Você sabe como um consultor de intercâmbio pode ajudá-lo?

Você sabe como um consultor de intercâmbio pode ajudá-lo?
Rate this post

Na hora de planejar um intercâmbio, muitos estudantes acreditam que podem fechar os itens avulsos por conta própria, sem a ajuda de uma agência ou de um profissional desse ramo — como um consultor de intercâmbio, por exemplo.

Se é o seu caso, pare e pense: contar com um profissional acostumado a lidar com os trâmites desse tipo de viagem pode fazer toda a diferença. É claro que o principal agente na escolha dos itens do intercâmbio é você, mas o consultor poderá ajudá-lo a tirar todas as dúvidas antes de decidir.

Entretanto, se você ainda não entendeu bem o que exatamente faz esse profissional e como ele pode efetivamente ajudá-lo, este artigo esclarece essas e outras questões acerca do papel do consultor de intercâmbio. Confira!

Qual é a principal função desse profissional?

Todos sabemos que cada pessoa tem seus interesses, preferências e objetivos. O programa de intercâmbio dos sonhos de um pode não causar grandes emoções em outro. Assim, cada um deve optar pelo destino, pelo curso e pela programação que mais combine com o seu perfil e objetivos.

Porém, nem sempre o estudante consegue identificar, em um primeiro momento, o que é melhor para ele — afinal, ele ainda não viveu a experiência. É aí que entra o consultor de intercâmbio.

Trata-se de um profissional com experiência no assunto e acesso a informações relevantes que, após entender quais os anseios do estudante, poderá responder a todas as suas perguntas e oferecer as melhores opções para ele.

Dessa forma, ele indicará o curso que vai de encontro aos objetivos acadêmicos do aluno, o local que esteja mais ligado ao seu estilo de vida e poderá dar algumas dicas para que ele curta ao máximo a viagem. Sua principal função é tornar o intercâmbio uma experiência inesquecível em todos os sentidos.

Qual é a importância do atendimento personalizado?

Conforme mencionamos, os estudantes têm gostos, preferências e objetivos diferentes e é aí que está a importância de analisar a cada indivíduo. O atendimento personalizado permite que o consultor se dedique a conhecer o estudante e ofereça as opções mais interessantes para ele.

Além disso, tudo deve ser consultado tomando como base o valor que ele tem disponível para investir. O consultor também ajuda o aluno com as questões burocráticas: há documentos, datas e prazos que não podem ser negligenciados e o atendimento personalizado também favorece o gerenciamento dessas questões.

Por falar em burocracias, o consultor desempenha papel fundamental na garantia de que não haverá erros ou problemas de documentação, pois já viveu no exterior e está em contato direto com as leis de outros países.

Como essa é uma experiência única na vida do estudante, o intercâmbio envolve uma série de emoções e sentimentos. O motivo, o momento e o período do curso são circunstâncias muito pessoais. Portanto, não é possível trabalhar com um único pacote que sirva para todos.

Quais são os diferenciais dos consultores da WEST 1?

Na WEST 1, esses profissionais são chamados de consultores educacionais. É importante ressaltar que todos eles têm vivência no exterior e são especializados nos destinos que a agência oferece.

Um outro diferencial é que contamos com gerentes de produtos, cada um localizado no destino correspondente. Isso significa que a WEST 1 tem um suporte no país para o qual o intercambista viajará.

Por estarem inseridos nas leis de diferentes países, eles podem informar com precisão questões relacionadas a destinos, escolas, leis da imigração e outros assuntos. Além disso, estão em contato constante com os consultores, oferecendo informações e treinamentos, o que permite que eles se mantenham sempre atualizados.

Uma outra premissa que rege a nossa equipe de consultores na WEST 1 é a transparência. Eles realmente se preocupam com o bem-estar do aluno e em deixá-lo seguro sobre a escolha feita. Não se trata de pessoas que desejam apenas vender pacotes que não atendam às expectativas do estudante.



 

Qual a influência do consultor na experiência do intercâmbio realizado?

Além de ouvir atentamente o que o estudante tem a dizer, o consultor precisa de uma boa dose de sensibilidade para ler nas entrelinhas o que ele não verbaliza. Muitas vezes, nem o próprio aluno sabe o que procura e, assim, o dever do consultor é guiá-lo para essa descoberta.

A escolha do país e da cidade, o ingresso em uma escola que ofereça o melhor custo-benefício, levando em conta sua situação financeira, o curso, o período, a acomodação… Todos esses itens têm seu espaço na experiência do estudante.

É por isso que eles devem condizer com o perfil e os resultados que ele busca. Se não for assim, a frustração será grande. Entendeu a responsabilidade do consultor? É ele quem garante que o estudante fará a viagem dos seus sonhos.

Entretanto, é importante pensar nas questões materiais somente quando o estudante conseguir definir suas metas. Se ele continuar sem saber exatamente o que deseja no decorrer do processo, as chances de que algo saia errado aumentam.

Se ele não conseguir chegar a essa conclusão, o trabalho do consultor se torna mais difícil, visto que ele não faz “milagres” — apenas orienta o aluno de acordo com seus interesses e metas. Ele pode ajudar o estudante a encontrá-las, mas não poderá fazer nada se as respostas não surgirem do próprio aluno.

Na maioria dos casos, o intercâmbio é mais que um simples curso: é um projeto de vida. Os investimentos de tempo, dinheiro e expectativas são altos e é por isso que a WEST 1 faz questão de que ele realmente traga mudanças à vida do estudante.

Afinal, o que faz o nosso trabalho valer a pena é a satisfação total do estudante. Se fosse para simplesmente enviá-lo a qualquer lugar, sem se importar com o que ele sente a respeito, não teríamos razão de ser.

E então? Você entendeu o que faz o consultor de intercâmbio e por que você precisa dele para otimizar a sua experiência com a viagem? Se gostou deste post, entre em contato conosco e conheça nossos serviços e nosso time de consultores!

 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

    Guia Básico para Iniciantes com os primeiros passos sobre intercâmbio
    intercâmbio em família

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *