Intercâmbio na Tasmânia - 7 coisas que você precisa saber sobre a ilha

Quando se fala em Tasmânia eu tenho certeza que o seu primeiro pensamento está ligado ao Taz-mania, o bichinho fofo do Looney Tunes da Warner Bros. Você está certo! Ele é sim o Tasmânia Devil, que existe somente na Tasmânia, um dos estados da Austrália. Então está na hora de você saber um pouco mais sobre esse lugar e considerar fazer um intercâmbio na terra do Taz.

1- Tasmânia não é um país, mas sim uma ilha e um estado da Austrália

Quando falei para minha mãe e muitos amigos que iria me mudar para a Tasmânia a primeira pergunta que todos eles fizeram foi “Onde fica esse país?”. Então, eu começava a seguinte explicação: A Tasmânia é uma ilha e um estado que pertence à Austrália, localizada bem ao sul do país. Com uma população de 509,965 mil habitantes, uma ilha na proporção de 68,401 km², que se encontra há 7,246 quilômetros da Antártida e 2,408 km da Nova Zelândia. Tem uma história grandiosa relacionada a chegada dos ingleses e Hobart, sua capital, é a segunda cidade mais antiga da Austrália.

2-Apesar de próxima a Antártida, Tasmânia tem verão 30 graus

Tasmânia é conhecida na Austrália como um dos estados mais frios. Isso porque o inverno é um pouco mais longo do que nos outros estados, com direito a neve e o verão mais curto, com direito a praia e 30 graus. As temperaturas da Tasmânia são similares à Melbourne e Camberra e como os lugares são muito bem equipados com aquecedores, ninguém passa frio. A primavera e o verão são quentes mas com suas peculiaridades. Devido a brisa do mar também chamada de sea breeze, existem específicos horários que os Australianos frequentam as praias, pois quando a brisa do mar chega a temperatura cai um pouco mais rápida do que o normal e é hora de ir se aquecer.

3- Tasmânia tem tudo que você possa imaginar

A Tasmânia é rica em diversidade por isso não é difícil encontrar especificidades que normalmente existem somente em alguns estados. Por exemplo: Tasmânia tem neve, tem montanhas, tem praias, rios, cachoeiras, florestas, jardins, cavernas e muito mais. A vida selvagem também é muito rica. Além de canguru, você também encontra o primo wallaby, wombat, coala, coelho, cobra, demônio da Tasmânia, raposa, vaca, cavalo e por ai vai. Importante salientar que todas as cobras da Tasmânia são venenosas e por saber disso o governo tem um controle alto de gramas altas e estratégicos cuidados para que ninguém se depare com alguma. Austrália é muito bem organizada nesse fato e eles sabem cuidar bem tanto da população humana quanto da selvagem.

4-Estilo de vida simples e super Aussie

A Tasmânia não se diferencia muito dos outros estados da Austrália com relação a estudo de vida e sotaque. Os aussies em geral levam uma vida simples. Eles trabalham, gostam de viajar nos feriados e finais de semanas em suas caravanas, todo final de sexta-feira os barzinhos estão lotados para o happy hour. Um fato curioso e um pouco diferente de outros estados é que a Tasmânia não tem lei estadual, como Victoria, WA e NSW sobre night clubs, então aqui as baladas terminam mais tarde (semelhante com o Brasil). Já o sotaque ou famoso accent, aussie é aussie em qualquer lugar e a maneira de falar ao meu ver não muda muito e os únicos que conseguem notar as diferenças são somente eles.

5- A comunidade Brasileira

A Tasmânia ainda não é o primeiro destino dos Brasileiros, porém nos últimos tempos isso tem se modificado um pouco. De acordo com a SBS Portugueses em fevereiro de 2018 dos 19,455 estudantes do Brasil que vieram para a Austrália 64 foram para a Tasmânia. Não é tão fácil encontrar pessoas falando português na rua, porém não é difícil conhecer alguém que tem contato com um brasileiro e assim fazer network da família brasileira. Existe um grupo chamado Brasileiros na Tasmânia que também facilita esse contato e ajudas as pessoas novas com dicas.

7- Os Tassies

Os tassies, forma que eles se diferenciam dos outros Aussies, são muito amigáveis e super simpáticos. Aqui não é difícil começar uma conversar no bar e se tornar amigo. As pessoas adoram saber sua história e também gostam de contar a história deles. Tasmânia possui muitos fatos curiosos desde o seu descobrimento e é super divertido ouvir essas histórias contadas por locais. Além disse museus e atrações mostrando cultura e história do estado está presente em muitos pontos e os lugares desse país, ahh são magníficos, mas isso é um novo tópico, então fique ligado que tem mais posts sobre a Tasmânia pela frente.

A Tasmânia é linda em diversos ângulos e tenho certeza que um intercâmbio aqui é enriquecedor. Que tal colocar Hobart na lista de opções?

 

Autora

Ana Paula Maciel Ribeiro

 

Jornalista brasileira apaixonada pela língua inglesa, fazendo intercâmbio na Austrália há um pouco mais 2 anos. Morou, por dois anos, em Perth, WA até que decidiu se aventurar na pequena ilha chamada Tasmânia. Além de estudar e trabalhar como garçonete, registra nas horas vagas pensamentos que surgem a partir de momentos e conversas no blog https://doladodecadomundo.wordpress.com/ com o intuito de mostrar que o Brasil e a Austrália têm mais em comum do que se imagina.

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This