Dublin ou Cork: qual é o melhor destino para intercâmbio na Irlanda?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ao optar pelo destino de um intercâmbio, é preciso considerar quais são os seus objetivos a serem cumpridos: aprender um novo idioma, fazer um curso disponível apenas em determinada região ou até mesmo conhecer novas culturas. Caso a sua opção seja a Irlanda — destino muito procurado entre os brasileiros — há uma dúvida comum entre as pessoas: afinal, Dublin ou Cork? Qual é a melhor cidade para o meu intercâmbio?

É essencial analisar bem quais são as vantagens de cada uma, para que a sua decisão possa cumprir com as expectativas depositadas para esse período. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre esses dois destinos. Boa leitura!

Dublin

Confira os principais tópicos a serem considerados sobre Dublin.

Custo de vida

Dublin é a maior cidade da Irlanda. Por essa razão, você terá muitas opções para fazer no local, seja em aspectos culturais, seja na vida noturna. Em relação aos bairros do município, deve-se considerar que é dividido em 24 distritos cortados pelo rio Liffey — aqueles situados ao norte foram ocupados pelos operários e os que estão ao sul, pelos mais ricos. Isso é essencial para avaliar em quais deles o custo de vida é maior, especialmente pelo valor do aluguel que sofre essa influência.

Clima

Para aqueles que não curtem muito o clima tropical do Brasil, essa é a opção ideal. A temperatura média gira em torno de 10 graus. Além disso, prepare o seu guarda-chuvas, pois a precipitação é constante. Para quem não gosta de frio exagerado, Dublin também vai agradar, uma vez que é raro as temperaturas caírem abaixo de 1 grau negativo.

Opções de lazer

Dublin é recheada de opções de entretenimento. Aos fãs de bares e pubs: há uma região característica por conter vários deles. O Temple Bar, um dos pubs mais famosos da Irlanda, está em um local do mesmo nome, rodeado de outros estabelecimentos que recebem turistas do mundo todo.

Se você gosta de conhecer outros pontos cujo turismo é forte, também não pode deixar de ir ao Kilmainham Gaol, famosa prisão construída no ano de 1796. Foi esse ambiente que abrigou alguns dos principais nomes da história da Irlanda — justamente por essa simbologia, só é permitida a entrada com guia e hora marcada. Além de todos esses ambientes pontuais, a cidade por si só conta com várias catedrais e castelos recheados de muita história para contar.

Universidades e alternativas de trabalho

Por fim, em Dublin há muitas alternativas de universidades para quem tem esse foco de seu intercâmbio. Confira as principais:

  • University College Dublin — com mais de 33 mil alunos, é considerada uma das mais tradicionais universidades da Irlanda;
  • Trinity College Dublin — a mais antiga instituição de ensino superior da Irlanda, fundada em 1592. Oferece cursos nas áreas de arte, ciência, humanas, engenharia e saúde;
  • Dublin City University — foi fundada no fim do século passado, mas conta com um bom desempenho entre as mais renomadas do mundo.

Para quem deseja trabalhar na cidade, é preciso apenas estar atento quanto às exigências de visto da Irlanda, pois tem algumas particularidades.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Cork

Para que você tenha a chance de optar entre Dublin e Cork, vamos apresentar também as principais características dessa cidade. Veja!

Custo de vida

Cork é a segunda maior cidade da Irlanda. Por ser um destaque irlandês quanto à importância de seu porto marítimo e pelas suas ótimas condições de transporte, oferece facilidades aos empreendedores da cidade, o que contribui também para preços de produtos mais atrativos.

A moradia também é um destaque. Em regiões mais afastadas, um quarto individual pode custar apenas 300 euros. Na região central, pelas facilidades oferecidas, o valor pode chegar a 125 euros por semana. O transporte tem um valor bem acessível, com preços menores que Dublin, especialmente por ser um município menor.

Clima

Como é o clima em Cork? Bem semelhante ao de Dublin, com invernos frios, mas que não chegam a temperaturas negativas. O verão também conta com um clima bem ameno, tornando o local agradável de se viver.

Opções de lazer

Cork também conta com opções de lazer incríveis. Lá, você também terá a oportunidade de aproveitar seu tempo livre visitando igrejas e castelos, que guardam parte da história da Irlanda que vale a pena conhecer. Imagine só poder conhecer o museu da manteiga? Pois é, em Cork é possível, pois esse produto foi um dos principais itens que contribuíram para aumentar a exportação do país.

Existe a possibilidade até mesmo para quem quer aproveitar universidades como opções de lazer: a University College Cork, considerada uma das mais tradicionais da cidade, conta com observatório, igreja e até mesmo biblioteca aberta ao público.

Educação e opções de trabalho

A seguir, selecionamos as principais universidades que se localizam em Cork para que você possa entender um pouco mais sobre elas:

  • University College Cork — conforme explicado, essa é uma das mais conhecidas da cidade. O seu diferencial é oferecer até 80 bolsas anualmente por mérito para alunos de graduação e pós-graduação, além de um desconto de 25% nas taxas de mensalidade em programas de mestrado;
  • Cork Institute of Technology — o instituto de tecnologia de Cork foi inaugurado em 1976 e conta com salas de aula amplas e com boa estrutura, laboratórios, estúdios de desenho etc.

Assim como em Dublin, quem deseja trabalhar precisa se orientar previamente sobre as burocracias da Irlanda. Para isso, é essencial contar com profissionais que tenham expertise de mercado nesse sentido. Além disso, optar por empresas que contam com um consultor na cidade é um diferencial no momento de sua pesquisa, especialmente por oferecer todo o suporte necessário no início de seu intercâmbio.

Então, Dublin ou Cork? Ambas as cidades contam com vantagens a serem destacadas, justamente por estarem entre as mais importantes do país. O ideal é buscar por aquela que conte com a universidade desejada e que ofereça a você uma melhor adaptação, seja pelas suas características, seja pelo custo de vida.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e fazer a melhor decisão para seu intercâmbio, entre em contato com a gente e converse com alguns de nossos consultores!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário