Onde morar no Intercâmbio: 5 Dicas para escolher o bairro ideal!
Já nas primeiras fases do planejamento da viagem a dúvida onde morar no intercâmbio assola a vida de muitos estudantes.
É relaticamente simples encontrar na Internet informações sobre os bairros mais conhecidos nos principais destinos de intercâmbio como: Austrália, Canadá, Irlanda, e Nova Zelândia.
Todavia, muito além do básico é preciso levar em consideração diversos fatores na hora dessa escolha. E para ajudar você nós separamos 5 dicas para escolher o baixo ideal onde morar no intercâmbio! Confira:
1 – Onde morar no Intercâmbio: A localização.
A localização da residência no intercâmbio é um assunto que gera bastante dúvida nos intercambista. Do contrário do Brasil, nos principais destinos como a Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia geralmente as acomodações não ficam nos centros.
Isso porque no centro é onde estão localizados os escritórios, restaurantes, bares, cafeterias, lojas e comércio em geral. Não que você não encontre acomodações, mas é mais comum que elas fiquem nos bairros ao redor.
Nesse sentido, quanto mais próximo ao centro e arredores, as acomodações costumam ser mais caras do que nos bairros mais afastados. Todavia, pode ser que compense se você gosta de estar perto do agito e quer economizar no transporte público.
Para quem prefere fazer tudo a pé ou depender o mínimo possível do transporte público, o ideal é morar no centro da cidade ou nos bairros ao redor.
Contudo, nos bairros mais afastados do centro o aluguel pode ser mais barato, o que te possibilita morar com mais conforto. Em outras palavras, morar em uma casa maior e ter mais tranquilidade, caso seu perfil seja de uma pessoa mais quieta.
Acima de tudo é importante se atentar às opções de transporte público que o bairro te oferece, já que provevelmente você vai depender mais desse meio de transporte para se locomover.
Por fim, há ainda quem prefira utilizar bicicleta, patinete ou outros meios de locomoção alternativos. A boa notícia é que em grande parte das cidades há ciclovias bem sinalizadas.
2 – Onde morar no Intercâmbio: Agito vs. tranquilidade
Cada intercambista tem seu perfil e estilo de vida! Ou seja, na hora de escolher o bairro onde vai morar, procure saber sobre o quanto aquele bairro é agitado ou mais tranquilo.
Nesse sentido, pessoas que gostam de aproveitar o dia podem preferir um lugar onde a noite não é tão movimentada. Em contra partida, quem gosta de balada pode preferir um bairro que tenha opções de bares e boates.
Por fim, é imporante ressaltar que você também irá encontrar bairros mais movimentados e barulhentos durante o dia do que outros. Tudo isso deve ser levado em consideração e a escolha deve ser feita de acordo com o seu perfil.
3 – Onde morar no Intercâmbio: A insfraestrutura
Dependendo do destino que você pretende estudar você pode encontrar bairros com caracteristicas bem destintas.
Assim, em algumas cidades, você vai encontrar muitas áreas verdes e parques. Por outro lado em alguns você vai encontrar mais centro comerciais.
Nesse sentido, fica mais fácil escolher um bairro pensando no que é importante para você. Seja parques, praças, parquinho para as crianças, e pelo menos um centro comercial com supermercados, bancos, correios e até shoppings.
Em contra partida, dependendo da cidade onde você vai fazer intercâmbio, pode ser que um bairro tenha mais parques ou mais comércio do que outro.
Nesse caso você deve avaliar o que considera mais importante de ter acesso no seu dia-a-dia e escolher o bairro que te oferece a melhor infraestrutura de acordo com seu perfil e estilo de vida.
4 – Onde morar no Intercâmbio: Quais características considerar?
Além das características já citadas existem algumas outras que são importantes na hora de escolher onde morar no intercâmbio.
Nesse sentido existem bairros, por exemplo, que se destacam por terem praia, outros por estarem em meio à vegetação, e há ainda aqueles que são mais urbanos.
Tudo vai depender do seu estilo pessoal. Nesse sentido, pode ser que o bairro ideal para você seja onde o aluguel é bem mais barato. Onde você poderá morar em uma casa muito melhor do que em outros, mais próximos do centro.
Por fim, tenha sempre em mente que você deve levar em consideração o que mais faz diferença pra você..
5 – Onde morar no Intercâmbio: Qual o seu perfil?
Você deve ter percebido que no decorrer do texto uma informação foi bem recorrente: o seu perfil!
Isso porque quem você é e o que você realmente quer conta bastante na hora de descobrir onde morar no intercâmbio.
Por isso, antes de embarcar para a sua viagem de estudos, pare por um momento e entenda como você quer viver durante o seu intercâmbio.
Isso será importantíssimo no tipo de experiência você vai ter. Sabendo disso, faça as suas escolhas inspiradas em você no seu perfil, propósitos e desejos.
E se você tiver alguma dúvida é só dar uma olhada no video abaixo que a WEST 1 TV preparou sobre o assunto:
E para fazer essa escolha com segurança, conte com todo o apoio da WEST 1. Solicite agora mesmo o atendimento personalizado de um dos nossos consultores! Você terá ao seu lado um profissional que entende do assunto e vai saber te orientar em todas as etapas do processo de planejamento e preparativos do intercâmbio.
Se você gostou desse post não deixe de compartilhar com os seus amigos e familiares! E se quiser ficar por dentro dessa e de muitas outras novidades é só de inscrever na nossa newsletter logo abaixo:
Artigos Relacionados
0 Comentários