4 passos para conseguir um trabalho no intercâmbio

Trabalho no Intercâmbio
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma das dúvidas que os estudantes mais possuem após começarem o planejamento do intercâmbio é: posso trabalhar durante os meus estudos? Em países como a Austrália, o Canadá, a Irlanda e a Nova Zelândia você pode sim conseguir um trabalho e para que você entenda um pouco sobre o processo e sobre como conquistar uma oportunidade de trabalho no intercâmbio, nós separamos as quatro dicas abaixo: 

1 – Faça o tão temido networking

Algumas pessoas quando escutam a palavras networking tem até calafrios, mas se relacionar é uma das qualidade mais importantes na hora de você conseguir um trabalho durante o seu intercâmbio. 

Isso porque você estará mantendo contato com diversos estudantes que estão na mesma situação que você e formam uma rede incrível de oportunidades. Um colega que estuda na mesma sala, o seu professor  ou até mesmo um roommate podem ter conhecimento de alguma oportunidade. Por isso, fale para as pessoas que você está em busca de um trabalho, pois isso irá fazer bastante diferença.

Além disso, é muito comum quando um estudante está saindo de uma oportunidade para a outra ou sendo promovido, indicar algum amigo para o antigo empregador. Essa indicação muitas as vezes é essencial para que você consiga uma ótima colocação no mercado de trabalho. 

2- É importante colocar o pé na rua!

Assim com é no seu país de origem uma oportunidade não irá cair do céu. Por isso, gastar a sola do sapato é essencial para que você conseguir um trabalho no intercâmbio! Peça ajuda para a sua agência para fazer o seu currículo e coloque o pé na rua para distribuí-lo. 

Na WEST 1, por exemplo, você terá acesso a diversos workshops e palestras  que irão ajudar você a se inserir no mercado de trabalho. Nestes eventos você aprenderá sobre as principais leis e como funciona o mercado de trabalho, além de dicas sobre as principais atividades que estão disponíveis para os estudantes. Participe! 

3- Estude! 

Um dos principais pontos para que você consiga uma ótima oportunidade de trabalho durante o seu intercâmbio é o seu domínio do inglês. Com um nível de inglês muito baixo pode demorar um pouco mais para que você consiga uma oportunidade. Além disso, um nível muito básico dará acesso a oportunidades que muitas vezes oferecem um salário um pouco mais baixo. 

Além de caprichar nos estudos, você também pode desenvolver outras características muito bem vistas pelos empregadores como flexibilidade, jogo de cintura, saber trabalhar em equipe e a sua própria desenvoltura em atendimento pode ser uma boa carta na manga para conseguir um ótimo emprego durante o seu intercâmbio. 

4- Como diz aquela música: tente outra vez… 

Em uma das suas mais famosas canções o músico brasileiro Raul Seixas frisava: TENTE OUTRA VEZ! Ser resiliente é uma característica muito importante na hora de procurar uma oportunidade de trabalho no seu intercâmbio. 

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Pode demorar um pouco para uma oportunidade aparecer para você ou você pode começar com uma vaga que pode não ser muito adequada ao seu perfil, mas o importante é não desistir. 

Persista, pois continuar seguindo em frente será um grande diferencial para você! Aprenda com cada uma das suas tentativas. Se você não foi bem em uma entrevista, pergunte para o empregador onde você errou, revise mentalmente todos os pontos que você acha que deixou a desejar e anote para que você possa treinar e ser melhor da próxima vez. 

Uma chance sempre vai surgir! Esteja preparado para quando isso acontecer, pois a oportunidade ideal para você estará lá quando chegar o momento certo. 

Tão importante quanto tudo o que você leu até agora é desmistificar um termo que incomoda muitos intercambistas: subemprego. Uma das definições do que é um subemprego diz que ele é um emprego não qualificado, de remuneração muito baixa, ou emprego informal, sem vínculo ou garantia.

É fato que os empregos na área de hospitalidade, que é a área que mais acolhe os intercambistas e engloba atividades desde garçom a cleaner, são de atividades que não exigem uma formação acadêmica, mas você precisa sim de uma qualificação para poder exercer essas atividades. Na Austrália, por exemplo para que você trabalhe manipulando bebidas alcoólicas você precisará de um RSA (Responsible Service of Alcohol). 

Já Irlanda para trabalhar nas áreas de cleaner, retail, housekeeper, kitchen porter, construction site, warehouse, food packaging você irá precisar de uma certificação chamada Manual Handling. Além disso os salários oferecidos para o desempenho dessas atividades estão dentro e alguma atividades até mesmo acima do salário mínimo do país.

Pois isso, lembre-se de que pode ser um emprego diferente daquele que você provavelmente possa ter se formado, mas assim como qualquer outra atividade é um emprego e independente se ele seja de cleaner, garçom ou até mesmo na construção civil através dele você terá contato com diversas outras pessoas e irá enfrentar diversos desafios, para os quais, no caso de você estar aberto, podem ajudar você a desenvolver competências que irão te ajudar a ser melhor como profissional e pessoa, além de te colocar em contato com pessoas do mundo inteiro ajudando você a desenvolver ainda mais o seu domínio do idioma em situações desafiantes! 

Gostou das nossas dicas que nós separamos para que você consiga um trabalho no intercâmbio? Então compartilhe com os seus amigos para que eles também possam aprender um pouco mais algumas das oportunidades que estão disponíveis para que vocês durante a sua viagem de estudos! Não se esqueça de se inscrever logo abaixo na nossa newsletter para receber mais textos como esse diretamente no seu e-mail. 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Powered by Rock Convert
    Você também pode gostar

    Deixe um comentário