Descubra como o intercâmbio ajudou a Laura no seu sucesso profissional

6 minutos para ler
Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para IrlandaPowered by Rock Convert

Assim que me formei na faculdade, percebi que contar apenas com algumas experiências prévias não era o bastante para me destacar no mercado de trabalho. Ao me candidatar em algumas vagas, notei que ter fluência no inglês era um diferencial entre os candidatos, mas o meu aprendizado era básico.

Sabia ler e formular algumas frases escritas, mas não tinha muita habilidade na linguagem oral. Foi aí que entendi a necessidade de correr atrás de novos desafios para aprender outras línguas — o inglês, principalmente — e contar com essa vantagem em meu currículo. Então, decidi fazer um intercâmbio.

A seguir, vou contar um pouquinho sobre como foi esse processo. Confira!

A decisão de fazer um intercâmbio

A partir do momento em que entendi a importância de dominar fluentemente um segundo idioma, comecei a pensar nas alternativas práticas para isso. Após rápidas pesquisas na internet, coletei dicas e já comecei a praticá-las. Entre elas, estava a imersão no inglês em todos os meus hábitos cotidianos, como funções do celular, computador etc.

No caso das séries, às quais tinha o hábito de assistir com legendas em português, comecei a colocá-las em inglês para treinar constantemente. Mas só isso não bastava! Precisava de algo a mais, que me trouxesse um retorno e me tornasse realmente fluente. Até cogitei fazer algum curso de inglês no Brasil, mas entendi que poderia demorar um tempo maior do que eu pretendia — e o tempo era o meu maior desafio.

Foi aí que alguns amigos me indicaram vivenciar um intercâmbio: além de conhecer muita gente nova, estar em constante contato com outras culturas e ir a lugares incríveis, essa experiência me faria dialogar 24 horas por dia em inglês. Era exatamente isso o que eu queria!

O planejamento para a viagem

A partir da minha decisão, iniciei o planejamento para o intercâmbio. Nesse momento, pensei: quais seriam os passos para que essa fase tão importante da minha vida profissional e pessoal ficasse de acordo com minhas expectativas e objetivos?

Meu primeiro pensamento era de que eu poderia fazer tudo sozinha, já que sabia organizar muito bem as viagens de toda a família. Mas, acredite, é bem diferente! Escolher uma estadia para residir por meses não é o mesmo de apenas optar por um hotel para alguns dias — ou até um Airbnb, que tornou as viagens mais simples.

Além disso, notei que precisava ter alguns objetivos bem definidos para a escolha do destino, entender sobre aspectos burocráticos e também organizar toda a questão dos meus estudos. Parecem muitos processos, não é verdade?

Mas conheci a WEST 1, que oferece serviços incríveis a preços bem em conta! A equipe me ajudou a encontrar a acomodação perfeita para o período em que eu gostaria de ficar fora, a escolher o curso ideal para aprender inglês e até mesmo a comprar passagens aéreas com preços promocionais.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

A chegada ao país destino

Como o meu objetivo principal era aprimorar o inglês e me tornar fluente, optei por um intercâmbio na Irlanda. Mas por que esse país, mais especificamente? Lá, o sotaque dos nativos é um pouco carregado. Se eu começasse a entender o que eles falam, não teria dificuldade alguma em lidar com o inglês em qualquer outro canto do mundo!

Além disso, a Irlanda é um local em que o estilo de vida é moderno, sem deixar de lado todos os pontos turísticos tradicionais que nos fazem remeter a uma história incrível. Os castelos me deixaram encantada! Também pude conhecer outros países da Europa em um rápido tour: meu Instagram ficou cheio de fotos sensacionais.

O receio inicial era quanto ao momento da chegada. O que fazer assim que desembarcasse, para onde ir e como lidar nos primeiros dias sem ser fluente na língua? Caso você opte por contratar uma agência como a WEST 1, pode ficar despreocupado! A equipe oferece todo o suporte para que sua experiência tenha apenas aspectos positivos.

O intercâmbio e a minha carreira

Agora que já contei todo o meu processo até chegar à Irlanda, vou falar um pouquinho sobre como isso agregou para minha carreira. De cara, pude ter contato com cursos diferenciados em outra língua, além de pessoas com diferentes culturas, e presenciar o melhor que uma vivência como essa pode oferecer.

O intercâmbio contribuiu ainda para impulsionar meu networking. Também conheci outros profissionais ao redor do mundo e em eventos que frequento hoje não tenho problema algum caso os grandes nomes do mercado não falem português.

Tive a oportunidade de ver o meu salário subir especificamente pela minha fluência. Isso porque, depois do intercâmbio, fiquei apta a me reunir com profissionais e participar de decisões importantes da empresa sem tropeçar por não entender as particularidades de outro idioma.

Por fim, ganhei autonomia e confiança em mim mesma. Você já passou por uma situação como as gincanas de processo seletivo e ficou totalmente travado, com receio de que em alguma hora fosse rolar um teste em inglês?

Pois é! Assim que cheguei ao Brasil e comecei a participar dessas seleções, fui com a certeza de que me sairia bem em todas as etapas. Logo no meu primeiro processo, passei por uma fase em que os candidatos precisavam falar situações curiosas sobre si mesmo em inglês. Narrei justamente os fatos que me marcaram no intercâmbio, o que contou como um grande diferencial — e estou nessa empresa até hoje!

Se você também tem dificuldades em aprender outro idioma e não sabe quais passos seguir, super indico essa vivência. Voltei uma pessoa com uma visão de mundo diferenciada, fluente em outra língua, com muita autonomia e autoconhecimento. Agora, tenho confiança em mim mesma e também sou uma profissional respeitada no mercado, tanto pela experiência quanto por minhas qualificações.

Não se esqueça: sempre podemos contar com empresas que vão auxiliar em todas as etapas do intercâmbio e oferecer um suporte completo para que tudo seja incrível!

Se bateu a curiosidade de entender como a WEST 1 também pode auxiliar no seu planejamento, é só entrar em contato com eles. Com certeza você vai conversar com profissionais incríveis e preparados para o seu sucesso!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário