OSHC – O que você precisa saber sobre o seguro de saúde obrigatório para estudar na Austrália

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O OSHC (Overseas Health Cover) é o seguro de saúde obrigatório exigido pelo Departamento de Imigração Australiano dos estudantes internacionais para que eles possam fazer intercâmbio na Austrália com visto de estudos.

Controverso, o OSHC é um dos assuntos que mais geram dúvidas nos estudantes que estão planejando estudar no país. Para desmistificar um pouco o que pra muitos é uma incógnita, confira abaixo sete pontos que vão ajudar a você entender de vez o OSHC:

1 – Custo ou benefício?

Para quem está planejando um intercâmbio e se depara com a quantidade de despesas de visto, acomodação e taxas das escolas, pensar em seguro de saúde para alguns pode ser uma dor de cabeça.

Entretanto, o OSHC é um grande benefício para o estudante internacional durante o tempo que ele estuda na Austrália.

Os tratamentos médicos australianos, em alguns casos, podem ser caros e, por não ter direito ao Medicare – o sistema de atendimento básico de saúde Australiano – os estudantes podem ter problemas para custear alguns tratamentos que podem chegar até $600 dólares por dia.

Com o OSHC o estudante tem acesso à assistência médica apropriada que oferece uma cobertura ampla de serviços em hospitais públicos e consultores particulares.

2 – Período de cobertura

O OSHC deve ser emitido de acordo com o período de estadia do estudante na Austrália. O estudante deve estar coberto desde o dia no qual ele chega à Austrália até o dia que volta para o país de origem.

Em função disso, o OSHC é sempre emitido com base no período do visto.

Para quem planeja fazer um intercâmbio é essencial se programar, pois a manutenção do OSHC durante todo o período do intercâmbio é uma das condições obrigatórias para que o estudante consiga o visto, seja para a aplicação ainda no país de origem ou mesmo para a extensão do visto quando já estiver na Austrália.

É obrigatório que o estudante adquira o OSHC de acordo com o prazo do visto.

3 – Diferentes provedores

O OSHC pode ser contratado com algumas diferentes empresas provedoras, como a Allianz, BUPA, AHM e Medibank. Para oferecer o serviço todas as empresas são homologadas pelo governo Australiano.

A cobertura de uma empresa para a outra é basicamente a mesma, o que muda de fato são alguns serviços como a facilidade de pedir um reembolso, número de pontos de atendimento da empresa, número de médicos credenciados etc.

4 – Tipos de apólices e valores

A maioria das seguradoras oferece o plano single, para apenas uma pessoa, ou familiar, que da direito de incluir dependentes. Os valores de uma empresa pra outra variam de plano para plano de acordo com a tabela abaixo:

5 – Cobertura

Com o OSHC o estudante tem acesso à assistência médica apropriada que oferece uma cobertura ampla de serviços em hospitais públicos e consultores particulares. Confira abaixo um pouco mais sobre quais serviços o OSHC cobre ou não:

COBERTURA:

– Rede de atendimento médico com estrutura e profissionais similares aos oferecidos pela Medicare.

– Atendimento em hospitais particulares conveniados para cirurgias ambulatoriais, auxílio para remédios e atendimento de emergência por ambulâncias.

– Serviços de Raio-X.

– Acidentes.

– Serviços pós-operatórios em ambulatórios.

– Terapias de reabilitação ou ocupacional (Neste caso apenas para tratamento recomendado por médico conveniado, para recuperação de doença ou acidente grave e enquanto o paciente estiver admitido em um hospital).

Fique atento!

Antes de marcar/iniciar uma consulta converse com o médico ou profissional de saúde e questione se as taxas que serão cobradas estão de acordo com o MBS (Medicare Beneficts Schedule), caso a taxa seja maior o estudante deverá arcar com a diferença.

 

NÃO COBERTURA:

– Serviços dentários e oftalmológicos.

– Serviços de fisioterapeutas, quiropratas, osteopatas, naturopatas ou serviços semelhantes.

– Medicamentos ou tratamentos que não foram prescritos por um médico.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

– Serviços de reprodução assistida (Ex.: Fertilização in vitro).

– Gravidez e atendimento psicológico (nos primeiros 12 meses).

Fique atento!

O OSHC não cobre o tratamento de condições clínicas já existentes antes da chegada do estudante nos primeiros doze meses, com exceção de tratamento de emergência ou tratamento para uma condição de risco de morte no território Australiano.

6 – O uso do OSHC na prática

Existem diversas formas de utilizar o OSHC, duas das mais utilizadas são:

1º Opção – Reembolso

A opção de reembolso funciona da seguinte maneira. O estudante identifica um consultório ou médico credenciado para o atendimento e paga pela consulta.

Após o término reune todos os comprovantes da despesa e solicita o pedido que pode ser feito online, via correio ou direto em uma loja física, dependendo da empresa seguradora. O valor do reembolso é de acordo com o MBS*.

 

Fique Atento!

Para não ter problemas na hora de solicitar reembolso tenha certeza de anexar todos os recibos e/ou faturas originais e quaisquer outros documentos de identificação das despesas.

Antes de enviar faça uma cópia de todas os documentos e mantenha arquivado junto ao número de referência da solicitação.

 

2º Opção – Direct billing

O “Direct Billing” e um serviço oferecido pelas seguradoras que consiste em uma rede de especialistas conveniados. Nesta opção o estudante identifica o médico e agenda o atendimento.

Após o termino o próprio consultório conveniado informa a seguradora e envia as informações. Assim o estudante não precisa pagar a consulta na hora ou tomar qualquer ação.

 

* MEDICARE BENEFICTS SCHEDULE (MBS)

O Medicare Beneficts Schedule (MBS) é um programa criado e mantido pelo Departamento de Saúde Australiano em conjunto com entidades profissionais que unifica as taxas mínimas cobradas nos atendimentos médicos. Ou seja, os valores são praticados pelo sistema básico de saúde australiano e servem como referência/piso para a cobrança de cada serviço médicos, clínico e hospitalar.

Lembrando mais uma vez, quando o estudante usa a cobertura do OSHC para qualquer despesa médica o reembolso é feito apenas do valor do serviço estipulado pelo MBS. A diferença, caso exista, é arcada pelo próprio estudante.

7 – Renovação

O Departamento de Saúde Australiano obriga que o estudante esteja segurado durante toda a sua permanência na Austrália. Desta forma, o estudante que pretende estender o visto deve consultar a seguradora ou sua agência de intercâmbio  para renovar a cobertura.

Entre outros documentos exigidos no momento da aplicação da extensão do visto de estudo no Austrália, o estudante precisa mandar a comprovação da nova cobertura. Caso não envie corre o risco de ter o visto negado.

Com anos de experiência e após cuidar dos sonhos de centenas de estudantes, nós da WEST 1 compreendemos a ansiedade que toma conta dos intercambistas durante o planejamento do intercâmbio na Austrália e que, por conta disso, muitas vezes os estudantes não dão a devida atenção a um assunto como o seguro de saúde, pois é um algo que tendemos a dar importância apenas em momentos de emergência e necessidade.

Por isso, trabalhamos em parceria com as melhores seguradoras cuidando de todos os detalhes do OSHC no planejamento do seu intercâmbio.

Conte sempre conosco!

 

Tudo sobre OSHC com a WEST 1 TV

Quer saber um pouco mais sobre o OSHC? Então confira abaixo o video que o pessoal da WEST 1 TV gravou com a Lívia, especialista da WEST 1 Melbourne, sobre o assunto:

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

4 thoughts on “OSHC – O que você precisa saber sobre o seguro de saúde obrigatório para estudar na Austrália

  1. Muito obrigado, Frederico! Ficamos super felizes em saber que os nossos posts ajudam quem está planejando o intercâmbio.
    Abraços!

  2. Excelente! Está ajudando-me a compreender como as coisas funcionam, mesmo antes de irmos! Parabéns pelo excelente trabalho toda a equipe West1!

  3. Obrigado, Francisco!
    Ficamos felizes em ajudar com todo o conteúdo que postamos aqui no blog.
    Fique ligado que semanalmente publicamos novos posts.
    Grande abraço!

Deixe um comentário