Preparando-se para trabalhar no verão da Irlanda

8 minutos para ler
Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para IrlandaPowered by Rock Convert

A proximidade do mês de Junho na Irlanda não é esperada somente por trazer o verão para a ilha mais verde da Europa, mas, o mês que marca o meio do ano, também é quando se inicia o período no qual os estudantes internacionais podem trabalhar por 40 horas semanais no país. O período que termina em Setembro, e retorna entre os dias 15 de Dezembro a 15 de Janeiro, é uma ótima oportunidade para fazer o famoso pé de meia e garantir uma renda extra. Pensando nisso, nós conversamos com o nosso especialista em Irlanda Ricardo Barros que nos deu dicas preciosas para quem pretender ralar um pouco mais nesse verão. Confira:

 

CONSTRUINDO UM CURRÍCULO ARRASADOR!

Fazer um currículo de destaque é muito importante para conseguir uma oportunidade não só na Irlanda como em qualquer lugar. Por isso antes de começarmos a conversar sobre o padrão de currículo irlandês é importante que você tenha em mente que para fazer um currículo arrasador ele deve ser construído de forma que ele seja:

– Claro: Coloque apenas informações indispensáveis.

– Objetivo: Seja conciso e construa um currículo de fácil leitura.

– Atual: Apresente suas experiências e habilidades mais atuais e que sejam interessantes para a vaga que você está buscando.

– Consistente: Por mais que a vontade de inovar e usar páginas coloridas e fontes extravagantes para chamar atenção fala mais alto, é importante não escutar essa voz interior e ao invés disso ser o mais tradicional possível. Fontes sóbrias são muito bem-vindas e na hora de solicitar a atenção do futuro empregador o uso de negrito e itálico vai muito bem.

Cabe lembrar que um currículo em inglês não é apenas traduzir do português para o inglês. Dito isso vamos as dicas:

1 – Antes de mais nada na hora de montar o currículo é interessante seguir uma sequência lógica das informações. Indicamos a seguinte:

– Dados Pessoais

– Perfil Profissional (Professional Profile)

– Histórico Educacional (Education / Qualifications)

– Experiência (Work Experience)

– Informações adicionais (Aditional Information / Skills / Interests)

2 – Informar o seu nome e os seus contatos é imprescindível, mas não há a necessidade de colocar data de nascimento, estado civil e etc. Uma dica importante é inserir a sua nacionalidade acompanhada do tipo de visto que você possui: “Brazilian – Stamp 2”.

3 – Seja assertivo. Ao invés de “trabalhei analisando…” use “analisei”, fiz, liderei e etc.

4 – Experiência profissional – É interessante ter um currículo para cada oportunidade. Se você está em busca de uma vaga de bartender, por exemplo, é interessante focar nas habilidades e experiência específica para essa atividade. Mencionar que você trabalhou em um Call Center pode ser dispensável nesse momento.

É sempre bom lembrar de uma coisa muito importante: NÃO MINTA! Seja sempre sincero. Se você não tem experiência em uma área que você está buscando mostre ao empregador de que forma que o conhecimento que você já tem pode ser importante para ajudá-lo com as demandas que ele possui.

5 – Gramática e Ortografia – Não tenha vergonha de procurar amigos, professores e etc que tenham mais conhecimento que você na língua e pedir para que eles revisem o seu currículo para evitar qualquer problema.

Agora se você precisa de uma forcinha na hora de montar o currículo é sempre bom usar a boa e velha internet. Um ótimo site para ajudá-lo (a) na criação do currículo perfeito é o Europass [http://www.europass.cedefop.europa.eu/] um serviço que inclusive é muito utilizado pelos europeus.

GANHANDO PESO COM A COVER LETTER

Assim como em diversos outros lugares do mundo como a Austrália e a Nova Zelândia, a Irlanda possui um jeito particular de avaliação de profissionais que é a Carta de Intenção, ou Cover Letter. Ela representa aqui a famosa “primeira impressão”, por isso uma Cover Letter de peso é muito importante para acompanhar o seu currículo arrasador. É importante que o documento seja simples, claro e conciso contendo uma breve apresentação das suas qualificações, experiências profissionais e objetivos.

A primeira dica, e uma das mais importante, é que antes de começar a produzi-la você deve fazer o dever de casa e tentar conhecer um pouco melhor da empresa que você está pleiteando uma oportunidade e quem é o responsável que irá receber e ler a sua Cover Letter, direcionando a carta especificamente em nome dessa pessoa. Caso você não consiga identificar essa pessoa é sempre de bom tom usar tratamentos mais formais como: “Dear Sir / Madam”, “Dear Recruting Team” e etc.

Conhecer a empresa também é importante na hora da elaboração do texto e esse momento é crucial para produzir uma cover Letter de peso. Mostre ao empregador de que forma você pode contribuir para o crescimento da empresa e que você ficaria muito feliz em fazer parte do time.

Mas e se pedirem para enviar um e-mail? Então você deve começar com o título certo! “Application for (nome da vaga)” é um bom começo já que a pessoa que irá receber já sabe exatamente o que ele vai encontrar no e-mail. É muito importante checar e ver se você não esqueceu nada antes de enviar, principalmente o currículo, muitos empregadores descartam logo de cara e-mails sem o currículo em anexo.

ONDE ENCONTRAR TRABALHO

Muitas escolas oferecem uma Job List como oportunidades regionais, nos da WEST 1 através da nossa unidade local também oferecemos total suporte aos estudantes. Entretanto, para facilitar a busca, sempre é bom recorrer a boa e velha internet e para isso fizemos uma lista com alguns sites que são imprescindíveis na hora de procurar um emprego na Irlanda:

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Local Employment Service: www.localemploymentservices.ie

Jobs Club local: www.fas.ie

Employment for People from Immigrant Communities – EPIC (Emprego para pessoas de comunidades de imigrantes). O EPIC é um programa desenvolvido para ajudar cidadãos de países pertencentes ou não à União Europeia a encontrar emprego e/ou treinamento e formação na Irlanda: www.bitc.ie

Jobcare – Serviço que ajuda pessoas a encontrar emprego, oferecendo treinamento, recursos, experiência e oportunidades de desenvolvimento pessoal: www.jobcare.ie

The Larkin Unemployed Centre: www.larkinctr.com

Além dos listados acima, vale navegar pelos sites:

www.irishjobs.ie

www.jobfinder.ie

www.monster.ie

www.hireland.ie

www.jobs.ie

www.findajob.ie

www.activelink.ie/community-exchange

 

É HORA DE ENTREVISTA

Chegou a hora da entrevista! Mas, antes da grande hora ainda é preciso estudar. Revise a história da empresa, pesquise nas redes sociais, LinkedIN e etc. Na preparação também vale de tudo: Treinar na frente do espelho, com colegas, simular entrevistas e etc.

Em frente ao entrevistador é importante transparecer confiança, uma vez que os entrevistadores não analisam apenas a experiência dos candidatos, mas também a sua personalidade, mostre que você sabe do que está falando, sorria, seja simpático e educado e não peça desculpas principalmente se o entrevistador não entendeu o que você disse e pediu para você repetir. Apenas diga novamente com mais calma e procure ser o mais claro possível.

Lista de profissões.

Uma dica preciosa é: Não entre em pânico. A premissa: pare, respire e conte até dez é extremamente válida nesse caso. E lembre-se se não der certo dessa vez, utilize o aprendizado como treino e vamos que vamos!

APLICANDO O PERSONAL PUBLIC SERVICE

Personal Public Service Number ou apenas PPS é uma identificação social como o CPF aqui no Brasil. O PPS é gratuito e pode ser solicitado a partir do momento que você começa no seu novo emprego, pois ele dá acesso aos serviços de previdência social, serviços públicos e informações na Irlanda.

Para solicitar um PPS você deve se registrar e agendar um horário no site MyWelfare. Após realizar o agendamento, o próprio site informará qual endereço você deverá se dirigir, munido do seu passaporte, comprovante de residência e uma carta do seu empregador. A prazo de entrega é de até 10 dias. O documento será enviado diretamente para o seu endereço.

 

Ficou como alguma dúvida ou precisa de uma forcinha para elaborar um currículo? Então você não pode deixar de procurar o Ricardo Barros, nosso consultor da WEST 1 de Dublin, que está disponível para ajudá-lo(a) com todas as informações que você precisar.

 

Ricardo Barros | WEST 1 Irlanda

Facebook – https://www.facebook.com/ricardo.barros.west1

Telefone – (083) 825 6902

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário