Listamos as melhores cidades da Oceania para se fazer um intercâmbio!
A Oceania, menor continente do mundo, tem entre seus 14 países cidades com boas condições de estudo, moradia e trabalho. Ou seja, essa é a prova de que tamanho não é documento, já que a Oceania, mesmo pequena, se destaca em ensino e qualidade de vida.
Então, perceba que pode valer a pena ter a experiência de um intercâmbio em destinos menos óbvios, como os EUA. Além das razões citadas, as principais cidades da Oceania têm um custo de vida menor se comparadas às do país americano, fazendo com que o intercâmbio se torne mais barato.
Se você já decidiu que fará intercâmbio em algum dos países da Oceania, já tem meio caminho andado em direção à decisão. Porém, ainda precisa especificar um pouco mais sua escolha. Continue a leitura e saiba mais sobre as principais cidades do continente para escolher a que mais se encaixa em seu perfil!
Quais são as características gerais sobre a Oceania?
Primeiramente, existem algumas informações sobre a Oceania que você deve entender antes de escolher uma cidade para o intercâmbio. Por exemplo, esse continente fica ao Sudeste da Ásia, um pouco mais afastado dos demais e tendo um grande conjunto de ilhas em volta.
A quantidade de ilhas é justificada pelo encontro entre placas tectônicas ao longo do oceano que engloba o continente. Assim, algumas ilhas no entorno, na verdade, pertencem a outros continentes próximos.
O fato é que a porção do globo considerada como Oceania forma uma área total de 8.480.355 km² e é habitada por mais de 42 milhões de pessoas. Além disso, esse continente tem predominantemente clima e vegetação tropical. Isso porque ele é dividido pela Linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao Sul.
Quais são os melhores lugares para fazer intercâmbio na Oceania?
A melhor cidade para fazer intercâmbio na Oceania depende das suas preferências, condições financeiras e outros aspectos. Por isso, listamos algumas indicações para ajudar na sua escolha. Acompanhe!
Austrália
Falar de países da Oceania sem citar a Austrália é como falar da história do futebol no Brasil sem citar Pelé. Isso porque o país é o maior, mais conhecido e mais rico do continente, tendo cerca de 26 milhões de habitantes, segundo informações de 2022.
Outro ponto de destaque da Austrália é a educação, do ensino básico ao superior. Isso porque esse assunto é prioridade para o Governo do país, que investe em políticas públicas, leis e ferramentas, tudo para que os estudos sejam mais inovadores, competitivos e comprometidos com a ciência, o que eleva as chances no mercado de trabalho.
Quer uma prova do nível de investimento educacional da Austrália? O QS World University Ranking 2022 – 2023, que lista as melhores universidades do mundo, tem 20 universidades desse país no ranking. Por isso, é uma boa opção fazer intercâmbio na Austrália e estudar em uma de suas universidades de prestígio.
Sydney
Sydney, a capital do estado de Nova Gales do Sul (que abriga vários brasileiros!), é uma das cidades da Austrália em que vale a pena vivenciar a experiência de um intercâmbio. O principal motivo é que as universidades de Sydney são destaques no QS World University Ranking, citado mais acima.
É o caso da Universidade de Sydney, que ocupa o 41º lugar em uma lista de quase 1.500 instituições. O critério de classificação considerou reputação acadêmica, reputação do empregador, citações por faculdade, proporção de docentes internacionais etc. Além disso, essa universidade se destaca pela biblioteca, o museu especializado, a vida cultural e as atividades de pesquisa.
Outra universidade destaque em Sydney é a Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney), que ocupa o 45º do ranking. A instituição recebe alunos de mais de 130 países, também interessados em intercâmbio, e tem alto grau de empregabilidade. É o caso de ex-estudantes que trabalham em empresas como Google, Oxfam, PayPal, Nasa, HSBC etc.
Outro diferencial da Universidade de Nova Gales do Sul é o oferecimento do programa de empreendedorismo. Então, você tem o desejo de construir ou ser sócio de alguma startup? Mais um motivo para seguir o intercâmbio na cidade de Sydney.
Camberra
Ao se falar em cidades de destaque na Austrália, a capital, Camberra, não poderia ficar de fora. Ela também se sobressai quando o assunto é educação de qualidade, embora não seja uma localidade tão populosa e conhecida. Ainda assim, além das instituições de ensino qualificadas, Camberra tem clima agradável e boas atrações turísticas.
Entre as instituições de maior renome fica a Universidade Nacional Australiana, que ocupa a 30º posição das melhores do mundo. Ela é focada em graduação, pós-graduação e pesquisa. Além disso, tem parceria com Yale, Cambridge e Oxford, universidades renomadas de outros continentes.
Melbourne
Ao sul de Sydney fica Melbourne, considerada por 7 anos seguidos a melhor cidade do mundo, segundo a revista The Economist, devido à qualidade de vida oferecida. Além disso, Melbourne também chama a atenção pela alta empregabilidade, principalmente na indústria hoteleira e de eventos.
Nova Zelândia
Outro país que não pode se ausentar da lista quando se fala da Oceania é a Nova Zelândia, a 2.000 km de distância da Austrália. Nesse percurso, os visitantes apreciam paisagens cheias de vulcões, montanhas e praias.
Auckland
Como o seu foco principal é a educação, saiba que a cidade da Nova Zelândia cuja universidade se destaca é Auckland. Trata-se de um polo econômico cheio de institutos profissionalizantes e técnicos, ótimas opções para potencializar suas oportunidades no mercado de trabalho. Ademais, existem várias escolas de inglês para quem foca em aprender o idioma.
Wellington
É outra cidade da Nova Zelândia que pode ser uma alternativa, a terceira mais populosa do país. Wellington pode ser uma boa opção para ampliar o conhecimento cultural e do idioma estrangeiro. E ainda, existem grandes companhias de dança e museus na região, para quem curte esse tipo de assunto.
Então, o que achou dos principais países na Oceania — Nova Zelândia e Austrália — e das suas cidades mais notáveis para o seu intercâmbio? Seja qual for a sua escolha, qualquer um dos destinos tem instituições de qualidade e bagagem cultural para proporcionar experiências ricas.
Gostou das opções trazidas, mas também quer conhecer outros destinos de intercâmbio e assuntos relacionados? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo. Estamos no Facebook, YouTube, Instagram!
Artigos Relacionados
0 Comentários