bagagem de mão.
Os documentos complementares, por sua vez, são os mais comumente esquecidos. Nessa categoria, incluem-se carteira de vacinação, seguro de saúde, carta de aceite de cursos e universidades, entre outros. Muitos países exigem que essa documentação extra seja apresentada logo na imigração. Para evitar problemas, pesquise bem quais documentos são exigidos no destino e garanta que todos estarão na sua mochila no dia da viagem.
Moeda estrangeira
Nunca viaje sem levar consigo um pouco de dinheiro em espécie. Caixas eletrônicos podem não funcionar, e mesmo cartões de crédito internacionais podem apresentar problemas em outros países. Você deverá levar o dinheiro já em moeda estrangeira, uma vez que nem sempre será fácil encontrar uma casa de câmbio no exterior que troque reais pela moeda local.
Leve o suficiente para duas semanas, em média. Assim, você terá bastante tempo para abrir uma conta no exterior ou encontrar caixas eletrônicos próximos à sua residência.
Remédios
Muitos intercambistas esquecem-se de colocar remédios e receituários médicos na mala. Esse é um erro grave: em vários países, é muito difícil conseguir comprar remédios sem receita médica, e você demorará, no mínimo, algumas semanas para conseguir acionar um plano de saúde e ser atendido em uma consulta. Para evitar esse problema, leve na bagagem remédios que costuma utilizar, lembrando-se de pesquisar se eles não são proibidos no seu destino.
Carregadores e adaptadores
Outro erro comum é não levar carregadores de equipamentos eletrônicos e adaptadores de tomada para a viagem. Embora seja possível comprá-los no exterior, poderá levar um bom tempo até encontrar os itens adequados para os seus equipamentos. A fim de evitar problemas, pesquise previamente a voltagem padrão do país para o qual você está viajando e o formato das tomadas utilizadas por lá (2 pinos ou 3 pinos, por exemplo). Compre um ou dois adaptadores adequados antes da viagem e coloque-os na mala.
Equipamentos eletrônicos
É impossível fazer um intercâmbio de estudos sem o auxílio de um computador. Além disso, ele também será muito útil para que você realize chamadas por Skype ou Gtalk. O celular, por sua vez, é fundamental para conseguir se comunicar com a família e os amigos assim que chegar ao país de destino. Se tiver uma câmera, lembre-se de colocá-la na mala: suas fotos provavelmente ficarão muito mais profissionais do que se fossem tiradas com um celular.
Anotações
Usar mapas impressos e levar anotações parece muito old school, não é mesmo? Mas acredite, eles podem ser os seus salva-vidas. Quando você desembarcar no novo país, por exemplo, provavelmente verá que o chip do seu celular deixará de funcionar, comprometendo o acesso à internet e à ligações. Nem todos os aeroportos tem Wi-Fi gratuito ou telefones públicos. Nessa situação, ter um mapa da cidade e do sistema de transporte público pode fazer toda a diferença.
Arrumar a bagagem para o intercâmbio pode ser um processo cansativo, mas é extremamente importante. Você deverá ter sempre em mente que essa etapa é tão fundamental quanto tirar o visto ou solicitar o passaporte. Faça uma lista dos itens mais essenciais e coloque-os estrategicamente na sua mala, realizando uma última checagem na véspera do seu embarque.
Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a montar uma mala perfeita.
Artigos Relacionados
0 Comentários