Os 7 mitos e verdades sobre o intercâmbio

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Toda situação nova gera uma certa insegurança. Imagine a sensação de ir estudar por um tempo em outro país. Não é a toa que muitos mitos e verdades sobre intercâmbio rondam a vida de quem ousa pensar em embarcar nessa experiência.

E não é só isso: o fato de ver-se imerso em um idioma, cultura e clima diferentes vem carregado de expectativa e incertezas. Entretanto, algumas das coisas que você vai ouvir, existem apenas no imaginário popular.

Pensando em ajudar nessa questão, fizemos este post. Aqui, vamos abordar 7 informações sobre o intercâmbio, desmistificando alguns mitos e revelando alguns fatos que você nem imaginava serem verdade. Acompanhe!

1. Intercâmbio é um investimento muito caro

Mito. Sim, você vai gastar com as passagens, a mensalidade da escola e as despesas para se manter. Porém, a tendência é que os gastos sejam maiores no primeiro mês, se estabilizando depois desse período.

Os cursos de idioma aqui no Brasil também não são baratos e, no final das contas, dependendo do destino e duração do intercâmbio, o valor não sai muito acima. E você ainda tem a vantagem de poder se planejar com antecedência e aproveitar promoções de passagens e cursos, além de buscar opções mais econômicas de moradia.

Outro ponto importante lembrar é que existem destinos onde o estudante pode trabalhar enquanto estuda, caso da Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Com isso é possível “bancar” o tempo de estadia no país durante o intercâmbio.

2. Você precisa dominar o idioma antes de viajar

Mito. O objetivo do intercâmbio é exatamente aprimorar o seu nível no idioma de estudo. Entretanto, algum conhecimento prévio é importante para que você se sinta mais seguro na chegada.

Existem cursos no exterior para todos os níveis de fluência e o tempo que você levará para adquiri-la não depende, necessariamente, do seu conhecimento prévio.

3. Você pode viajar durante o intercâmbio

Verdade. Com um pouco de planejamento e algumas economias, é possível conhecer cidades e países vizinhos.

Há opções baratas para passeios de final de semana e você pode aproveitar a oportunidade de ir a um lugar novo. Mas lembre-se: foco nos estudos!

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

4. Viagem de turismo é a mesma coisa que intercâmbio

Mito. Não caia nessa de pensar que a sua viagem de férias para outro país vai aprimorar o seu inglês igual a um intercâmbio.

No intercâmbio, você está mais focado em aprender sobre o idioma e a cultura locais. Numa viagem de turismo, você busca se desestressar e divertir. É claro que isso não significa que um intercambista não possa se divertir, apenas não deve perder o foco nos estudos.

5. O mercado de trabalho valoriza o intercâmbio

Verdade. Um profissional que tem essa experiência em seu currículo pode obter vantagem, em uma entrevista, sobre outro que tenha as mesmas qualificações, porém sem a vivência no exterior.

Além do conhecimento do idioma, o intercâmbio traz uma maior capacidade de adaptação e de conviver e lidar com o “diferente”.

6. Os cursos no exterior são iguais aos do Brasil

Mito. A estrutura dos cursos no exterior costuma ser diferente do sistema das escolas brasileiras. E isso ainda pode variar de país para país.

Mas também não significa que são mais exigentes: tudo vai depender do nível, da organização e do padrão da localidade em que você vai estudar.

7. Você ganhará maturidade e independência

Verdade. Imagine-se em um país estranho, sem conhecer ninguém. Você terá que resolver sozinho boa parte dos possíveis imprevistos que ocorrerem.

Também será o único responsável por suas contas, seus pertences e seus horários. Assim, “se virar” no dia a dia aqui no Brasil será algo que você vai tirar de letra.

Gostou desses mitos e verdades sobre intercâmbio? Ainda tem alguma dúvida em relação ao assunto? Conte para a gente nos comentários!

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário