É melhor fechar o intercâmbio com a agência ou com a escola?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Fechar intercâmbio com agência ou escola? Eis um questionamento que assola muitos estudantes. Aqueles que já escolheram o país e a cidade e estão começando a pesquisar escolas muitas vezes questionam se vale mesmo a pena contratar uma agência.

Isso acontece porque alguns acreditam que fechando direto com a escola costuma sair mais barato — muitos ainda entendem que uma agência precisará ganhar uma “comissão” pela venda do pacote e isso fará com que paguem mais caro.

Entretanto, na prática, não é bem assim que funciona: por trabalharem em parceria com certas escolas, agências têm mais meios de negociar e podem conseguir um preço melhor para o estudante. E essa é apenas uma das vantagens.

Para entender melhor o assunto e tirar suas conclusões, continue lendo este post. Aqui você encontrará toda a informação de que precisa sobre o fechamento com uma agência ou direto com a escola.

Intercâmbio diretamente com a escola

Talvez uma das únicas vantagens de comprar diretamente com a escola seja a taxa administrativa da agência, que, nesse caso, não precisa ser paga. Porém, o estudante terá que cuidar sozinho de todos os trâmites do seu intercâmbio. Se diluirmos o valor da taxa por todos os serviços prestados pela agência, ela se torna irrisória.

Uma agência séria e compromissada conta com profissionais experientes, que poderão cuidar de toda a parte burocrática da viagem. Caso contrário, além de fechar diretamente com a escola, o aluno ainda precisará comprar passagens, conseguir acomodação, providenciar seguros, entrar em contato com a embaixada etc.

Fechar com uma agência significa não ter preocupação com nada disso: a negociação é centralizada em uma única empresa (a agência), que cuida do resto.

Além disso, contratar uma agência de intercâmbios permite negociar com uma empresa brasileira. Qualquer problema que aconteça, a sede está aqui no Brasil. Escolas normalmente não têm um CNPJ brasileiro ou sede por aqui. Em caso de disputa judicial, o estudante que fechou com agência terá mais segurança.

Intercâmbio por meio de agência

Além dessa ajuda na escolha e fechamento dos itens do intercâmbio e de todo o suporte durante a viagem, fechar com uma agência ainda traz outras vantagens.

Esse modelo permite uma interação maior com outros estudantes que também estão partindo em intercâmbio. A WEST 1, por exemplo, realiza um evento denominado Briefing Pré-Embarque para passar as últimas instruções aos estudantes que embarcam no próximo mês.

Isso permite conhecer outros brasileiros que também estão partindo em viagem. Na Austrália e na Irlanda, há também sessões de Welcome, que visam preparar os estudantes que chegaram ao local.

Trata-se de oportunidades únicas de fazer novos amigos e trocar ideias com quem está vivendo a mesma experiência que você.

Como escolher uma agência de intercâmbios

Como dissemos, é importante escolher uma empresa idônea e comprometida. O primeiro passo é pesquisar a reputação dela. Entretanto, ater-se somente ao que você lê nos depoimentos do site da agência nem sempre é suficiente.

Você conhece alguém que viajou por ela? O ideal é conversar com pessoas “reais” que fizeram seu intercâmbio pela agência em questão. Outro ponto que evidencia a importância dessa boa reputação é que algumas escolas não oferecem contrato de representação para agências que não oferecem qualidade.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Também é importante pesquisar em mais de um lugar. Dessa forma, você pode comparar tanto os valores quanto os serviços oferecidos. Outro fator a ser levado em conta é o suporte no país de destino.

Optar por uma agência que conte com sede ou representação no país confere mais segurança ao aluno, já que ele terá alguém por perto, que fala a mesma língua e que poderá ajudá-lo caso algum problema aconteça.

Como uma agência pode ajudar o estudante a escolher a escola

Uma agência de intercâmbios tem conhecimento das opções de cursos e escolas em outros países. Em um primeiro momento, você conversará com um consultor, que buscará entender os seus anseios e objetivos.

Também será levado em conta se você tem algum destino em mente e qual o tempo que deseja permanecer estudando. A partir daí, a agência, que tem conhecimentos mais aprofundados sobre instituições no exterior, oferecerá as opções que condizem com o que você quer.

Caso também precise de ajuda para escolher o país, além dos estudos, será analisado seu estilo de vida e preferências quanto ao clima e atrações, afinal, você tem todo o direito de “turistar” durante o intercâmbio.

A escolha não só da escola, mas de todos os itens do pacote, será fruto de uma análise completa, realizada a partir dos conhecimentos de consultores especializados e experientes.

É por isso que escolher sozinho talvez não seja uma boa ideia: você certamente não tem todo o conhecimento e a perspicácia dos profissionais que estão acostumados a atuar no ramo.

Dicas para o aluno que está prestes a tomar a decisão de embarcar

Após entender quais as melhores opções de locais e escolas ou até mesmo após eleger a que mais condiz com suas expectativas, chega o momento crucial de decidir realmente fechar o intercâmbio.

Há alunos que desistem nessa fase, mesmo após percorrer todo esse caminho de escolhas. Eles o fazem por medo, insegurança e incerteza de terem feito ou não a escolha certa.

Entretanto, não é por esses sentimentos que você deve abandonar o seu projeto de vida — é isso que o intercâmbio representa para muita gente. Pense de quantas coisas você abdicou nos últimos anos para juntar dinheiro para realizar esse sonho.

Será que vale a pena desistir de tudo? Definitivamente, não. E um consultor de intercâmbios poderá tirar todas as suas dúvidas para que você fique a cada dia mais certo da sua escolha.

A segurança oferecida por uma agência e até mesmo a empatia pelo consultor valem muito mais que uma pequena diferença no preço. Pense nisso. Quer saber um pouco mais sobre o suporte de uma agência de intercâmbio no país de destino? Então confere esse video que a WEST 1 TV fez com o Danilo Lopes, diretor geral da WEST 1:


 

Entendeu as vantagens e desvantagens de fechar intercâmbio com agência ou escola? Se este post foi útil para você, baixe também o nosso e-book gratuito e fique por dentro dos custos do intercâmbio.

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário