Como escolher entre a Austrália e a Nova Zelândia? Veja como eu decidi!

Nova Zelândia ou Austrália
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O ano de 2019 foi muito importante para mim. Acabei de me formar e em 2020, finalmente, vou realizar um sonho antigo: fazer intercâmbio! Mas posso contar um segredo? Não foi nada fácil tirar esse desejo do papel. Eu contei com a ajuda de muita gente boa e o pessoal da WEST1 foi essencial.

Desde que entrei na faculdade ou até antes disso, sempre soube que faria um intercambio. Não sabia quando, nem para onde, mas esses eram detalhes que na hora certa eu aprenderia a lidar. Quando entrei no último ano do meu curso, decidi que estava na hora de começar a pensar nessas coisas.

No entanto, escolher o meu destino foi mais difícil do que eu imaginei que seria. Primeiro conversei com alguns amigos que já se arriscaram nessa aventura, uns foram para o Canadá, outros para a Irlanda. Porém, nenhum desses chegou a mexer comigo de verdade. Até que me falaram da Nova Zelândia ou Austrália. A Oceania sempre me chamou a atenção.

O que descobri sobre Nova Zelândia e Austrália?

O clima é parecido com o brasileiro. A fauna e a flora são um caso a parte, devido a sua variedade. O continente foi colonizado recentemente, assim como a América, só que com muitas ilhas a mais para compor a paisagem. Fiquei em dúvida entre os dois destinos, mas, pelo lado bom, tinha reduzido para duas as minhas opções. Isso facilitou minha vida, porém não tanto como eu gostaria.

A minha primeira estratégia foi pesquisar na internet as vantagens e desvantagens dos dois lugares. Descobri muita coisa interessante. Os dois países têm temperaturas parecidas com as brasileiras, o que ajudará na minha adaptação, e ambos são ótimos para quem quer fazer intercâmbio.

Na Austrália, pelo que investiguei, o estilo de vida é mais praiano e a população é formada por muitos imigrantes, o que garante muita diversidade e oportunidades de conhecer outros estilos de vida.

A cultura tem grande influência britânica, pois foi a Grã Bretanha que colonizou o lugar. O povo é, comumente, muito receptivo com as pessoas de fora. Lá eles valorizam a vida, a diversidade, o meio ambiente e os direitos humanos.

Já na Nova Zelândia, onde as paisagens são formadas por grandes florestas, o estilo de vida é mais campestre e os esportes de aventura são um ponto forte. O país também tem algum histórico de imigração, como a Austrália, contudo, não é tão diverso quanto ela.

Eles preferem preservar as tradições e a cultura do povo Maori, nativos que ocupavam a região antes da colonização. O custo de vida lá é bem atrativo quando comparado ao da Austrália, que apesar de ter preços elevados, oferece um ótimo salário para os trabalhadores.

Também entrei em contato com pessoas que elegeram um dos dois lugares. O que ouvi me agradou muito. Todos disseram que foi uma experiência extremamente relevante nas suas vidas e que se fosse para escolher novamente, seria entre os dois destinos.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Consegui o contato de uma antiga colega de escola, que foi para a Austrália para estudar por um ano, gostou tanto do país que resolveu ficar por tempo indeterminado. Ela me contou que se identificou tanto com as pessoas, que foi tão bem recepcionada e ainda me disse que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de lá é um dos maiores do mundo e que a qualidade das escolas é excelente.

Como a WEST 1 me ajudou a fazer a escolha certa?

Entretanto, depois de muitas pesquisas e descobertas, eu ainda estava em dúvida. Nova Zelândia ou Austrália, qual escolher? Os dois países tinham muitos pontos em comum e suas particularidades me conquistavam de um jeito diferente. Foi em uma dessas buscas para tentar escolher o melhor lugar para ir, de acordo com o meu perfil, que encontrei a WEST1. Aí tudo mudou.

A agência de intercambio não só me mostrou as vantagens e desvantagens dos dois lugares, mas ela fez algo que eu não tinha pensado. Eu estava avaliando os pós e contras, mas me esqueci de analisar sistematicamente com qual eu me identificava mais. Em que tipo de lugar eu me adaptaria melhor, o que eu estava realmente indo buscar, além do aprimoramento do inglês. Depois que fizemos isso, tudo ficou mais claro para mim.

Por ter uma vasta experiência na área de intercâmbio, a equipe da WEST 1 me apresentou dados que eu não conseguiria pela internet. Informação que só quem trabalha com esse tipo de atividade oferece aos seus clientes.

Eles me deram detalhes sobre o dia a dia e a rotina dos lugares, me deixaram a par dos cursos, faculdades e das cidades mais propícias para realizar meus estudos. Ajudaram a estabelecer meus gastos, quanto dinheiro seria necessário e disponibilizaram toda sua estrutura para que a minha experiência seja a mais incrível. Posso dizer que já está sendo!

Estou de malas prontas e embarco na primeira semana de 2020 para a Austrália. Quero conhecer muito mais que cangurus e coalas. Meu desejo é aproveitar a oportunidade que é estar em outro país, conviver e vivenciar sua cultura e sua diversidade e ainda aprimorar o meu inglês.

Como o intercâmbio vai impactar na minha vida?

Creio que isso vai agregar muito ao meu currículo profissional, vou poder voltar ao Brasil com um grande diferencial para fazer o que eu gosto. Além, é claro, de acrescentar à minha vida pessoal, mudar algumas perspectivas e quebrar uns paradigmas que criei, principalmente, em relação a mim mesmo.

Afinal, nunca morei sozinho. Será também um novo desafio. Ficar longe da minha família, dos meus amigos, de uma realidade com a qual eu estava acostumado. Isso também me fará amadurecer. Pretendo voltar um profissional mais qualificado e um ser humano mais adaptável para encarar os percalços da vida.

Optar entre Nova Zelândia ou Austrália foi difícil, mas se eu não tivesse contado com o apoio e o suporte da WEST1 teria sido pior. A agência abraçou meu sonho como se fosse dela. Sem contar o profissionalismo com que sempre trataram meus objetivos. Só tenho a agradecer a todos por me ajudarem a conquistar minhas metas.

Você também quer a ajuda da WEST 1 para escolher o seu país para fazer seu intercâmbio? Então entre em contato com eles agora mesmo!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário