Alimentação na Irlanda: prepare-se para novos sabores!
Uma preocupação constante de quem parte em intercâmbio é a comida. Os estudantes costumam ficar receosos de sentir falta dos pratos brasileiros e não se adaptar aos locais. Você já imaginou como é a alimentação na Irlanda, por exemplo?
É verdade que muitos brasileiros escolhem o país como seu destino de intercâmbio por inúmeros motivos. Mas, quando o assunto é o estômago, é comum que apareçam algumas dúvidas. Afinal, o que se come por lá?
Se você já escolheu o destino, mas a culinária do país ainda é algo desconhecido, não se preocupe. Preparamos abaixo um miniguia sobre a alimentação na Irlanda. Confira e esteja preparado!
Café da manhã
Sabe aqueles pratos cheios de itens gordurosos que vemos no café da manhã dos filmes americanos? Pois bem: na Irlanda, eles são uma realidade.
Tem bacon, ovos, salsichas, cogumelos, bolinho de arroz, tomate e mais uma série de ingredientes que, aqui no Brasil, não passaríamos nem perto antes das 11h.
Caso você não tenha apetite pela manhã, não há problemas: esse banquete acontece só aos finais de semana. Nos dias úteis, todos recorrem ao bom e velho cereal.
Almoço
Na hora do almoço, os irlandeses normalmente optam por um sanduíche. É comum ver pessoas sentadas nas ruas comendo lanches na metade do dia. Iogurtes e frutas também cabem nesse período.
Parece que o fato de comerem bem no café da manhã faz com que deixem a refeição principal do dia para um outro período. Certamente soará estranho para eles se, por volta do meio-dia, você aparecer com uma refeição completa.
Jantar
Na Irlanda, os pratos mais elaborados ficam para o jantar, que acontece, normalmente, por volta das 18h. O que os brasileiros mais costumam estranhar é a ausência do arroz e feijão. Afinal, por aqui, um bom prato tem por base esses dois ingredientes.
Lá, a protagonista é a batata. Tanto que é comum vê-la em dois tipos em um único prato. Também estão presentes as carnes e outros legumes cozidos.
Muitos restaurantes no país produzem seu próprio pão. Existem receitas centenárias de pães integrais que combinam com a manteiga irlandesa, que é um pouco mais “salgadinha” que a nossa.
Não deixe de provar
Existem, ainda, alguns pratos típicos que você não pode vir embora sem provar!
- Dublin Coddle: trata-se de um prato com batatas, bacon e linguiça defumada. Como o brasileiro em geral adora esses embutidos, você certamente vai curtir;
- Porridge: esse fica para o café da manhã. Consiste em um mingau feito com aveia, quinoa ou milho e acompanhado de frutas e doces;
- Boxty: a famosa panqueca irlandesa é frita e feita com batata. Pode ser servida em qualquer refeição do dia e normalmente acompanha bacon, cogumelos ou linguiça.
Custo por refeição
Outra preocupação comum aos intercambistas é o valor que será gasto em alimentação em sua estadia no país. É claro que, de acordo com a acomodação escolhida, é provável que você faça a maioria das refeições em casa.
Mas, sair para provar as comidas típicas é fundamental para enriquecer sua experiência na viagem. O prato caprichado de café da manhã que falamos, chamado Irish Breakfast, custa em torno de 10 euros.
É possível encontrar sanduíches por 5 euros e pratos que oscilam de 20 a 50 euros. É claro que isso varia também com relação à cidade.
Curtiu saber um pouco mais sobre alimentação na Irlanda? Então vai gostar também deste post com 6 razões pelas quais você deveria escolher o país. Não deixe de ler!
Artigos Relacionados
0 Comentários