Entenda a importância da imersão cultural para o seu aprendizado

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O idioma é um dos mais ricos elementos culturais de um povo. Há alguns anos, saber uma língua estrangeira, especialmente o inglês, é um fator capaz de abrir algumas portas no mercado profissional. Uma imersão cultural no idioma é ainda um diferencial para quem fala uma língua estrangeira. 

Diante desse cenário, muitas pessoas escolhem escolas renomadas para fazer cursos de idioma, em busca da pronúncia e do entendimento perfeitos. Não que essa alternativa não seja válida, entretanto o conhecimento cultural só pode ser aprofundado a partir de um intercâmbio. Afinal, nada melhor do que conviver diariamente com a realidade de um povo para entendê-lo e vivenciá-lo. 

A imersão cultural é, portanto, a melhor forma para aprender um idioma em sua totalidade. Além disso, ela traz outras vantagens. Para você entender melhor, listamos algumas delas. Acompanhe! 

Vivenciar culturas estrangeiras 

Por mais que a sua escola de inglês ofereça eventos de cunho estrangeiro, como Thanksgiving day (Dia de Ação de Graças) ou promova festas de Halloween, o que está representado ali é só uma amostra sutil de cultura. Você sairá da escola e simplesmente voltará a falar português no trânsito, na farmácia e ao telefone com seu melhor amigo. 

Estar em um país estrangeiro, entretanto, “obriga” você a, além de falar o idioma o tempo todo, buscar entender questões culturais para adequar-se a elas. Afinal, quando se está em outra “terra”, cabe a você “dançar conforme a música” que toca por lá. Dessa forma, o intercâmbio é a única maneira de viver uma cultura diferente. 

Muitas vezes, uma simples palavra ou gesto, considerados comuns em nosso país, podem soar como ofensa em outra cultura (o contrário também pode acontecer). Nem todas as pessoas têm o mesmo costume brasileiro de abraçar a todos os amigos e conhecidos. Até as superstições variam de um país para outro. Essas pequenas questões só são, de fato, compreendidas quando temos a oportunidade de vivê-las na prática. 

Aprender diferentes costumes

Nem todas as pessoas no mundo comem arroz e feijão no almoço, ou melhor, nem todos consideram o almoço uma das refeições principais. Ele ainda pode acontecer em horários diferentes. Esse é apenas um exemplo simples do dia a dia de como os costumes podem ser distintos entre um país e outro.

Um curso de inglês convencional pode até transmitir essa noção, mas ver de perto de que forma isso acontece ajuda você a ter uma visão de mundo muito mais ampla. Aliás, tal vivência é capaz até mesmo de tornar as pessoas mais tolerantes e abertas ao “diferente”. Afinal, como determinar uma regra sobre qual a forma certa de fazer cada coisa se cada um o faz (muitas vezes com sucesso) à maneira que aprendeu?

Ao retornar ao Brasil, você compreenderá melhor como se sente aquele seu colega de trabalho que é estrangeiro e não se importará tanto com o jeito “estranho” de trabalhar daquele novo estagiário. Muitas vezes, quando simplesmente frequentamos uma escola de inglês, permanecemos em nossa zona de conforto e não nos permitimos conhecer melhor um mundo que vai além das capas dos nossos livros. 

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Ter um contato mais próximo com a língua nativa local

Ainda que o seu professor de inglês já tenha morado no exterior (ou mesmo que seja estrangeiro), você terá apenas aqueles minutos da aula para ouvi-lo falar. Estudar no exterior é sinônimo de abrir os ouvidos a diferentes sotaques e ritmos de falar. É essa variedade natural da língua que, vista em seu contexto original, promove o desenvolvimento da fala. 

No intercâmbio, você conhecerá pessoas de diversas partes do mundo. Muitas vezes, o inglês será a única maneira de se comunicar. Imagine que você decidiu viajar à Austrália e conheceu um alemão e um chinês. É pelo inglês que vocês serão capazes de conversar e é assim que você compreenderá o quanto uma língua pode se tornar um ponto de união entre pessoas de diferentes partes do mundo. 

À medida que você se acostuma a ouvir muitas pessoas falando inglês o tempo todo, o seu ouvido desenvolve a capacidade de captar e assimilar esses sons, que ajudam a aprimorar a sua pronúncia e habilidade comunicativa. Em cursos no Brasil, por mais aulas que você frequente, a carga de informações nunca alcançará a que acontece em um país estrangeiro. 

Ter maiores chances de desenvolver-se no idioma

Você tem vergonha de responder as perguntas do seu professor na aula de inglês? Treme nas bases quando se vê diante da possibilidade de precisar conversar com um estrangeiro que não fala português? Precisamos informá-lo que essas situações serão bem comuns durante o intercâmbio, e você não terá como fugir delas. Atos simples do dia a dia, como ir comprar pão, podem impor a você a necessidade de falar inglês (ou, pelo menos, tentar). 

Praticar a conversação não será mais algo a ser adiado para as próximas férias ou mesmo para quando o seu primo que vive no Canadá vier visitá-lo. Muitas vezes, você usará certas expressões e palavras no mesmo dia que as aprendeu, assim que sair da escola. É dessa maneira, entre outras, que o inglês se tornará algo natural para você. 

É dessa forma também, tentando colocar em prática o que você aprendeu em sala de aula, que o desenvolvimento acontece. Quanto maior o tempo que você passa em contato com o idioma, quanto mais você precisar empenhar-se para aperfeiçoar o seu entendimento e a sua pronúncia, mais próximo da fluência você estará. Além disso, a carga horária de estudos já é maior em um intercâmbio. É por essa razão que o avanço de nível no idioma acontece muito mais rápido para quem estuda no exterior. 

A oportunidade dessa imersão cultural pode se tornar acessível também para você. Basta escolher a cidade e fazer um intercâmbio. Entretanto, para garantir que não haverá problemas, especialmente com a parte burocrática da viagem, o melhor a fazer é contratar uma agência de intercâmbios.

Se você deseja entender melhor como essa questão funciona, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores especializados. 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário