Renovação de visto na Austrália: saiba como fazer

Renovação de visto na Austrália: saiba como fazer

Estudar e trabalhar no exterior é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, nem todos os que embarcam têm data certa para voltar ao Brasil: há quem se apaixone pela nova casa e queira permanecer nela por mais tempo. É aí que surge uma nova preocupação: você sabe como funciona a renovação de visto na Austrália?

É importante lembrar que o país vem ganhando a preferência dos intercambistas, que se apaixonam por suas belas paisagens e ótimas oportunidades de estudos. Se você está pensando em embarcar para a Austrália mas ainda tem muitas dúvidas sobre a questão do visto, acompanhe nossas informações sobre o assunto.

Documentos necessários

Para a renovação de visto na Austrália, você precisará providenciar alguns documentos, como cópias do visto anterior e do passaporte com data de validade em dia. Também são exigidos exames clínicos (de urina e o raio-X do tórax) e eles devem ser realizados antes de solicitar a renovação.

Além disso, o extrato da conta bancária do mês vigente também precisa ser apresentado a fim de comprovar a sua renda. Também serão solicitadas as informações do seu cartão de crédito, que servirão para que o valor correspondente ao visto seja debitado diretamente da sua conta.

Também são necessários o COE  (Confirmation of Enrolment) que é o documento emitido pela escola após a matrícula. É com esse documento que o estudante faz a aplicação do visto que é emitido de acordo com o tempo do curso em questão; o OSHC (Overseas Student Health Cover) que é o seguro de saúde obrigatório que deve ser pago pelo período de duração do curso e uma carta de intenção.

Na primeira renovação, o exame médico normalmente não é necessário, já que, na maioria dos casos, o estudante faz antes de sair do Brasil, quando vai aplicar para o primeiro visto.

Tempo de espera

A documentação citada acima será analisada pelo departamento do imigração do governo australiano, uma vez que o estudante já está no país. Há casos nos quais documentos extras são solicitados e eles devem ser providenciados o mais rápido possível para não atrasar todo o processo. Entretanto, não há como determinar um prazo específico para que a solicitação seja analisada.

O que podemos dizer é que essa análise normalmente dura cerca de 28 dias, após os quais você terá a resposta do deferimento (ou não deferimento).

Mudança de categoria

O visto de estudante é uma categoria temporária que permite a sua permanência na Austrália pelo tempo de duração do curso escolhido. Entretanto, pode ser que, quando você decidir passar mais um tempo no país, precise de uma mudança de categoria. Entretanto, trata-se de um assunto complexo. O processo mais comum é a renovação do visto de estudante.


Escolha do curso

Caso a renovação do visto seja para continuar estudando, você precisará, antes de mais nada, escolher o curso. Nesse caso, você tem a opção de continuar estudando inglês, ingressar em um curso técnico ou mesmo um curso universitário ou MBA. Só fique atento à formação prévia exigida para cada categoria.

Validade do novo visto

É importante lembrar que, assim como o antigo, o seu novo visto também terá um prazo de expiração. Você precisa ficar atento a ele para não deixar de solicitar uma renovação novamente caso queira permanecer no país por mais tempo. Tentar permanecer no país com o visto expirado não é uma boa ideia: você poderá ser penalizado por isso.

Ajuda especializada

O melhor a fazer na hora de renovar o visto na Austrália é contar com ajuda especializada. Você pode contratar uma agência de intercâmbios, que vai ajudá-lo a fazer as escolhas certas e aplicar corretamente para o visto necessário. A WEST1 tem 6 agências espalhadas pelas principais capitais australianas. O estudante pode recorrer a ela e receber todo o apoio necessário para a renovação do visto.

Como se pode ver, se você deseja fazer uma renovação de visto na Austrália sem maiores complicações, informe-se e busque ajuda profissional. É importante seguir todas as regras sobre o assunto para evitar problemas como multas ou até deportações.

Se este post foi útil para você, não deixe de ler também sobre regras e condições do visto de estudos na Austrália ou acompanhar o video abaixo onde o consultor da WEST 1 Perth Phil Freitas explica tudo sobre o processo de renovação do visto na Austrália.

 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.