Host family: tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Viajar de intercâmbio é uma experiência enriquecedora tanto no aspecto pessoal da vida, como no âmbito profissional. No entanto, muita gente deixa de aproveitar esse momento único da melhor forma, porque convive apenas com pessoas da sua mesma nacionalidade ou outros estrangeiros. Essa situação pode ser facilmente resolvida quando o intercambista opta por ficar em uma host family durante a viagem.

Conhecer o dia a dia de uma família local permite não só ter uma imersão no idioma, como também aprofundar na cultura do país. Por isso, vamos falar neste texto o que é uma host family e tirar as principais dúvidas a respeito desse tipo de moradia. Quer saber mais? Confira!

O que é host family?

Host Family é um termo que se refere à família responsável por receber um estudante estrangeiro em sua casa durante o período de intercâmbio. Qualquer pessoa pode passar o período da viagem em uma casa de família, independentemente da idade.

Normalmente, as famílias são experientes em hospedar estrangeiros e, por vezes, chegam a receber pessoas de diferentes nacionalidades em uma mesma época, caso a moradia tenha estruturas para isso. A casa que recebe alguém de outra nacionalidade para morar consigo é vistoriada regularmente, para seja certificado que tudo está de acordo para ambas as partes.

A opção de host family pode ser muito interessante e permite conhecer melhor o que o país oferece. Ainda, para aqueles que não estão acostumados a morar sozinhos, ao se hospedar em uma casa de família, há a possibilidade de criar laços com pessoas em um lugar desconhecido.

Quais são os meus deveres como morador de uma host family?

A principal orientação para quem vai morar com uma host family é ter respeito pelos anfitriões. Conviver com pessoas que você nunca viu na vida pode ser difícil, por isso, ter empatia e não desobedecer às regras da casa é crucial para um bom relacionamento.

Além disso, essas regras variam de família para família. Algumas delas são mais liberais, enquanto outras impõem limite de tempo para usar o banheiro ou para a hora que o estudante deve voltar para a casa. Uma dica é: se a família não falar nenhuma regra, pergunte se tem alguma e o que deve ser feito para não descumpri-la.

Quais são os deveres da host family em um intercâmbio?

A host family precisa se candidatar para ter a possibilidade de receber um estudante estrangeiro em sua casa. O dever da família é oferecer um lugar limpo, adequado e, quando solicitado em contrato, uma ou duas refeições por dia para o estudante.

Para manter um ambiente harmônico, converse com a host family a respeito dos hábitos dela, das suas limitações ou do que você não gosta muito. O diálogo costuma funcionar bastante e pode ajudar a esclarecer algumas informações.

Quais são as vantagens e desvantagens de optar por uma host family?

Uma das principais vantagens de se hospedar na casa de uma família que mora no país do seu intercâmbio é o fato de conviver com a cultura local de forma mais intensa. Ao morar com uma host family você conhece os hábitos tradicionais do lugar, que podem ser bem diferente do Brasil. É bom também conversar com as pessoas da casa para conhecer os lugares por perto e como chegar de maneira mais fácil, ajudando você na adaptação à nova realidade.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Além disso, para quem quer economizar e gastar o mínimo possível durante a estadia no exterior, a opção de host family é mais barata do que alugar um apartamento ou morar em uma residência estudantil.

Para quem nunca morou sozinho em outro país, a oportunidade de viver com uma família faz com que o intercambista se sinta mais acolhido, já que tem a possibilidade de chegar ao local de destino com pessoas com quem conversar. Afinal de contas, às vezes, pode ser difícil conseguir fazer amizades logo de cara.

No entanto, algumas pessoas, normalmente os mais adultos, podem não gostar da falta de liberdade sentida por causa das regras impostas pela família. Mas isso não precisa ser uma desvantagem, afinal de contas, todo lugar precisa de regras para funcionar bem. Se o estudante se sentir incomodado com alguma delas, basta conversar com as pessoas que moram na casa para entendê-las e tentar chegar em um consenso.

Como escolher uma host family?

Quando um estudante mora por um tempo na casa de uma família, ele precisa se adaptar à vida dos donos da moradia. Por isso, ir com a mente aberta a viver novas experiências faz toda a diferença.

Durante o planejamento do intercâmbio com uma agência, é realizado um questionário que traça o perfil do estudante para que ele seja alocado em uma casa que se enquadre às suas preferências. O propósito da empresa intermediadora é garantir a melhor combinação de host family para o estudante. Também, caso haja alguma situação negativa do intercambista com a moradia, a agência intervém para a resolução do problema.

Claro que nem sempre a host family vai agradar. Por isso, o intercambista tem a opção de morar por um determinado tempo na casa da família e depois ficar livre para procurar um apartamento ou residência estudantil.

Afinal, vale a pena optar por uma host family?

A escolha do local de moradia é inteiramente do estudante. Pesquisar sobre cada uma das opções e conversar com a agência de intercâmbio pode ajudar na decisão. A opção de host family é muito boa para quem vai se aventurar fora do país pela primeira vez.

Também é possível ficar na casa de uma família por algumas semanas e depois, quando tiver mais segurança, ir para uma residência estudantil ou apartamento alugado para ter mais liberdade de fazer o que quiser sem precisar seguir as regras de outra pessoa.

O intercâmbio é uma vivência enriquecedora. Por mais que tenham momentos difíceis e de saudades de casa, morar em outro país permite que você aprenda coisas que jamais aprenderia na sua zona de conforto. A oportunidade de viver uma cultura intensamente pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, morar na mesma casa de uma host family é uma experiência engrandecedora e que deve ser considerada.

Está pensando em fazer um intercâmbio? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Avalie esse post!
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-