Pós-graduação no exterior: um glossário de termos e conceitos para ficar por dentro de tudo
Fazer uma pós-graduação no exterior envolve uma série de desafios. Um deles é dominar o vocabulário específico do idioma, que será necessário em praticamente todas as etapas do intercâmbio — da candidatura ao retorno para casa.
Pensando nisso, preparamos este post com um glossário para pós-graduação no exterior. Aqui você vai encontrar os termos mais utilizados em documentos oficiais, trabalhos acadêmicos e no dia a dia da universidade. Confira!
Glossário para pós-graduação no exterior
Accommodation: alojamento
Quando você se prepara para estudar no exterior, uma das primeiras preocupações é encontrar uma moradia. Em países de língua inglesa, é comum que estudantes intercambistas fiquem hospedados nas próprias universidades, que têm serviços de acomodação, geralmente chamados de “university halls”.
Outras opções comuns são os “private student halls” (similares aos halls das universidades, mas gerenciados por empresas) ou as “private accommodations” (aluguel comum).
Admissions Office: escritório de admissão
É o setor responsável pela avaliação das candidaturas de candidatos ao ingresso na Universidade, sejam eles alunos internacionais ou não.
Application: candidatura
Sua pós-graduação no exterior começa com sua candidatura. Geralmente, ela é feita online, no sistema da própria universidade, e exige a entrega de uma documentação específica. Esta pode incluir histórico escolar, carta de referência, carta de motivação, prova de proficiência em inglês e outros documentos.
BA: bacharelado
Na hora de iniciar sua candidatura, tome muito cuidado! Muitas universidades oferecem cursos com nomes iguais ou parecidos, diferenciados apenas por siglas como BA (Bacharelado) e MA (Masters).
College: faculdade
Cuidado com o falso cognato: college não é sinônimo de colégio. College é o correspondente americano de “faculdade” (instituição de ensino superior que oferta cursos de graduação).
Class: aula
Um erro comum entre estudantes brasileiros é confundir “class” com “classe”. No entanto, o significado da palavra é “aula”.
Essay: redação
Essays são textos, geralmente não muito longos. Eles podem ser usados em duas situações: como “personal statements”, redações pessoais exigidas em processos seletivos, ou como “academic essays”, trabalhos acadêmicos solicitados por professores.
Fellowship: bolsas de estudo para pós-graduação
Geralmente, as bolsas são oferecidas pelas universidades ou por empresas interessadas em financiar pesquisas científicas que as interessem.
Finals/Final week: semana de provas
Esses são termos muito comuns, principalmente entre os estudantes. A final week não necessariamente é a última semana de aulas, mas a semana em que acontecem as últimas provas do período.
International Office: secretaria internacional
Assim como no Brasil, as universidades estrangeiras que recebem intercambistas têm uma divisão específica para cuidar de todos os procedimentos referentes a intercâmbios.
Outros termos importantes
Confira alguns outros termos que você deve saber antes de cursar uma pós-graduação no exterior:
- freshman/fresher: calouro;
- internship: estágio;
- loan: empréstimo financeiro para pagar taxas acadêmicas (matrícula, mensalidades etc);
- lecture: aulas;
- modules: disciplinas;
- tuition fees: valor cobrado pela instituição de ensino (mensalidade, anuidade etc);
- transcript: histórico escolar.
Fazer uma pós-graduação no exterior é um longo percurso — do processo de candidatura à aprovação nos exames finais. Durante esse caminho, você encontrará uma série de termos específicos utilizados no contexto da academia. Por isso, é importante ter sempre em mãos um glossário para pós-graduação no exterior.
Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!
Artigos Relacionados
1 Comentário
[…] de pós-graduação (extensão, mestrado, […]