6 vantagens de estudar e trabalhar no Canadá

Com um perfil histórico, cultural e climático bem específicos, o Canadá é um país, no mínimo, instigante. Além disso, conta com alto nível de desenvolvimento econômico, o que garante qualidade de vida à sua população.

Por esses e outros motivos, o país é uma excelente opção para se fazer um intercâmbio e até mesmo crescer profissionalmente. Nele, são ofertadas oportunidades de estudos e de trabalho capazes de expandir os horizontes, incrementar seu currículo e alavancar sua carreira.

Ficou interessado em conhecer melhor esse país? Então continue a leitura e confira as 6 vantagens de estudar e trabalhar no Canadá!

Por que o Canadá?

A história do Canadá, por si só, desperta o interesse de qualquer pessoa. Afinal, embora tenha uma curta existência como nação, tem um longo e rico passado. Isso porque acredita-se que os aborígenes da Ásia lá chegaram há trinta mil anos, caminhando por uma faixa de terra entre a Sibéria e o Alasca.

Mil anos depois, teria ocorrido o contato com nativos e europeus com a passagem dos Vikings da Islândia pela Ilha de Terra Nova. Posteriormente, iniciou-se a exploração europeia na região, dividida entre ingleses, na costa atlântica e na baía de Hudson, e franceses, nas margens dos Grandes Lagos e dos rios Mississipi e São Lourenço.

A colonização, então, cresceu a partir dos anos 1600. E, apesar da histórica rivalidade entre Inglaterra e França na região, surgiu uma nação em que as línguas, as tradições e as culturas francesas e britânicas foram conservadas.

A cultura canadense é outro forte atrativo para quem deseja se estabelecer no país. Graças ao aumento dos movimentos imigratórios depois da Segunda Guerra Mundial, a população se diversificou, formando um mosaico multicultural que chama a atenção. Isso sem contar as influências inglesa e francesa em distintas regiões, o que permite forte contato com essas culturas.

Ainda, para quem gosta de diferentes perfis climáticos, o Canadá é bastante democrático. Afinal, oferece desde temperaturas próximas de zero grau no norte até outonos frescos, primaveras amenas e verões quentes na sua faixa meridional.

Quais são as vantagens de estudar e trabalhar no Canadá?

Você pode perceber, pelas características do país, que o simples fato de viver nele proporciona experiências incríveis. Isso também vale para quem pretende estudar e trabalhar lá. Vamos, então, às 6 vantagens que essa escolha pode trazer para você.

1. Ganho financeiro

Diante da atual crise, tornou-se comum buscar meios alternativos de se manter financeiramente. Aliar isso a uma vida no exterior, em um país em que as profissões em geral são bem remuneradas, é melhor ainda.

O Canadá oferece essa possibilidade. No caso do imigrante com visto de estudante e matriculado em um curso de carreiras (vocational program), pode-se trabalhar por até 20 horas semanais. Ainda assim, a oportunidade de receber seu salário em dólares já é uma grande vantagem.

Para quem deseja apenas trabalhar, a situação é ainda mais favorável. Com o visto de trabalho e a oferta de emprego em uma empresa canadense, é possível exercer uma profissão e ter segurança financeira.

Cabe ressaltar que, não havendo o convite de um empregador canadense, é possível se inserir em “missões de recrutamento” oferecidas por algumas províncias, como Quebec. Nelas, interessados de outros países se inscrevem no programa e passam por uma seleção para trabalhar na localidade.

2. Baixo custo

Esse é um aspecto que potencializa a questão do ganho financeiro. Estudar no Canadá é vantajoso por não gerar muitos gastos. A taxa exigida para estudantes é uma das mais baixas do mundo.

Além disso, para quem deseja trabalhar no país, o custo de vida é bastante reduzido, quando comparado a demais nações desenvolvidas como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo. Ele varia apenas quanto à moradia, que pode ser mais cara nas cidades mais populosas, e ao salário-mínimo, que pode ser mais baixo ou mais alto, de acordo com o governo local.

3. Prática do idioma

Além da questão financeira, a prática do idioma é outra grande vantagem de estudar e trabalhar no Canadá. O simples fato de morar em outro país já garante aulas de inglês diárias, por meio das quais você pode desenvolver a fala, a escuta, a escrita, a leitura e, com tudo isso, aprimorar o vocabulário.

Se isso é verdade apenas morando lá, imagina estudando ou trabalhando! O contato com os nativos e a língua inglesa será ainda mais constante, o que exigirá de você a prática frequente do idioma. Isso, sem contar o francês, também muito falado em algumas províncias do Canadá, revelando a possibilidade de aprender uma terceira língua. Que tal?

4. Capacitação profissional

No Canadá, há grandes e renomadas instituições de ensino. São vários Colleges e Universidades famosos por inovações e pesquisas. O país oferece cursos de ensino superior de distintos escopos, tamanho, amplitude e natureza.

Porém, o ponto positivo não é só a enorme oferta, mas também a qualidade, já que o controle é rigoroso por lá. Consequentemente, os padrões acadêmicos são elevados e alunos têm uma excelente formação — o que, sem dúvidas, proporciona a eles melhor colocação no mercado de trabalho.

5. Contato com diferentes culturas

Como visto, o Canadá é um país multicultural, já que é o destino de muitos imigrantes. Isso é ainda mais forte nos Colleges e Universidades. A partir da oferta de programas para estudantes, o país se enche de estrangeiros em busca da boa formação canadense, o que permite o contato com diferentes culturas.

O mesmo vale para quem for trabalhar por lá. Exercendo atividades que exijam o atendimento a clientes ou na própria relação com colegas de trabalho internamente na empresa, a possibilidade de conhecer gente do mundo todo é enorme! Isso, com certeza, abre os horizontes para novos costumes, formas de se vestir, de se comportar etc.

6. Mais tempo livre e mais qualidade de vida

A oportunidade de estudar e trabalhar no Canadá também significa ter mais tempo livre. Afinal, o horário comercial lá costuma se iniciar às 8 h ou 9 h da manhã e se encerrar entre 16:30 h e 18 h.

Ou seja, tendo esse tempo extra, é possível aproveitar mais o resto do dia para visitar atrações e pontos turísticos locais, bem como dar uma volta na praia no calor do verão. Isso não é ótimo? Assim, você pode viver a experiência de morar no Canadá de forma completa e ter mais qualidade de vida!

Se esse país da América do Norte já impressiona seus visitantes por suas peculiaridades, a oportunidade de crescer profissionalmente nele acaba sendo um atrativo a mais. Bom retorno financeiro, baixo custo de vida, aprendizado de um idioma, oportunidade de capacitação, contato com outras culturas e mais qualidade de vida são, sem dúvidas, fatores que pesam bastante nessa escolha.

São muitas vantagens financeiras e pessoais oferecidas para quem escolhe estudar e trabalhar no Canadá. Por isso, na hora de decidir para onde ir, não deixe de considerá-lo como opção! Afinal, você não vai querer deixar uma oportunidade de crescimento como essa passar, não é mesmo?

Então, está esperando o quê para planejar o seu intercâmbio para o Canadá? Entre em contato com a gente para saber como iniciar essa jornada!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This