Qual o MBA certo para mim?
Ao buscar um curso de MBA no exterior, a quantidade de opções de escolas pode confundir o estudante, mas isso não é necessariamente ruim! O grande leque de opções pode estar a seu favor.
Ter um diploma de graduação continua sendo muito relevante, mas as qualificações que um MBA oferece a você é ainda mais. O mercado está cada vez mais apertado, a concorrência é feroz e a única coisa que separa você do seu oponente são suas habilidades e experiência. Acredite ou não – um MBA na escola certa é uma das melhores e mais rápidas maneiras de conseguir um emprego melhor e acelerar sua carreira.
Mas antes de sair correndo para obter um MBA, você precisa saber de algumas coisas. Por isso que preparamos este guia prático para ajudá-lo a escolher um programa de MBA que seja ideal para você.
Por que eu deveria fazer um MBA?
Você alguma vez já se perguntou o por que exatamente você gostaria de fazer um MBA? Pode ser para aumentar as suas oportunidades de carreira? Abrir novas áreas de especialização? Obter essa transferência de trabalho para o exterior? Puro tédio!?
O fato é que só é vantagem prosseguir com uma formação se ela adicionar peso ao seu próprio avanço pessoal, certo? Se ela realmente contribuir para o seu crescimento. Mas ainda fica a dúvida: o MBA, pelos padrões de hoje, ainda é o caminho para o topo? É a chave para o sucesso?
Ao longo da última década, a disponibilidade de cursos de graduação aumentou exponencialmente. Parece que todos, e até mesmo seu cachorro têm uma, não? Devido ao número impressionante de pessoas que se formaram todos os anos, podemos dizer que isso tornou o MBA algo redundante? Bem, algumas pesquisas sugerem que você estaria errado em pensar assim. Vamos dar uma olhada em algumas delas:
Percepção dos empregadores sobre o MBA
Com os olhos de todos plantados no mercado de trabalho, você deve estar se perguntando como um MBA pode ajudá-lo a ter sucesso e se destacar frente aos seus concorrentes. Foi justamente com está questão em mente que o Conselho de Admissão de Gerenciamento de Graduados (GMAC), realizou recentemente uma variedade de pesquisas que mergulharam nas mentes dos empregadores e o que eles pensam do MBA:
- 9 de cada 10 empregadores que planejam contratar graduados de MBA e devem manter ou aumentar o número de vagas abertas.
- Houve um aumento de 69% para 72% dos empregadores que esperam contratar graduados de MBA a partir de 2015.
- Os salários devem aumentar significativamente nos próximos 12 meses.
- Mais de metade dos empregadores (entre 54% e 74%) planejam aumentar os novos salários de candidatos que possuem um MBA ou mestrado de negócios a partir de 2015.
Bônus: quase dois terços (64%) dos empregadores se classificam como em um período de expansão e crescimento, o que significa que eles estarão susceptíveis a contratar uma maior quantidade de estudantes de MBA.
Então, qual MBA é certo para mim?
Encontrar a escola certa é muito mais do que apenas olhar para rankings das universidades e enviar aplicações para os 5% superiores. Na verdade, ao considerar os benefícios de ter um MBA, nós recomendamos que o “prestígio” seja um dos últimos fatores da lista. A chave para fazer a escolha certa é entender exatamente porque você quer fazer um MBA e o que você espera que ele agregue para você.
Dito isto, existem 4 fatores principais para avaliar na hora de escolher a escola certa para você:
1) Reconhecimento internacional e certificações
A Austrália é abundante em escolas de negócios, faculdades e universidades reconhecidas globalmente. Um diploma reconhecido internacionalmente agrega valor a qualquer carreira, e definitivamente é algo a considerar ao se candidatar a um MBA. Procure e descubra quais escolas oferecem reconhecimento internacional e / ou credenciamento profissional relevante para o seu campo de atuação.
2) Acessibilidade
Felizmente, os programas australianos de MBA são significativamente mais baratos. A maioria das faculdades de negócios privadas oferecem FEE-HELP como um sistema de pagamento que, em poucas palavras, significa que você “estuda agora e paga mais tarde”. Você só precisa começar a pagar o seu empréstimo de estudante depois de ter encontrado um emprego que lhe paga o “limiar de reembolso compulsório”.
Se o prestígio é um fator importante para você, tenha em mente que ele vem a um preço. Você provavelmente vai pagar pelos altos custos de manutenção e administração associados à execução de algumas das maiores e mais conhecidas universidades.
Cabe lembrar que nem sempre prestígio está aliado a uma boa educação. Muitas faculdades repassam as despesas aos estudantes, empregando os como palestrantes e tutores a tempo parcial. Como resultado, você acaba recebendo a mesma educação, mas sem as vantagens adicionais de estar em um ambiente universitário rigoroso (maiores clubes sociais, eventos esportivos nacionais, etc.).
Aqui está uma analogia:
A Toyota e sua empresa irmã ‘Lexus’ podem ter uma diferença impressionante de preço e, enquanto uma pode parecer muito mais brilhante do que a outra, você encontrará os mesmos componentes embaixo do capô. A mesma matemática funciona quando você compara colégios privados com universidades!
3) Diversidade Cultural
A Austrália se beneficia de ter uma comunidade internacional muito forte e diversificada. Como os estudantes de MBA são principalmente orientados para o negócio, agregam valor para poderem se conectar com estudantes de todos os quatro cantos do globo.
A diversidade cultural da Austrália equipa graduados com um forte senso de compreensão e compaixão por pessoas de muitas origens étnicas. Os estudantes de MBA desenvolvem uma visão global do mundo e perspicácia de negócios internacionais qualidades que são altamente procuradas.
4) Flexibilidade
Uma boa notícia para aqueles estudantes que tem uma agenda agitada é que muitas faculdades australianas oferecem módulos flexíveis de meio período e de tempo integral. Para aqueles com restrições de tempo, os modos online também estão disponíveis. Por isso, pesquise! E encontre uma faculdade ou universidade que ofereça um MBA que possa se adaptar às suas necessidades individuais.
Na Kaplan Business School, por exemplo, os programas de MBA são projetados para criar os líderes empresariais do futuro. Os graduados passaram a se tornar empresários, diretores e gerentes em toda a Austrália e no mundo. Você pode visitar o site para saber mais sobre os programas de MBA mundialmente reconhecido da KBS.
Post original publicado pela Kaplan Business School – Which MBA is right for me?
Para saber mais sobre a Kaplan Business School, visite o site.
Gostou do texto? Quer saber mais sobre os cursos superiores na Austrália? Então confere o video que a WEST 1 TV gravou com o especialista Walter Scott da WEST 1 Melbourne:
Artigos Relacionados
0 Comentários