5 Dicas INFALÍVEIS para uma entrevista de emprego no intercâmbio
Se estudar no exterior é de certa forma desafiador, imagine uma entrevista de emprego no intercâmbio!
Poder trabalhar enquanto estuda é uma das vantagens dos intercambistas em alguns países dependendo do curso que você vai fazer e da duração do intercâmbio.
O trabalho proporciona não só a oportunidade de receber na moeda local, mas também de aprender sobre o mercado de trabalho daquele lugar e adquirir novas experiências.
Para ajudar você a se preparar, nós separamos neste post cinco dicas infalíveis para uma entrevista de emprego no intercâmbio.
1ª – O currículo
Antes de mais nada é importante logo dizer que currículos genéricos costumam não ser efetivos. Por conta disso, antes mesmo da entrevista de emprego no intercâmbio é importante planejar muito bem o seu currículo.
A primeira dica para um bom currículo é buscar ser específico com as suas experiências de acordo com a vaga. É muito comum ter diversas versões de currículo e em cada uma apenas as experiências relevantes para aquela função.
Do mesmo modo, é importante estar atento ao modelo de currículo utilizado no país onde você estiver, pois isso pode variar de um país para o outro.
Hoje em dia é comum encontrar sites e até mesmo brasileiros no exterior especializados na criação de currículos que chamem a atenção dos entrevistadores. De qualquer maneira, você sempre pode contar com o total auxílio do time WEST 1 onde você estiver!
2ª – Fique atento ao vocabulário.
Saber as palavras e expressões mais comuns na área que você está se candidatando pode não apenas te garantir alguns pontos, mas dar uma força na hora da entrevista.
Em outras palavras, conheça o vocabulário da área em que quer atuar, pois isso facilita muito na hora da entrevista de emprego no intercâmbio.
Ainda mais os termos técnicos que podem dar uma força para que você entenda o que vai ser perguntado e solicitado pelo empregador.
Bem como, para saber se expressar da melhor forma e conseguir tirar possíveis dúvidas sobre a vaga.
Enfim, lembre-se que quanto mais conhecimento você demonstrar na área para a qual está se candidatando, melhor.
3ª – Habilidades muito além da formação.
É muito comum em uma entrevista de emprego no intercâmbio, ou no Brasil mesmo, nós focarmos muito nas habilidades que foram desenvolvidas durante a formação.
Todavia, existem diversas habilidades que você foi adquirindo com o passar do tempo que são tão importantes quanto as da sua formação.
A facilidade de lidar com o público, boa comunicação, contratação de fornecedores, trabalho em equipe, organização e liderança são alguns bons exemplos.
Por isso, antes de uma entrevista de emprego no intercâmbio é sempre bom que você tenha esse tipo de informação na ponta da língua.
Nesse sentido, você pode inclusive pensar em situações dos seus empregos anteriores nos quais você teve que utilizar essas habilidades e exemplificar a situação, como você reagiu e utilizou esses conhecimentos, além é claro de como a situação foi resolvida.
Essa é uma boa cartada na manga que você pode utilizar ao seu favor, afinal são habilidades que você possui e que podem ser levadas em consideração pelo empregador e contar pontos a seu favor.
4ª – Seja positivo!
Pode parecer aquele famoso papo de coach, todavia grande parte dos empregadores está à procura de pessoas positivas e que transmitam boas energias.
Sobretudo pessoas que sejam leves e alegres no ambiente de trabalho e que mostrem ter humildade e disposição para aprender com outros colegas de trabalho e superiores.
Por isso, na entrevista de emprego no intercâmbio é importante que você deixe claro o seu interesse em fazer parte do time de forma positiva e assertiva.
Bem como destacar os aspectos positivos que você vê na empresa e como você pode contribuir para ajudá-los a atingir a missão da companhia.
5ª – Treine!
Nós sabemos o quão desafiador pode ser uma entrevista de emprego no intercâmbio. Por conta disso, não poderíamos deixar de encerrar esse post sem falarmos sobre o preparo.
Muitas vezes a barreira da língua vai deixar você inseguro. Desta forma, uma boa dica é ensaiar em casa algumas das perguntas mais comuns.
Sabe aquela pergunta que todo mundo teme na entrevista? Aquele sobre seus defeitos e qualidade? Reflita sobre ela, tome notas no seu caderno e treine bastante em casa.
Você sempre pode conversar com quem já passou por isso na sua sala de aula e quais foram as perguntas que essa pessoa teve que responder.
Do mesmo modo, você pode gravar seu áudio falando sobre você e em seguida avaliar pra ver se está bom ou se precisa melhorar.
Ou seja, tenha na ponta da língua suas habilidades, necessidades e disponibilidade de horário. Mas lembre-se, tudo isso deve ser dito de forma natural, segura e tranquila.
Acima de tudo, em uma entrevista de emprego no intercâmbio, você deve sempre buscar transmitir uma imagem segura e autêntica sem nada decorado.
Por último: Acredite em você e no seu potencial!
Mesmo que não tenha o domínio da língua ou da função para a qual está se candidatando, mostre como puder que você é uma pessoa esforçada e cheia de vontade de aprender e fazer o melhor naquela posição.
Gostou das dicas que separamos para você? Se você ficou com alguma dúvida é só conferir o vídeo abaixo que a WEST 1 TV preparou sobre o assunto:
Não deixe de compartilhar com os seus amigos esse texto para que eles também possam se preparar para uma entrevista de emprego no intercâmbio.
Se você quiser receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail é só se inscrever na nossa newsletter logo abaixo.
Artigos Relacionados
0 Comentários