Você sabe quanto tempo leva para aprender inglês no intercâmbio?
Você está decidido a falar melhor inglês e quer saber como ser um falante ativo em menos tempo, certo?
Porém, a quantidade de horas que você vai levar nesse desafio depende de vários outros fatores, como o seu nível atual na língua, a carga horária semanal dedicada a isso, a sua facilidade em aprender um novo idioma, a imersão na cultura local, entre outros.
O intercâmbio é uma das melhores formas de você aprender inglês rápido e com mais qualidade. Se você quer saber mais sobre isso, continue lendo este texto e saiba como você pode aprender um idioma estudando (e trabalhando) fora do país!
Qual é importância de realizar o intercâmbio em inglês?
Ter contato com uma língua 24 horas por dia é algo que faz toda a diferença quando você está aprendendo o idioma. Por isso, se você está aprendendo inglês num país onde placas, letreiros, avisos e qualquer informação visual é em inglês, o que você lê todos os dias é internalizado de forma inconsciente.
Além disso, ações do dia a dia como caminhar pelas ruas, pegar o transporte público, ir ao supermercado, a uma loja, farmácia, agência bancária ou até mesmo atender seu telefone, vão te fazer treinar a escuta e a fala do idioma. E assim você aprende e desenvolve o seu inglês sem nem se dar conta.
Você também tem várias possibilidades de ficar ainda mais imerso na língua pedindo informações na rua, ouvindo rádio e assistindo TV. Essas são as grandes vantagens de estudar inglês num país onde você vai ver, ouvir e falar a língua por onde passar e a todo momento.
É como se você estivesse o tempo todo em aula, mesmo quando está fora da escola.
Essa já é uma grande vantagem para quem opta por aprender a língua no intercâmbio. Mas pra saber como subir degraus rapidamente no aprendizado do idioma, é só continuar lendo esse post.
Como saber qual é o seu nível atual em inglês?
Para falar sobre o tempo de domínio de uma língua estrangeira, é preciso se basear no Guided Learning Hours (GLH). A expressão gringa equivale à quantidade de horas que o aluno dedica ao idioma.
Geralmente, o GLH determina que, em cerca de 800 horas, o estudante consegue chegar ao nível avançado em inglês.
Por isso, quando um amigo vier dizer que ainda não fala bem inglês, apesar de ter estudado por 2 anos, leve em consideração a média definida pelo Guided.
O Common European Framework of Reference (CEFR) também estipula, a partir das horas de estudo, o seu nível de fluência. Fique ligado para saber em qual deles você se encaixa:
- A1: iniciante (até 80-100 horas);
- A2: básico (até 180-200 horas);
- B1: intermediário (até 350-400 horas);
- B2: usuário Independente (até 550-600 horas);
- C1: proficiência eficaz (até 750-800 horas);
- C2: domínio pleno (até 1.000-1.200)
Quanto tempo é preciso dedicar ao inglês por semana?
Como você viu no tópico anterior, é possível avançar no inglês quando dedicamos muitas horas à aquisição da língua estrangeira. Se você planeja chegar ao nível avançado, prepare-se para investir em tempo de estudo. Uma solução, nesse caso, é a imersão no idioma. E o que isso quer dizer.
Significa que fazer um intercâmbio para um país anglófono (que fala inglês) vai ampliar exponencialmente a sua desenvoltura em outra língua, já que você vai se expressar nela praticamente todo o dia. E, em média, quem começa no nível básico, consegue se comunicar bem no idioma em seis meses.
Já se você é daqueles que desenrola bem ao falar inglês, fique tranquilo: em um ano poderá chegar ao domínio pleno (C2) morando no exterior. Ah, vivendo em um país de língua inglesa, você vai parar de tentar traduzir as palavras que não conhece e, assim, aprender com uma metodologia mais natural e mais rápida.
Qual é a solução para aprender o inglês no intercâmbio?
Então, quer dizer que fazer intercâmbio é uma ótima maneira de aprender inglês em menos tempo? A resposta é: sim, meu caro Watson! Morar em outro país, além de ser um ganho na vida pessoal, vai colocá-lo de frente para problemas reais, com os quais você vai ter que lidar falando no idioma nativo.
No entanto, o tempo exato que vai determinar que você passe de um falante inicial para um avançado depende do seu ritmo de aprendizagem e de quantas horas se comunica em inglês por dia. É por isso que é indicado tentar se expressar ao máximo na língua que está aprendendo e não em português.
Para isso, que tal pensar em se matricular em um curso de inglês e ainda ter os benefícios de um visto de estudante no estrangeiro? Mas antes de responder à pergunta, tenha certeza: a decisão de se mudar vai dar um up na sua fluência e em você!
Agora que entende mais sobre como aprender o inglês no intercâmbio, que tal começar a planejar o seu intercâmbio? Neste guia, damos dicas imperdíveis para você dar o primeiro passo para realizar o sonho de morar e estudar fora. Corre para ler!
Artigos Relacionados
4 Comentários
O fator determinante é mesmo o comprometimento do estudante, no final é o que mais importa!
Sem dúvidas, Alexandre. O aprendizado muitas vezes depende mais do estudante do que da própria escola.
Abraços!
informações muito bem escritas, site bem legal, obrigado!
Obrigado você por acompanhar o nosso blog, Daniel!
Ficamos felizes em saber que nossos posts ajudam os nossos leitores com tudo relacionado a intercâmbio.
Não deixe de nos acompanhar aqui que semanalmente tem novos posts sendo publicados.
Grande abraço!