Intercâmbio em Perth: por que essa é uma ótima opção?
A Austrália é um dos destinos mais tradicionais para brasileiros que querem viajar para aprender inglês. O fato de ser possível trabalhar e estudar no país é um grande atrativo, somado ao alto nível de desenvolvimento e segurança das cidades. Se você já pesquisou sobre o país e está considerando fazer seu intercâmbio em Perth, este texto vai ser muito útil.
Continue a leitura e confira alguns excelentes motivos para escolher essa cidade!
A infraestrutura da cidade é ótima
Perth tem alto padrão de infraestrutura. O sistema de transporte, por exemplo, é excelente, com ônibus, trens e ferryboats que cumprem pontualmente seus horários de viagens.
Além disso, em algumas zonas do centro da cidade não se paga nada para andar de ônibus. Como Perth é uma cidade plana, na hora de locomover-se você pode usar bicicleta também. O governo local investe bastante em projetos urbanísticos, favorecendo tanto áreas residenciais quanto zonas comerciais.
Na cidade, os bairros contam com comércios e serviços básicos, como farmácia, mercado, escola etc. Assim, não precisa ficar com receio de não viver no centro: mesmo em zonas mais afastadas, você vai ter acesso a tudo de que precisa.
Não faltam atrações
Em termos de lugares para conhecer, o intercâmbio em Perth está bem servido. A cidade tem diversas atrações, como praias, parques, museus e bares.
Natureza e praias
Para os apaixonados por natureza, vale a visita ao Aquarium of Western Australia, o maior aquário do país. Você pode conhecer mais da fauna australiana caso visite, também, o Perth Zoo.
Para relaxar rodeado de verde, seu lugar será o King’s Park, onde há um belo jardim botânico e trilhas — uma delas elevada, no meio das árvores, que proporciona uma vista panorâmica da cidade.
Perth, capital da Austrália Ocidental — o maior estado do país — é uma cidade litorânea que fica na região da Sunset Coast e é banhada pelo Oceano Índico.
Isso significa que praia para visitar é o que não falta! Se quiser uma aposta certeira, pegue o ferryboat no porto de Fremantle com destino à Ilha Rottnest. Vai levar uns 25 minutos para você chegar a essa ilha rodeada de um mar exuberante, onde dá para fazer diversas atividades aquáticas, como nado, mergulho, surf e até pesca.
Museus
Como Perth é uma das maiores cidades da Austrália, a oferta cultural é bastante ampla. Se você adora visitar um bom museu, vai ficar satisfeito com o Perth Institute of Contemporary Art (PICA) e a Art Gallery of Western Australia, no Centro Cultural da cidade, na qual se destaca a exposição, e também a comercialização, de arte aborígene.
Deixando a arte de lado, e partindo para entender a relação da cidade com o estilo de vida praiano, vale visitar o Maritime Museum.
Vida noturna
Mesmo Perth sendo grande, sua vida noturna não é tão agitada como em Sydney ou Merlbourne. Ainda assim, é possível encontrar lugares para comer, beber, ouvir música e dançar, com destaque aos rooftops espalhados pela cidade.
O clima de Perth favorece os bares em terrazas, e alguns dos rooftops mais badalados são o Prince Lane e o New Normal — recomendado especialmente para quem curte vinho.
Mas se você quer a balada propriamente dita, aposte na zona do porto de Freemantle. Alguns locais recomendados são o Metropolis, com shows ao vivo, e o Fly by Night Musicians Club que, além de música, tem shows de comédia, teatro e circo.
O custo de vida é relativamente baixo
Perth tem um clima praiano e mais sossegado do que as outras cidades grandes da Austrália e o fato de ela ser menos conhecida pelos turistas também faz com que o custo de vida seja mais acessível.
Quando comparada a Sydney, por exemplo, os serviços e produtos rotineiros são, em média, 6% mais baratos, e os aluguéis podem ser até 75% mais baixos. Perth só é mais cara na hora de comer fora.
Já se comparada a Melbourne, as diferenças não são muito significativas. O que se destaca é o aluguel, 20% mais barato em Perth, e os restaurantes, que são 12% mais caros nessa cidade.
As escolas de inglês têm muita qualidade
Como a Austrália está acostumada a receber gente do mundo inteiro para aprender inglês, as cidades do país, em especial as maiores, contam com diferentes escolas de idiomas.
Em Perth, é possível encontrar redes de renome, como Kaplan, Phoenix e Lexis. Fora os cursos tradicionais de inglês, de curta ou longa duração, ainda é possível estudar pós-gradução, cursos de extensão ou MBA, visto que em Perth há 5 universidades.
O clima é ensolarado
O clima australiano é outro atrativo aos turistas, especialmente aos brasileiros, que sofrem mais quando vão a destinos onde faz muito frio. Perth está mais ou menos na mesma latitude de Porto Alegre, por isso, tem um clima mais temperado do que tropical e é a cidade mais ensolarada da Austrália.
Para você ter uma ideia mais concreta, no inverno, que costuma ser chuvoso, pode fazer entre 22º C e 8º C; já no verão, os termômetros chegam aos 40º C e não baixam dos 20º C.
A diferença climática mais notável é que o calor australiano não é úmido como no Brasil. Na verdade, o clima fica bem seco durante o verão.
A qualidade de vida é garantida
Por último, outro grande motivo para você escolher fazer o intercâmbio em Perth, é a qualidade de vida na cidade. Em 2017, Perth ficou na 7ª posição no ranking das melhores cidades do mundo para viver feito pela publicação britânica The Economist. E não é para menos: quem não quer morar em um local com atrativos naturais e culturais, bem estruturado e com clima agradáve?
Além disso, a região de Western Australia tem uma das melhores médias salariais do país, fato relevante para aqueles que pretender estudar e trabalhar durante o intercâmbio.
Gostou das informações sobre a opção de intercâmbio em Perth? Conhecendo melhor as características de cada cidade fica mais fácil optar pelo seu destino, não é mesmo?
Se você está disposto a fazer seu intercâmbio nessa cidade incrível ou em outra cidade australiana, não deixe de conferir também nosso Guia para fazer seu curso na Austrália!
Artigos Relacionados
0 Comentários