9 passos para realizar o intercâmbio na Irlanda

6 minutos para ler
Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para IrlandaPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Famosa internacionalmente pelas paisagens de tirar o fôlego, a Irlanda é um destino que tem conquistado a cada ano um grande número de intercambistas. Situada no extremo oeste da Europa, a Irlanda ocupa o quinto lugar no mundo em termos de igualdade de gênero e em 2011, foi classificado como o país mais caridoso da Europa, sendo o segundo do mundo. Conhecida pelo festival St. Patrick’s Day, que é uma das maiores paradas do mundo, a Irlanda também é sede de uma das mais famosas marcas de cerveja a Guinness.

Destino perfeito para quem planeja fazer um intercâmbio o país oferece aos estudantes uma excelente qualidade de vida, cursos para todos os perfis, além da possibilidade de trabalhar e estudar durante a estadia no país. Ótima oportunidade para que você possa viver o estilo de vida irlandês durante o seu intercâmbio no país.

Entretanto, para ter uma experiência segura e gratificante, seja para ficar poucos meses ou alguns anos, um pouco de pesquisa e planejamento são fundamentais e para isso preparamos, da forma mais simples possível, um passo a passo das etapas envolvidas no planejamento do seu intercâmbio:

 

1 – ESCOLHA DA CIDADE E DO CURSO

O primeiro passo assim que você define o destino para o seu intercâmbio é a escolha da cidade, com base no seu perfil pessoal, pois cada cidade possui um estilo específico. Após definir a cidade é hora de planejar a escola. Saber detalhes sobre os cursos, grade curricular, suporte oferecido são muito importantes na hora de decretar qual será a escola oferecida. Preço pode ser um fator relevante para alguns estudantes, mas cabe ressaltar que nem sempre uma escola com um preço atrativo oferece uma boa estrutura e respaldo para os estudantes.

2 – MATRÍCULA E RESERVA DE SERVIÇOS

Após escolher a escola é necessário fazer a matrícula no curso e a reserva dos serviços: como acomodação (geralmente é indicado o primeiro mês em uma Homestay), contratação de seguro saúde pela duração do curso, reserva de passagem aérea e, caso o estudante queira, reserva do serviço de traslado do aeroporto para a acomodação. É importante efetuar a matrícula antes da aplicação do visto, uma vez que o documento de matrícula é necessário para a solicitação do visto.

3 – CONFIRMAÇÃO DAS RESERVAS E PAGAMENTO

Com as confirmações das reservas da passagem aérea, acomodação e seguro saúde, junto com a matrícula da escola, é hora de efetuar o pagamento de cada serviço contratado.

4 – RECEBIMENTO DE TODA A DOCUMENTAÇÃO

Após realizado o pagamento de todos os serviços contratados, o estudante receberá toda a documentação necessária para a sua entrada na Irlanda.

5 – SEGURO DE SAÚDE OBRIGATÓRIO

Assim como em diversos outros países, como a Austrália e a Nova Zelândia para a entrada na Irlanda é necessário que o estudante adquira um plano de seguro saúde. Existem dois tipos coberturas oferecidas aos estudantes internacionais. A primeira, que é amplamente oferecida pelas escolas, é válido apenas dentro do território irlandês. Nesta primeira opção toda vez que o estudante necessitar de auxílio médico ele precisará desembolsar um valor mínimo de €100 euros. O excedente é coberto pelo governo.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

Já a segunda opção é um seguro mais completo que é válido para toda a Europa, nesse caso normalmente o estudante não paga nada para ser atendido, mas caso pague ele e reembolsado com 100% do valor.

6 – ESCOLHA DA ACOMODAÇÃO

A Irlanda oferece uma gama muito grande de acomodações para os estudantes internacionais. No primeiro mês de intercâmbio é comum que o estudante fique em uma Casa de Família (Homestay e muitas instituições inclusive incentivam os alunos a optarem por este tipo de acomodação. Entretanto o intercambista pode optar por Share Accommodations, casas compartilhadas nas quais os estudantes têm a oportunidade de conviver com pessoas de todo o mundo, com um aluguel mais em conta e pago semanalmente.

7 – COMPRA DA PASSAGEM AÉREA

Organização e o planejamento são muito importantes nesse momento, pois comprar as passagens com antecedência garante as melhores tarifas. Cabe lembrar que a passagem deve ser emitida com base nas datas de início e término do curso.

8 – BRIEFING PRÉ-EMBARQUE

Está chegando a hora de embarcar para a Irlanda e para te ajudar a controlar a ansiedade e aquele frio na barriga, a WEST 1 prepara o Briefing Pré-Embarque. Neste evento, vamos abordar todas as questões necessárias para que o estudante tenha uma viagem tranquila, desde informações sobre o que levar na mala, como proceder em trânsito, alfândega, os primeiros dias na Irlanda e muito mais!

9 – DESPEDIDA

Chegou a hora do embarque para o tão sonhado intercâmbio na Irlanda e a WEST 1 vai disponibilizar um kit de despedida para você ter uma viagem tranquila e confortável.

Viu como é fácil! Com o auxílio de uma agência de intercâmbio séria e compromissada, o que parecia ser um bicho de sete cabeças se torna um processo prazeroso e gratificante. Para ajudá-lo com todos os detalhes a WEST 1 conta com um time de consultores educacionais especializados em fornecer aos estudantes toda orientação e suporte em todas as etapas do seu intercâmbio, desde o planejamento ainda no Brasil até o dia-a-dia na Irlanda.

Gostou das informações que trouxemos para você no texto de hoje? Então eu acredito que você vai gostar também desse video da WEST 1 TV com tudo sobre o intercâmbio para a Irlanda:

São muitos detalhes para que a sua experiência seja perfeita, mas conte sempre com a WEST 1 na realização do seu intercâmbio na Irlanda.

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário