6 dicas para manter a saúde mental no Intercâmbio durante a pandemia.

8 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Estamos passando por um momento sem precedentes na história recente da humanidade. O isolamento social é uma realidade no mundo todo, e nos destinos de intercâmbio dos brasileiros não é diferente. Tudo isso gera consequências difíceis para lidar para a nossa saúde mental

Consequências essas que  provocam em muitos de nós sentimentos de ansiedade, medo, insegurança e incapacidade uma vez que estamos sendo atacados por um vírus que nem sequer podemos enxergar

Para ajudar você a encontrar um pouco de paz em meio a tempos turbulentos, nós produzimos esse blog post com 6 dicas para você manter a saúde mental no seu intercâmbio durante a pandemia. 

Evite um bombardeio de informações

Hoje em dia a grande maioria das pessoas tem um acesso praticamente instantâneo a qualquer tipo de informação que precise. Em menos de um minuto você pode desbloquear o seu celular, acessar o google e pesquisar por um termo, tendo acesso a uma biblioteca gigantesca de resultados para sanar a sua dúvida. 

Esse acesso em tempo real faz com que a quantidade de conhecimento que chega até você seja imensa e todo esse excesso é uma grande fonte de ansiedade para as pessoas. Ainda mais quando o assunto é a pandemia. 

É importante ressaltar que o conhecimento é uma das maiores armas que nós possuímos na luta contra o COVID-19, todavia é importante buscar por fontes confiáveis de informação.

A dica neste caso é dedicar um intervalo no seu dia para que você se atualize sobre a pandemia. Assim você evitar ser bombardeado por informações focando nas notícias que realmente importam.  

Crie uma rotina

A rotina de praticamente todo mundo virou de cabeça para baixo em um intervalo de tempo muito curto. Por isso, criar uma rotina para trazer um pouco de normalidade e controle pode ser muito benéfico para a sua saúde mental

Utilize o tempo que você estaria se deslocando para o trabalho para fazer alguns exercícios e alongamentos em casa, existe uma gama muito grande de canais que fazem trabalhos incríveis e muito responsáveis nesse sentido. Além de ajudar a movimentar o corpo irá te ajudar a tirar o pijama para encarar o novo dia.

Procure se alimentar bem ao longo do dia e caso você tenha a possibilidade de trabalhar de casa não faça disso um motivo para trabalhar mais horas do que o estipulado.

É preciso encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal quando você não muda de ambiente, pois caso contrário, tudo se confunde e você pode ficar com a sensação de que não faz bem nem suas tarefas de trabalho e nem as pessoais. Isso pode prejudicar sua saúde mental.

Por último, muito mais importante do que acordar no mesmo horário é você ter uma rotina para dormir! Coloque o despertador para que você possa dormir sempre no mesmo horário.

Crie uma atmosfera que garanta uma boa noite se sono, como evitar ficar no celular ou diminuir as luzes da casa. Ler antes de dormir é uma ótima coisa para acrescentar a sua rotina

Não deixe de se comunicar com as pessoas

Começamos este blog post por um dos pontos negativos da tecnologia, mas ela também é uma excelente aliada para ajudar você a manter a sua saúde mental durante a pandemia uma vez que ela tem o poder de quebrar as barreiras permitindo que você possa se comunicar com aqueles que ama e que estão longe nesse momento através de plataformas como Instagram, Facebook, WhatsApp, Skype, entre outras. 

Estar próximo de alguém que amamos, mesmo que de forma virtual, é muito importante para a nossa saúde nesse momento. Por isso, não deixe de falar com sua família e seus amigos mesmo que eles estejam distantes. Ligue para sua avó, dê bom dia para sua mãe, pergunte no grupo de amigos como todos estão. Vai ser bom pra você e pra eles. 

Essa pandemia pode aflorar sentimentos negativos, de solidão, abandono e até rejeição. E por isso é importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama. Sem contar que é uma ótima maneira de se distrair e passar o tempo.

Dedique-se a atividades que você gosta

Ir com calma, sendo gentil com você e cuidando da sua saúde mental deve ser a sua prioridade durante esse período de isolamento social. Todavia, aproveitar esse período para desenvolver uma nova habilidade ou aprimorar o seu inglês pode ajudá-lo nesse processo de manter o psicológico alinhado.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

E nessa hora qualquer novo conhecimento vale a pena para ocupar a sua rotina. Aprender a cozinhar, fazer pão ou um curso para desenvolver uma nova habilidade que irá ajudá-lo no mercado de trabalho pós pandemia. 

Tempo agora não te falta, já que os compromissos sociais estão limitados. Então separe momentos para se desligar um pouco do celular, do computador e da TV e invista naquilo que te dá prazer e te acrescenta.

Acalme sua mente

De uns anos para cá, é cada vez mais crescente o número de pessoas que procuram um refúgio para se conhecer melhor e aquietar um pouco a mente na meditação. Inclusive buscar o conforto emocional dentro de você mesmo é uma ferramenta incrível não só para esse momento de distanciamento, mas para qualquer questão da sua vida! 

Esse é um hábito que não poderia ser mais simples. Você só precisa se sentar em uma posição confortável, fechar os olhos (caso você queira, você também pode optar por focar em um ponto para evitar as distrações do ambiente) e prestar atenção na sua respiração. Literalmente estar presente no agora e colocar a atenção em uma das reações mais primordiais do nosso corpo que é respirar. 

Comece com um minuto, mas dê o primeiro passo. Você pode fazer por 5 a 10 minutos pela manhã e à noite. Se você estiver precisando de uma ajudinha existem uma infinidade de ótimos aplicativos que inclusive possuem opções de meditação guiada que são incríveis. 

Com a prática, você vai perceber que os níveis de ansiedade e estresse irão diminuir bastante, fortalecendo seu sistema imunológico, o que é essencial para esse momento que estamos passando.

Caso não seja fã de meditação ou tente fazer e não goste, busque outras alternativas. Se você tirar alguns minutos do seu dia pra ler mensagens positivas, assistir a vídeos leves que transmitem coisas boas, ou até mesmo praticar rituais espirituais de acordo com o que acredita, tudo isso pode te ajudar de alguma forma a manter mente e corpo sãos.

Busque ajuda

Mais importante do que qualquer uma das dicas que nós demos acima é saber que você não está sozinho nessa. Por isso, se as coisas estiverem pesadas demais, procure por ajuda. Busque uma rede de apoio. Existem um monte de pessoas que estão se reunindo virtualmente para ajudarem uns aos outros a lidarem emocionalmente com essa situação que estamos vivendo que não tem precedentes. 

Além disso, você sempre poderá contar com o time WEST 1 para tudo o que precisar, inclusive um ombro amigo em momentos difíceis. As escolas em geral também oferecem apoio emocional, com profissionais que auxiliam os estudantes em situações adversas.

Mas também é possível buscar ajuda gratuita de profissionais como psicólogos, terapeutas e psicoterapeutas pela internet e linhas telefônicas específicas oferecidas pelos governos

Na Austrália, por exemplo, no site www.studyinaustralia.gov.au você encontra os telefones dos centros de apoio emocional, além de informações que interessam aos estudantes internacionais relacionadas ao enfrentamento da pandemia do coronavírus

E não deixe de olhar ao seu redor. Sempre tem pessoas dispostas a nos ajudar, não importa em que situação a gente se encontre. A gente pode inclusive se surpreender porque a ajuda pode vir de onde menos esperamos. 

O mais importante é a gente não querer enfrentar tudo sozinhos é algo normal e perfeitamente compreensível, ainda mais num momento como esse, que ninguém esperava que fosse acontecer, e por isso quase ninguém sabe como lidar.

Se você quiser se inspirar com algumas histórias incríveis você pode acompanhar a nossa playlist “Intercambista Otimista” logo abaixo!  

Se você quiser saber mais sobre o assunto também pode conferir o vídeo abaixo que a Mari da WEST 1 TV gravou com o Danilo diretor da WEST 1 com dicas para você não deixar que a pandemia afete a realidade do seu intercâmbio.

Gostou das nossas dicas que nós separamos para que você neste blog post? Então compartilhe com todos os que você conhece, pois essas palavras que você leu aqui podem ajudar bastante alguém que não está muito bem durante esse momento e você pode ajudar a transformar a vida dessa pessoa. Não se esqueça de se inscrever logo abaixo na nossa newsletter para receber mais textos como esse diretamente no seu e-mail.  

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Powered by Rock Convert
    Você também pode gostar

    Deixe um comentário