6 mitos e verdades de fechar um intercâmbio na pandemia
Um dos reflexos da crise causada pelo novo coronavírus foi o fechamento das fronteiras de muitos países e parecia impossível pensar em intercâmbio na pandemia.
Mesmo com o início das campanhas de vacinação o cenário ainda é de incertezas o que é propício para o surgimento de notícias falsas.
Por conta disso, resolvemos escrever esse blog post para esclarecer 6 mitos e a verdade de se fechar um intercâmbio na pandemia. Confira!
1 – Agência fechar e sumir com o meu dinheiro
Fato.
Infelizmente a pandemia do novo coronavírus tem impactado diversos setores ao redor do mundo e o de turismo e viagens é um dos que tem sentido de forma mais intensa os reflexos disso.
Por conta disso, o fechamento de uma agência é algo que pode acontecer e já aconteceu algumas vezes.
Todavia, é importante ressaltar que independente dos impactos do setor, o fechamento de uma agência geralmente ocorre por diversos motivos que muitas vezes não estão ligados ao cenário econômico atual.
O mau gerenciamento e a saúde financeira da empresa são exemplos disso. Em um outro blog post nós ensinamos como escolher uma agência uma agência de intercâmbio confiável, mas você também pode conferir o vídeo abaixo sobre o assunto.
Resumidamente, na hora de escolher uma agência para o seu intercâmbio na pandemia, é importante estar atento a alguns pontos como, por exemplo, se essa agência é credenciada ou associada a um órgão que certifica que ela é idônea e confiável.
No Brasil, você pode acompanhar isso através do selo Belta, que é a associação brasileira das agências de intercâmbio. Você pode conferir todas as agências pertencentes ao selo através do link.
2 – Escola fechar e sumir com o meu dinheiro
Mito.
Isso é parcialmente um mito, pois é verdade que uma escola pode encerrar as atividades, mas nenhuma escola irá sumir com o seu investimento e deixar você na mão.
Isso porque os principais destinos de intercâmbio possuem um órgão regulador que é responsável pelos valores que os estudantes internacionais pagam às escolas.
Na Austrália, por exemplo, esse pagamento é monitorado pelo Tuition Protection Service (TPS).
Desta forma, quando uma escola encerra as atividades e o estudante já efetuou o pagamento e recebeu o COE, que é o documento de confirmação da matrícula, o TPS irá oferecer oferecer duas opções ao estudante:
1 – Transferir o valor investido e a matrícula para uma outra instituição ou;
2 – Receber o reembolso do valor investido.
Além disso, se a agência que você escolheu é de confiança, ela vai ter como parceiras escolas de qualidade, que dificilmente vão fechar as portas de uma hora pra outra.
3 – Menos emprego no intercâmbio na pandemia
Mito.
O lockdown para garantir o distanciamento social durante a pandemia teve sim como efeito a redução de postos de trabalho. Seja no seu país de origem ou no destino do intercâmbio, não é difícil encontrarmos histórias de pessoas que foram desligadas das suas empresas.
Todavia, o mercado tem se mostrado resiliente e com diversas vacinas sendo desenvolvidas em tempo recorde a tendência é de retomada das atividades.
Sendo assim, no momento que a pandemia e a crise passarem, os governos dos países que tiveram sua economia afetada vão fazer o possível para recuperá-la, e isso significa investir nas empresas e nos comércios para gerar mais empregos para que a população tenha poder de compra.
Em destinos como Austrália, Irlanda e Nova Zelândia, no qual os estudantes podem trabalhar enquanto estudam, os intercambistas são uma importante força de trabalho para o mercado local.
Por conta disso, é pouco provável que falte emprego nesses lugares. Pelo contrário, espera-se que muitas vagas surjam nas mais diversas áreas de atuação.
4 – Comprovação Financeira ficar mais alta
Mito.
A comprovação é um importante instrumento de segurança para os destinos de intercâmbio ao redor do mundo, nós contamos tudo o que você precisa saber sobre a comprovação financeira em um outro blog post, mas em poucas palavras ela ser para que o país que está acolhendo você para o seu intercâmbio se certifique que você possui uma forma de se manter durante o seu período de estudos.
Cada país tem um valor diferente que é baseado no custo de vida local. Mesmo com a pandemia, esse é um valor que não deve aumentar significativamente, uma vez que os governos estão fazendo o possível para manter os itens de consumo acessíveis à população.
E além disso, para esses países receberem estudantes internacionais, é importante para movimentar a economia local, e por isso os governos não devem dificultar a entrada dos intercambistas aumentando taxas e nem a comprovação financeira.
5 – Fronteiras não abrirem em 2021
Parcialmente Verdade.
A reabertura das fronteiras dos países que são destinos de intercâmbio para estudantes internacionais ainda não tem data definida.
Isso acontece, porque os governos precisam garantir em primeiro momento a segurança da população local e o distanciamento social é a única arma que possuímos atualmente para conter o novo coronavírus.
Todavia, essa é uma questão que pode mudar de um dia para o outro, já que os governos dos países estão avaliando dia a dia o andamento da pandemia nesses lugares e também nos países de origem dos estudantes internacionais para definir sobre a permissão de entrada nos destinos de intercâmbio.
Além disso, a boa notícia é que a grande maioria das escolas nos destinos de intercâmbio estão bastante flexíveis com as datas de início dos cursos.
Sendo assim, caso a fronteira do país não esteja aberta na data planejada, a escola vai remarcar o início das suas aulas para uma outra data, que pode ser ainda em 2021 ou em 2022, caso você prefira.
Se você está planejando o seu intercâmbio e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre a abertura das fronteiras da Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia não pode deixar de acompanhar a WEST 1, no canal do YouTube, WEST 1 TV, no Instagram @west1_intercambio e no Telegram.
6 – Dólar Alto
Fato.
O real foi uma das moedas que mais se desvalorizou com o decorrer da pandemia, o que levou às principais moedas estrangeiras como o dólar americano e o euro a atingirem picos nunca antes vistos.
Todavia, as instituições de ensino de todo o mundo, frente a esse cenário, têm oferecido descontos incríveis para quem está planejando agora o intercâmbio. Nós inclusive listamos 5 das principais vantagens de fechar o seu intercâmbio agora, mesmo só viajando em 2021 ou 2022.
Esperamos que esse blog post tenha ajudado a deixá-lo mais seguro para planejar a realização do seu sonho mesmo em meio a uma pandemia.
Se você gostou não deixe de compartilhar com seus amigos e se inscreva na nossa newsletter logo abaixo para receber diretamente no seu e-mail mais conteúdos como esse.
Artigos Relacionados
0 Comentários