Perrengues do Intercâmbio: 5 apertos (quase) inevitáveis no intercâmbio
Os perrengues do intercâmbio é um tema que sempre gera boas risadas nas rodas de amigos. Isso porque, perrengue é quase sinônimo de intercâmbio.
Brincadeiras a parte, você vai passar por algumas “saias justas” durante o seu intercâmbio e isso é completamente normal.
Todavia, estar preparado para essas situações podem fazer você lidar com um pouco menos de ansiedade e insegurança com elas.
Pensando nisso, nós separamos 5 perrengues do intercâmbio que são inevitáveis, ou quase, durante a sua viagem.
1. Comunicação
Partindo do princípio de que você está indo para um país com uma língua totalmente diferente da sua, um dos principais perrengues que você vai ter que lidar são as saias justas da comunicação. Com certeza, serão as situações mais hilárias e que você vai se lembrar para o resto da vida.
É normal não entender o que uma pessoa fala! Apesar disso, os nativos geralmente são bem pacientes, pois entendem o empenho que você está fazendo para aprender o idioma dele.
Por isso, se você não entendeu não tem problema nenhum perguntar novamente. O pior dos casos vale tanto a mímica ou até mesmo desenhar.
2. Moradia
Um dos perrengues do intercâmbio que mais tira o sono dos estudantes são as questões relacionadas à acomodação. Principalmente em destinos como a Irlanda que é uma ilha que historicamente possui um problema habitacional.
Todavia, os perrengues referentes à moradia vão muito mais além. Desde a diferença cultural até hábitos que, do ponto de vista dos hábitos do brasileiro, causam estranheza.
Morar em uma casa compartilhada sempre vai ter benefícios incríveis, todavia é preciso paciência e muitas vezes relevar alguns pequenos problemas para uma convivência mais harmoniosa.
Nesse sentido, existem dificuldades que sempre vão estar fora do nosso controle e que honestamente não tem como prever ou evitar.
Na pior das hipóteses sobra sempre uma boa história para contar para os amigos quando você for fazer uma visita ao Brasil.
3. Clima
O clima é um das variáveis que você PRECISA, considerar na hora de planejar o seu intercâmbio. Apesar disso, é um dos perrengues do intercâmbio que muitas vezes pegam os estudantes despreparados.
Em outras palavras, você vai passar frio no seu primeiro inverno! Isso porque viemos de um país tropical que historicamente tem um inverno bem ameno.
A boa notícia é que diferente do Brasil, quando o assunto é inverno, na grande maioria as casas e comercio já estão preparados. Desta forma, se o frio apertar é sempre uma opção aproveitar o aquecimento de um comercio enquanto você toma um café ou faz compras.
Nesse sentido, nós sempre aconselhamos levar em consideração o seu perfil pessoal. Se você é uma pessoa de praia, por exemplo, dificilmente irá se adaptar à Irlanda que é um país com um clima predominantemente frio e nublado.
4. Localização
Antes de mais nada, vale a nota: TODO estudante vai passar por uma saia justa quando o assunto é localização.
Esse é um dos perrengues do intercâmbio mais comuns. Principalmente nas primeiras semanas no novo país.
Não apenas por estar em um lugar com uma cultura e lingua diferentes, mas porque geralmente a Homestay, modelo de acomodação mais utilizado pelos estudantes nas primeiras semanas, fica afastada do centro das cidades.
Cada país e cidade tem uma forma de se organizar diferente, alguns deles com a temida mão invertida o que vai levar você a pegar o ônibus na direção errada!
Pegar o ônibus errado e não ter dinheiro para voltar, o taxista deixar você em um lugar diferente ou até mesmo calcular mal o tempo para aquele entrevista importante são alguns dos mais comuns.
5. Pré-Embarque
Definitivamente um dos perrengues do intercâmbio que acontecem bastante ocorre antes mesmo do embarque. É isso mesmo! Você vai ter alguns saias justas antes mesmo do embarque.
E não estamos falando daquele trânsito inexperado ou pneu furado quando você está a caminho do aeroporto. Mas sim, de fatores como o do novo coronavírus que mudou completamente a forma com viajamos.
Nesse sentido, pode ser que você receba um teste positivo um dia antes do embarque e não possa embarcar, por exemplo.
Nesse caso, um seguro viagem pode ser uma solução para você ficar com a cabeça mais tranquila!
Por fim, os perrengues do intercâmbio, muitas vezes vão ser coisas além das quais nós temos controle. O lado bom, é que a experiência toda de intercâmbio é regada de aprendizados.
São essas situações inexperadas, que nos fazem crescer e tornam o intercâmbio uma experiência única e transformadora!
Se você gostou desse post não deixei de compartilhá-lo com os seus amigos e familiares. Para receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail é só se inscrever na nossa newsletter:
Artigos Relacionados
0 Comentários