Existe idade para fazer intercâmbio?
Estudar ou trabalhar fora do Brasil é um objetivo comum entre os jovens. No entanto, sempre surge a dúvida sobre qual a idade para fazer intercâmbio. Para responder a essa pergunta, é necessário pensar em quais são seus objetivos estando fora do país.
Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre cada tipo de intercâmbio e as possibilidades que existem em cada idade. Dessa forma, você poderá avaliar, dentro dos seus intuitos, qual a melhor idade para realizá-lo. Preste atenção no texto e comece já a planejar seu intercâmbio!
High School
Essa é uma das primeiras modalidades de intercâmbio, disponível para estudantes de Ensino Médio, entre 15 e 18 anos. O intercâmbio High School ocorre durante, pelo menos, um semestre até um ano inteiro. Nesse período, o estudante vai frequentar a escola e, no contraturno, poderá realizar atividades extras.
Essa é uma modalidade de intercâmbio muito planejada pelos pais, como forma de proporcionar um novo olhar sobre o mundo e ganhar experiência para que, futuramente, o(a) filho(a) tenha uma segunda língua avançada e possa conquistar uma boa oportunidade de trabalho ou mesmo cursar uma faculdade fora do país.
Intercâmbio de graduação, pós-graduação e MBA
Na idade de fazer um curso superior, surge uma nova oportunidade de intercâmbio, por meio da qual é possível estudar um, dois anos ou até a graduação inteira fora do país. Você também poderá, depois de formado, cursar uma especialização, mestrado, doutorado por meio de um intercâmbio.
O MBA é uma das modalidades de estudo mais procuradas para fazer no exterior, porque confere ao seu currículo uma grande vantagem na busca por empregos e também a criação de uma rede de contatos internacionais, que contribuirá com a construção da sua carreira internacional.
Work & Travel e Work & Study
Muitos sonham em fazer um intercâmbio, porém não conseguem arcar com todos os custos envolvidos, sem trabalhar no país que vai conhecer. As modalidades Work & Travel (trabalhe e viaje) e Work & Study (trabalhe e estude) são as melhores nesse caso, pois com o próprio trabalho é possível cobrir grande parte das despesas do intercâmbio.
Nesse caso, é necessária a emissão de um visto para trabalhar também, que pode ter algumas exigências adicionais, dentre elas a idade. Uma boa consultoria de intercâmbio vai oferecer toda a assistência necessária para a emissão do visto e encaminhamento para o trabalho fora do país.
Em alguns países, as regras para trabalhar e estudar são bastante rígidas. Nesse sentido, a Austrália e a Nova Zelândia saem na frente, por possuírem bastante flexibilidade nessas regras, equiparando o custo de vida australiano e neozelandês com países de despesas mais baratas, mas com poucas possibilidades de trabalhar.
Como você percebeu, não existe uma resposta única para essa questão, pois em cada idade você poderá aproveitar de maneiras diferentes. E pensando nos seus objetivos, escolha qual o melhor momento para você estudar ou trabalhar em outro país. Um exemplo disso é o caso da Sandra que decidiu fazer um intercâmbio depois dos 60 anos como você pode conferir no video abaixo feito pela WEST 1 TV:
Agora que você já sabe mais sobre a idade para fazer intercâmbio, se existe ou não idade ideal, siga nossa página no Facebook e acompanhe nossos conteúdos para o seu intercâmbio.
Artigos Relacionados
0 Comentários