Melhores lugares para intercâmbio: Cidade grande ou pequena?
Quando o assunto é os melhores lugares para intercâmbio, uma dúvida que você pode ter é: devo escolher uma cidade grande ou pequena?
À primeira vista a resposta pode parecer simples, mas a verdade é que isso depende de diversos fatores.
Em outras palavras, assim como todas as outras decisões que você vai fazer na hora de planejar seu intercâmbio, essa deve ser feita com base no seu perfil e objetivos.
Afinal, estudar em um destino próximo ao seu perfil irá facilitar na sua adaptação entre diversas outras coisas.
Por isso, para descobrir quais os melhores lugares para intercâmbio na cidade grande ou a pequena é só acompanhar o comparativo abaixo:
1 – Opções de Estudo
É fato que as cidades maiores oferecem mais opções de instituições de ensino. Todavia, a quantidade não é um sinônimo de qualidade.
Você irá sim encontrar um número grande não só de instituições de ensino, mas também de cursos nas cidades grandes, porém o intercâmbio vai muito além da sala de aula.
Do contrário da opção anterior, nas cidades pequenas, você terá uma oportunidade única de conviver com a população local de forma mais próxima.
Justamente com um contato próximo da cultura, os hábitos e é claro o idioma de forma muito mais acolhedora. Isso com certeza irá ajudar bastante no aprendizado da língua.
Por outro lado, se você busca por um curso mais específico ou universidades mais renomadas, as cidades grandes vão oferecer tudo o que você precisa.
2 – Mercado de Trabalho
Quando o assunto é trabalho, na hora de pesquisar os melhores lugares para intercâmbio, geralmente as pessoas tendem a dar prioridade para as cidades grandes.
Isso ocorre porque geralmente as cidades grandes geralmente oferecem mais vagas de emprego e é onde estão os salários mais altos.
Em contrapartida, é importante lembrar que a concorrência também aumenta, já que a população é maior.
Todavia, se você quer trabalhar durante o seu intercâmbio não precisa ter medo de escolher uma cidade pequena.
Pois, assim como na cidade grande, as pequenas oferecem muitas oportunidades para os estudantes.
De modo igual setores como o de hotelaria, por exemplo, sempre oferecem excelentes oportunidades. Além disso, é claro, você também encontra excelentes opções em restaurantes, bares, hotéis e cafeterias.
3 – Custo de Vida
Uma questão muito importante que muitas vezes os estudantes acabam se esquecendo na hora de buscar os melhores lugares para intercâmbio é o custo de vida.
Juntamente com o transporte público o que costuma pesar bastante no custo de vida é o valor do aluguel, principalmente nas cidades grandes.
A boa notícia é que você pode economizar optando por morar mais afastado do centro.
É muito comum que para reduzir as despesas de transporte os estudantes optem pelo uso de bicicleta, patinetes ou skate como meio de locomoção, por exemplo.
Do contrário dos grandes centros o aluguel nas cidades pequenas costuma ser mais acessível. Por conta disso, as cidades menores são destinos de intercâmbio bastante populares entre casais e famílias
Definitivamente os valores mais baixos possibilitam que o aluguel de uma casa caiba no orçamento da família ou do casal.
4 – Estilo de vida e Entretenimento
Esse é um dos tópicos que mais requer atenção na hora de escolher os melhores lugares para intercâmbio.
Por conta disso, se você tem um perfil mais urbano e gosta de agito, não há dúvida de que a cidade grande combina mais com esse perfil de estudante.
Juntamente com baladas e grandes eventos, você terá à disposição muito mais opções de atrações culturais, gastronômicas, esportivas, lojas e shoppings.
As cidades grandes são mais multiculturais. Atraem pessoas de várias nacionalidades e por isso você tem a oportunidade de se conectar com diversas culturas.
Ao contrário disso, as cidades pequenas geralmente oferecem um estilo de vida mais tranquilo e sem tantas opções de entretenimento.
Porém, isso não significa que não existem opções de lazer. Muitas dessas cidades possuem locais históricos, parques nacionais, belas praias ou montanhas.
Ótimo para quem gosta de aproveitar o dia e fazer atividades ao ar livre, por exemplo.
Algumas dessas cidades são inclusive destinos turísticos que recebem muitos visitantes em determinadas épocas do ano.
5 – Transporte público
Nós citamos brevemente a questão do transporte público, mas é um assunto que vale um tópico inteiro para discussão.
Ainda mais, porque, principalmente nas cidades maiores, o intercambista tende a depender bastante do transporte público.
Isso acontece porque, grande parte das vezes, especialmente nos primeiros meses, a distância da casa para a escola ou para o trabalho a se percorrer pode ser grande.
A boa notícia é que o transporte público nos melhores lugares para intercâmbio funcionam muito bem, e dependendo da cidade, o estudante ainda pode ter desconto na tarifa.
Do mesmo modo nas cidades menores, onde muitas vezes o estudante não vai nem precisar usar o transporte público.
Todavia, caso você precise do transporte saiba que vai ter opções de ônibus, e dependendo da cidade, pode ser que tenha também o trem, o bonde ou a balsa.
Em alguns dos melhores lugares para intercâmbio como a Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia o transporte público funciona bem e cumprem os horários.
Por último, outra vantagem é que você não vai enfrentar trânsito, e com isso ganhar tempo para fazer mais coisas no seu dia!
Gostou das dicas que nós separamos para você decidir quais os melhores lugares para intercâmbio?
Com base nessas informações, qual é o melhor lugar para o seu intercâmbio? As cidades grandes ou as pequenas? Responda para a gente nos comentários!
E se você tiver ficado com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto não deixe de conferir abaixo o vídeo que a WEST 1 TV preparou sobre o assunto:
Para receber mais posts como esse é só se inscrever na nossa newsletter logo abaixo! Não deixe de compartilhar esse texto com os seus amigos para que eles também possam escolher os melhores lugares para intercâmbio!
Artigos Relacionados
0 Comentários