Como escolher a melhor agência de intercâmbio para você?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Realizar um intercâmbio é um sonho para muitas pessoas, em especial para os estudantes e os profissionais que querem ter um currículo mais adequado às demandas atuais.

Porém, a fim de que tudo ocorra da melhor maneira possível, o ideal é contar com uma ajuda especializada, pois, por mais preparado que você esteja, é natural se deparar com situações novas e complicadas.

Encontrar no mercado uma empresa séria, competente e dentro do seu orçamento, não é uma tarefa tão fácil. Até porque, cada intercambista tem suas necessidades exclusivas e, nem sempre o que é bom para uma pessoa, é conveniente para outra.

Entretanto, existem alguns pré-requisitos que todos devem verificar. Por isso, não adianta sair correndo para comprar uma passagem sem analisar o destino ideal para seu perfil, as características desse local, a cultura do seu povo, as exigências de visto, as documentações necessárias e tantas outras informações.

Para facilitar a sua pesquisa por um estabelecimento que ajude em todas essas questões, listamos, neste texto, algumas dicas de como escolher a melhor agência de intercâmbio. Confira!

Verifique a credibilidade do estabelecimento

Antes de contratar qualquer agência de intercâmbio, verifique algumas opções de nomes e realize pesquisas sobre cada uma delas.

Utilize a internet a seu favor e confira o histórico do negócio. Analise suas redes sociais e busque informações em sites de reclamações (como o Reclame Aqui). Este último é um meio popular que não deve ser deixado de lado, pois nele você saberá quais são os pontos negativos da agência e qual é a postura e o posicionamento dela diante de algum problema.

Feito isso, você vai partir para o primeiro contato com a empresa e esse deve ser outro momento de avaliação de sua parte. Faça perguntas e procure tirar todas as dúvidas. Em paralelo, observe como acontece o atendimento e se ele está sendo feito de forma esclarecedora, transparente, educada, simpática e eficiente.

Esse momento é primordial, pois, se as falhas acontecerem antes da contratação, há um grande risco disso se repetir durante o intercâmbio. E não encha os olhos por um orçamento muito abaixo do mercado. Não caia nessa tentação!

Porém, isso não quer dizer que a melhor agência é aquela mais cara. Você deve escolher a opção que mais conseguiu passar credibilidade, que tenha experiência no mercado e que cobre um valor justo por toda a assistência oferecida.

Opte por agências de intercâmbio especializadas

É importante saber também que a agência escolhida deve ser especializada em intercâmbios e ter experiência no mercado de, pelo menos, cinco anos. Com esse perfil, será mais seguro e garantido uma prestação de serviço eficiente.

Outro ponto a ser analisado na hora de escolher a melhor agência de intercâmbio é verificar quais são os destinos que a empresa é especialista. Não adianta você querer ir para a Austrália, com um estabelecimento com foco em levar adolescentes para a Disney.

Preste atenção aos locais oferecidos e escolha aquela que conhece bem cada lugar a que se propõe levar intercambistas.

Procure agências com suporte no país de destino

Esse é outro ponto que deve ser observado e é tão fundamental quanto os anteriores: a agência de intercâmbio tem que oferecer uma equipe a fim de prestar suporte durante a estadia na cidade escolhida. Por exemplo, ter uma equipe para suporte no local que, se preciso for, acompanhe você para regularizar alguma documentação, ou mesmo um espaço onde seja possível buscar orientações para as decisões mais importantes.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Caso não haja um estabelecimento local, a agência precisa ter atendentes totalmente disponíveis para resolver as demandas por telefone ou pela internet. Contar com esse apoio a qualquer momento será fundamental para que você não perca oportunidades e para que sua viagem dê o melhor retorno possível.

Busque os melhores pacotes de serviços

Nas suas pesquisas, você deve verificar os pacotes de serviços que cada opção tem a oferecer. Após isso, analise qual satisfaz melhor as suas necessidades.

Algumas oferecem um “plus”, como passeios seminários e workshops entre uma aula e outra ou a inclusão em alguns outros tipos de atividades. São detalhes assim que farão toda diferença no seu histórico de intercambista.


Pesquise sobre as opiniões dos clientes

A internet é um mundo de portas abertas. As pessoas realmente têm a oportunidade de falarem o que querem. Nesse sentido, não há nada melhor do que privilegiar aquela agência de intercâmbio que coleciona muitos clientes satisfeitos.

Para isso, não se contente somente com o site oficial da empresa. Busque pelos comentários em redes sociais e em outros portais — eles costumam ser mais sinceros nesses locais. Além disso, entre em contato com pessoas que já foram intercambistas e pergunte sobre as suas impressões reais sobre os serviços oferecidos.

Ao seguir esses passos, você tem grandes chances de acertar e, de fato, descobrir como escolher a melhor agência de intercâmbio. A internet vai auxiliar bastante com as informações, só é preciso ter muita atenção e disposição. Existem muitas empresas sérias, que realmente fazem do intercâmbio uma experiência incrível e que pode mudar a sua vida.

Claro que, para que isso aconteça, é preciso se planejar e fazer tudo com antecedência. Pedir ajuda para amigos e familiares também é uma boa ideia, pois eles podem identificar detalhes que você não percebeu.

Utilize a seu favor as comunidades e grupos de redes sociais de brasileiros na localidade que você deseja ir. Eles poderão ser a porta de entrada para grandes amizades e fonte de informações fundamentais.

Além disso, antes de sair do Brasil, estude ao máximo o seu destino escolhido, pois, por mais que a agência se esforce, ela não vai poder vivenciar e resolver tudo por você. Por isso, libere o seu lado curioso e viva intensamente a experiência. E acredite: você um dia ainda sentirá saudades dessa grande imersão cultural.

Quer saber um pouco mais sobre o suporte de uma agência de intercâmbio no país de destino? Então confere esse video que a WEST 1 TV fez com o Danilo Lopes, diretor geral da WEST 1:


Bateu vontade de conhecer algum lugar do mundo ou aprender um idioma a fim de dar um “up” na sua vida profissional? Entre em contato conosco! Nossa equipe está preparada para responder todas as suas dúvidas e ajudar em todo o processo para viver essa experiência única!

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Powered by Rock Convert
    Você também pode gostar

    Deixe um comentário