St. Patrick’s Day: conheça a história da maior celebração Irlandesa

St. Patrick's day
5 minutos para ler
Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para IrlandaPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Assim como o nosso carnaval ou o Oktoberfest alemão, a Irlanda tem um feriado que literalmente para o país — o St. Patrick’s Day. O Paddy’s Day, apelido carinhoso da celebração, é comemorado oficialmente desde 1903 e homenageia São Patrício, padroeiro da ilha esmeralda.

No entanto, a festa ganhou as características que têm hoje só depois de 1960, quando uma lei permitiu que bares e pubs realizassem a comemoração. Atualmente, a data é celebrada até fora Irlanda, em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

A festividade é cheia de desfiles, música celta, apresentações de teatro, cinema ao ar livre e, é claro, muita cerveja nos mais diversos pubs do país. Neste post falaremos um pouco mais sobre essa festa tão importante na Irlanda. Acompanhe!

O que se comemora no St. Patrick’s Day?

O St. Patrick”s Day é comemorado dia 17 de março, data da morte de um grande santo — São Patrício. Ele foi um sacerdote cristão que promoveu o cristianismo entre os druidas por meio da inserção de elementos da igreja na cultura pagã.

São muitas as lendas sobre esse personagem da história irlandesa, uma delas até garante que foi ele quem sumiu com as cobras da ilha. A festa, atualmente, é uma miscelânea de símbolos pagãos e sagrados. Trevos, cerveja, música celta, Leprechauns e muito verde: dá para ver isso e muito mais no dia de São Patrício.

Como surgiu a comemoração?

Fatos confirmam que São Patrício realmente existiu e que foi levado pela primeira vez para a Irlanda aos 16 anos como escravo. Cerca de seis anos depois o santo escapou do país, retornando posteriormente como um sacerdote cristão que desempenhou um importante papel na conversão dos irlandeses ao cristianismo.

Já alguns fatos não confirmados contam que o padroeiro da Irlanda se chamava Maewvn Succat e nasceu por volta do ano 387, ganhando o nome de Patrício — Patrick, em inglês — apenas quando nomeado bispo.

Entre outras tantas simbologias, março significa a chegada da primavera para os irlandeses, e junto a isso há o fato de Patrício ter sido uma personalidade carismática. Além do mais, os irlandeses disseminaram a comemoração pelos lugares por onde passavam. Todos esses elementos ajudam a explicar a popularização da festa como vemos hoje.

Quais são os símbolos da celebração?

Os druidas eram absolutamente ligados à natureza e às suas forças. Tinham conhecimentos profundos sobre os mistérios dos elementos naturais e, por isso, ainda são conhecidos como bruxos e místicos.

São Patrício era inteligente e, ao invés de impor a religião cristã por meio da força, preferiu ser didático e acabou inserindo a igreja nos costumes pagãos. Um símbolo que marca a comemoração são os trevos que estão conectados à trajetória de São Patrício.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

A história conta que o santo usava os trevos que faziam parte da vegetação local para explicar a Santíssima Trindade nas igrejas, escolas e mosteiros que visitava para evangelizar a população. A cor verde também é muito representativa dessa festividade.

Também é comum ver as pessoas usando os chapéus de Leprechauns, personagem que, segundo o folclore irlandês, conhece a localização de vários tesouros escondidos. Isso é mais uma prova de como hábitos cristãos e pagãos se misturaram para criar os rituais que vemos hoje.

A música celta também marca presença, juntamente com a cerveja e os chapéus verdes. Na Irlanda, nas semanas que antecedem a data as lojas ficam tomadas por produtos com a temática da comemoração.

Como acontece a celebração no Brasil e no mundo?

O St. Patrick’s Day é tão popular que ultrapassou as fronteiras da Irlanda e chegou aos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, entre outros países. Em lugares como Estados Unidos e Canadá existem conhecidas paradas de St. Patrick’s Day.

As pessoas se vestem de verde e saem para desfilar ao som de música celta, a comemoração é regada a muita cerveja. Tem até chopp verde, bebida criada exclusivamente para a data, composta de cerveja e menta.

Em Chicago, o principal rio da cidade é tingido de verde. Mas não se preocupe: o tingimento não é tóxico e é uma receita secreta dos encanadores do lugar. Muitos monumentos famosos ao redor do mundo recebem iluminação verde no dia 17 de março. Além disso, bares e pubs entram no clima da festa de São Patrício.

Onde celebrar?

Agora que você já conhece um pouco da tradição dessa grande festa irlandesa, é hora de celebrar. Para quem está fora da Irlanda, basta ficar de olho nos pubs locais. No Brasil há vários deles que comemoram o Dia de São Patrício.

Mas se você está na ilha esmeralda, nada melhor do que aproveitar as várias possibilidades de celebração dessa data. Para isso, listamos abaixo alguns dos melhores lugares para curtir o St. Patrick’s Day:

Já pensou fazer um intercâmbio na Irlanda e vivenciar de perto a festa de St. Patrick’s Day? Essa pode ser uma boa alternativa para conhecer uma nova cultura e aprender outra língua. E mais, o povo irlandês é conhecido pelo misticismo e as paisagens naturais do país são deslumbrantes.

Gostou de saber mais sobre a comemoração de St. Patrick’s Day? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão os nossos conteúdos exclusivos!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Um comentário em “St. Patrick’s Day: conheça a história da maior celebração Irlandesa

  1. Eu gostaria de realizar anualmente o San Patrick day em uma choperia ,aliás,vou realizar o evento este ano,sendo pioneiro na cidade e o seu site foi muito útil..gostaria de receber dicas de decoração para fazer o evento ser inesquecível,será que tem como?
    Agradeço desde já.

Deixe um comentário