7 oportunidades que você está perdendo por não falar inglês

Falar Inglês
6 minutos para ler

Dizer que o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo hoje é quase óbvio. O fato é que falar inglês virou uma coisa tão comum que vamos incorporando palavras do idioma na nossa rotina e muitas vezes nem percebemos. Quem nunca fez um “download“? Ou brigou com aquela amigo ou amiga que não estava “online” quando você precisava muito desabafar ou contar alguma novidade? 

Mesmo com diversas palavras incorporadas no nosso dia a dia as pesquisas mostram que ao redor do mundo apenas uma a cada cinco pessoas fala ou pelo menos entende um pouco do inglês. O fato é que não falar ou entender esse, que é o idioma mais falado do mundo, pode privar você de diversas oportunidades e experiências que seriam muito importantes na sua vida. 

Ficou curioso para descobrir quais seriam? Neste post nós listamos algumas das maiores oportunidades que você pode estar perdendo por ainda não falar inglês. Confira! 

1 – Consumir conteúdos online

Por ser uma língua global, grande parte dos conteúdos disponibilizados atualmente é em inglês e isso abre para você infinitas possibilidades de conteúdos novos que podem ser consumidos, tanto quanto entretenimento como para estudo. Livros, filmes, séries e uma lista enorme de opções está disponível em inglês.

Quer uma prova da imensidão de conteúdo que você irá encontrar falando inglês? O catálogo do serviço Kindle Unlimited reúne mais de 600 mil livros sobre os mais inimagináveis assuntos! 

2 – Viajar e conhecer novas culturas

Conhecer o mundo é o sonho de muitas pessoas. Enquanto lê esse texto eu tenho certeza que você deve estar pensando em algum lugar que você sonha em visitar fora do Brasil. Entretanto, por não saberem se comunicar em outro idioma muitas pessoas acabam desistindo desse sonho. 

Ao falar inglês, independente de qual seja o destino, você poderá se comunicar, pois o inglês é a língua universal do turismo. Seja reservando um hotel, fazendo um pedido em um restaurante ou orientações sobre como chegar a um ponto turístico. Se comunicar em inglês irá permitir que você se aventure e tenha uma experiência muito mais imersiva durante as suas viagens o que irá torná-las ainda mais inesquecíveis. 

3 – Fazer amizades ao redor do mundo

Uma das coisas mais legais de falar inglês é a quantidade de amizades que você pode fazer ao redor do mundo. Durante um intercâmbio, por exemplo, você estará imerso em um novo aprendendo um novo idioma, mas você também terá a possibilidade de dividir o seu dia a dia com outros estudantes de diversas outras partes do mundo na sua escola e na acomodação na qual você irá morar. 

Essa possibilidade rica de conhecer pessoas de todo o mundo também pode ser feita através das redes sociais onde você pode interagir com pessoas aprendendo sobre os costumes e as diferenças culturais e outras partes do planeta. 

4 – Adquirir novas habilidades

Você alguma vez já se interessou por um assunto e quando foi buscar saber mais sobre um assunto achou um monte de resultados em inglês? Como já comentamos no primeiro tópico deste texto grande parte do conteúdo na internet está em inglês e geralmente as novidades sobre as mais diversas áreas sempre surgem primeiramente em outros países e dependendo do seu nicho de atuação podem demorar bastante tempo para serem traduzidas para o português

Grandes empresas como o Google e a Microsoft possuem diversos cursos e certificações gratuitos para você dar um up na sua carreira. Desta forma, para se manter à frente dos demais é preciso quebrar a dependência de conteúdos em português e aprender o inglês para abrir novas portas na sua carreira

5 – Maiores salários

Todos os anos a Catho realiza uma pesquisa no mercado de trabalho brasileiro. Na última edição eles descobriram que apenas 5% dos brasileiros fala uma segunda língua e cerca de 3% fala inglês fluentemente. Você pode estar se perguntando, mas como saber inglês me ajuda no trabalho? 

Segundo a pesquisa anual de carreiras da Catho, o salário de quem fala inglês pode ser entre 23% a 53% maior do que outros candidatos. Isso porque o inglês é uma das qualificações mais valorizadas para 91% das empresas no Brasil. Isso mostra o quanto aprender inglês é um dos melhores investimentos que você pode fazer pela sua carreira. 

6 – Trabalhar no exterior

Trabalhar no exterior é uma dos maiores desejos dos brasileiros frente ao mercado instável do país. A boa notícia é que cada vez mais empresas do exterior têm buscado por profissionais qualificados para exercer suas funções em outro país. Todavia, ter inglês em nível intermediário é uma das principais exigência para conseguir essas vagas

Ao saber falar em inglês as suas chances aumentam bastante, assim como as chances de você poder captar novos clientes para a sua empresa no exterior, o que também pode ser um dos seus focos. 

7 – Trabalhar em uma multinacional

A globalização diminuiu as barreiras do mundo e hoje estão espalhadas por todo o mundo as sedes das maiores empresas trabalhando de forma integrada entre os escritórios. Isso trouxe a demanda por profissionais locais que tenham domínio em outro idioma para facilitar a comunicação entre as unidades. 

A notícia boa é que diversas empresas oferecem treinamento aos seus funcionários para que esses possam crescer nos cargos, mas um conhecimento do inglês é essencial para que você possa se destacar nos processos. 

Viu só a quantidade de oportunidades e experiências incríveis que você pode ter ao falar inglês? Se você gostou das dicas que nós demos não deixa de compartilhar com seus amigos e se inscreva na nossa newsletter logo abaixo para receber diretamente no seu e-mail mais conteúdos como esse.

    Você gostou deste texto? Então aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações direto na sua caixa de entrada!

    Você também pode gostar

    Deixe um comentário