Confira dicas para ser um intercambista de primeira
É hora de se aventurar em um novo país! Já vamos avisando, ser um intercambista de primeira, não será muito fácil não, mas também alertamos, valerá cada segundo.
Fazer intercâmbio tem sido a decisão de muitos brasileiros. Os motivos, bem, esses não serão necessários entrar em detalhe, mas no geral é a ideia de ter uma nova experiência, aprender uma nova língua e crescer culturalmente e internamente.
Pensando nisso preparei algumas dicas para te tornar um intercambista de primeira e aproveitar cada minuto dessa nova jornada.
1- Pesquise tudo que você puder sobre o país e cidade para o seu intercâmbio
Tanto faz se é Austrália, Nova Zelândia, Canadá ou Irlanda, é preciso pesquisar. Não deixe para entender como o país é somente quando chegar lá. Entenda sua história, seus sotaques, diferenças culturais e lugares famosos para visitar. Cada país tem coisas diferentes a se aprender. Por isso mergulhar de cabeça em uma pesquisa vai te fazer um bem danado, assim o famoso choque cultural não te assustaras tanto.
2- Faça umas aulas de inglês, isso vai te ajudar a quebrar o gelo
Eu mesma sou um exemplo a qual chegou na Austrália sabendo falar meu nome, idade e solicitar comida. Apesar de ter me saído bem e ter desenvolvido meu inglês super rápido eu não aconselho a vir com o inglês zerado. Um intensivo no inglês para a sobrevivência é super bem-vindo para qualquer intercambista. Afinal, não serão todas as pessoas que terão paciência de tentar entender suas mimicas ou adivinhar seu inglês. Então, para evitar isso, prepare seu ouvido com músicas, podcasts e filmes, também treine você mesmo na frente do espelho ou em seu pensamento falando e formando frases em inglês. Isso vai te tornar um intercambista nota 10.
3-Na hora de fazer a mala traga somente o necessário
Sabe aquela conversa de que você tem direito há duas malas de 23kg em viagens internacionais. Faça disso uma mala de 20 ou 23kg. Metade do que você trouxer você não vai usar e quando voltar já vai ter comprado tanta coisa e tantos presentes que vai desejar que fosse preciso 3 malas de 32kg. Então calma, bens materiais com o tempo, você compra por aqui e o que vale não são as roupas que você trará contigo, mas sim o conhecimento que você ganhará estando em outro país.
4- Conheça lugares novos e explore a cidade ou país que você está
Muitos estudantes se preocupam somente em estudar e trabalhar e acabam esquecendo a melhor parte do intercâmbio que é conhecer lugares novos, tirar aquelas fotos em lugares paradisíacos ou em frente cartão postal famoso. E não se preocupe tanto com dinheiro, nem sempre você precisa pagar muito para conhecer lugares fantásticos, e caso precise, nada como umas economias, uma programação bem feita em um day off com os amigos e uma rota a seguir, resolva todos os problemas. Conheça os pontos turísticos primeiros e depois você vai encontrando outros lugares legais a serem explorados .
5- Seja responsável e obedeça às leis do país que está
Muitas das coisas que pode no Brasil são proibidos em muitos outros países. Então é importante estar alerta sobre isso e se manter na linha para não fazer nada de errado. Todos os estudantes são alertados com as regras de trabalho, frequência na escola e outros tipos de regras sociais que cada país possui. Então, por favor, entenda e aceite essas regras como algo super importante, afinal descumprimento de regras ou leis podem acarretar em sérios problemas.
6- E por último: Abra sua mente para novas culturas e conhecimentos
Eu tenho certeza que no seu intercâmbio você vai conhecer pessoas de muitas nacionalidades. Vai aprender coisas que não estão na internet, vai compartilhar momentos que não tem como ser congelado em uma fotografia e felizmente vai mudar muitas de suas ideias. E fazer intercâmbio é tudo isso mesmo, e ser um intercambista de primeira, é abrir seus horizontes para onde você achou que era incapaz de chegar, é passar a conhecer um outro você e ver que o você de antes era legal, mas o você depois do intercâmbio é ser melhor ainda.
E então… já decidiu para qual país você quer ir? Ainda não? Sem problemas, a WEST 1 pode te ajudar.
Se você já decidiu, já arrumou as malas ou já foi, deixa aqui nos comentários sua experiência.
Autora
Ana Paula Maciel Ribeiro
Jornalista brasileira apaixonada pela língua inglesa, fazendo intercâmbio na Austrália há um pouco mais 2 anos. Morou, por dois anos, em Perth, WA até que decidiu se aventurar na pequena ilha chamada Tasmânia. Além de estudar e trabalhar como garçonete, registra nas horas vagas pensamentos que surgem a partir de momentos e conversas no blog https://doladodecadomundo.wordpress.com/ com o intuito de mostrar que o Brasil e a Austrália têm mais em comum do que se imagina.
Artigos Relacionados
0 Comentários