7 coisas que você deve saber antes de morar em uma Share Accommodation

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para IrlandaPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Já comentamos por aqui com detalhes diversos aspectos para a realização do seu intercambio. Explicamos cada etapa do planejamento no texto “11 passos para realizar o seu intercambio na Austrália” que ainda tem versões específicas para a Nova Zelândia e Irlanda. Também já debatemos diversos temas como Comprovação Financeira, OSHC e etc.

Para que você possa planejar o seu intercambio e ter uma experiência incrível nós conversamos com o diretor da 2Stay Accommodation, empresa parceira da WEST 1, Thaio Tomazetti e iniciamos uma série de artigos para abordar todos os aspectos das principais formas de acomodação. O primeiro texto da série sobre a Homestay você confere no link [link] e nesta semana o assunto é: Share Accommodation.

A Share Accommodation é uma das formas mais comuns entre os estudantes internacionais na Austrália, grande parte dos motivos por conta do valor que tende a ser mais em conta do que outras opções, como a Homestay, por exemplo, todavia é importante estar muito atento antes de locar um apartamento compartilha. Por isso, separamos abaixo 7 coisas que são imprescindíveis que você saiba antes de morar em uma Share Accommodation:

1. BOND

Aqui no Brasil na hora de locar um imóvel você pode optar por apresentar um fiador ou dar um cheque caução. Todavia em outros destinos como na Austrália, Nova Zelândia ou Irlanda essa prática é conhecida como “Bond” que é um depósito de segurança, com um valor que pode variar de 2 a 4 semanas de aluguel. Este seguro é retido pelo dono da casa e será devolvido se nada estiver quebrado ou danificado quando você sair.

Entretanto é bom ressaltar que em alguns casos, mesmo que você zele muito bem pelo imóvel, que o proprietário não devolveu o valor. Uma dica valiosa para que você não tenha problemas no futuro é de exigir e assinar um contrato informando que você está pagando o Bond. Além disso, questione o proprietário do imóvel qual a garantia de devolução desse valor. Às vezes, por exemplo, é exigido do aluno que indique alguém para o lugar que irá vagar com a sua saída. Desta forma é sempre bom ficar atento!

2. VISTORIA

Um dos passos importantes antes de locar uma Share Accommodation é a vistoria! Analisar sua possível nova casa não é imprescindível apenas para atestar as condições do imóvel, mas também é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco dos seus futuros flatmates. Na vistoria é importante analisar a localização do imóvel, se ele é próximo a opções de transporte, a quantidade de pessoas que dividem a acomodação, o mix de nacionalidade (falaremos sobre a multiculturalidade adiante) e etc.

3. MULTICULTURALIDADE

Uma das coisas mais bacanas de se morar em uma Share Accommodation é a diversidade que ela oferece. Japoneses, alemães, ingleses, coreanos são diversas origens, etnias, costumes e etc, morando em um mesmo local construindo uma das coisas mais ricas de um intercâmbio: a troca de experiências. Quanto mais diversificada a experiência mais oportunidades de desenvolver o idioma, aprender coisas novas, fazer novos amigos.

Todavia, é imprescindível ter paciência, pois por mais que essa troca de informações seja muito rica, são diversas pessoas com tradições diferentes da sua o que pode gerar desentendimentos. Por isso, mais uma vez a conversa é fundamental! Conheça as pessoas, escute o lado delas, seja flexível e dê a sua opinião também. Com diplomacia e calma tudo se resolve.

4. ALIMENTAÇÃO

Como diz aquele velho ditado é esse ponto que separa os meninos dos homens! Diferente da Homestay, onde o estudante tinha incluso no valor café da manhã e jantar durante a semana, na Share Accommodation toda a alimentação fica por parte do estudante. Por isso, se você está planejando o seu intercambio e é daqueles que só se dá bem no miojo e no ovo frito, vale muito apena aproveitar esse período de planejamento para aprender a pilotar o fogão com mais maestria, pois viver só com alimentação fora do lar pode pesar um pouco no orçamento. Fica a dica!

5. LOCALIZAÇÃO

A localização da Share Accommodation é um grande diferencial. Em sua maioria as acomodações estão situadas no centro das cidades, diferente da Homestay que ficam no subúrbio, o que garante não apenas fácil acesso à escola como também uma boa economia com transporte.

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert

6. CONTAS

Não é uma regra, mas em grande parte das acomodações despesas como água, luz e lavanderia já estão inclusas no valor de locação pago semanalmente pelo estudante, todavia alguns lugares cobram a parte essas contas, por isso não se esqueça de validar essa informação com o proprietário, ou com a empresa de acomodação, antes de locar o lugar. A internet em contrapartida é rateada com os outros moradores.

1. REGRAS E NORMAS

Assim como na Homestay todas as casas possuem uma lista de tarefas que são distribuídas entre os moradores. Regras simples como: lavar a louça, manter o quarto arrumado, não fazer barulho depois de determinado horário e etc. A fiscalização fica por parte de um “manager” que pode ser eleito de diversas formas, como por indicação da empresa de acomodação, caso a localização utilize alguma como intermediador ou por eleição dos moradores da casa.

Algumas outras regras comuns, restringem o consumo de álcool, fumar dentro da casa ou na varanda e até mesmo a proibição de pernoite de convidados. Fique sempre atento as regras e antes de locar um Share Accommodation converse sobre todos esses detalhes com a empresa de acomodação ou com o proprietário do imóvel. Respeitar os limites e as regras é essencial para a convivência de todos.

A 2STAY ACCOMMODATION

Expert em oferecer soluções de qualidade para estudantes internacionais a 2 Stay Accommodation é uma empresa de acomodação que oferece uma estrutura moderna para acomodar os intercambista em alojamentos modernos, confortáveis e seguros, garantindo uma experiência positiva e enriquecedora durante a sua estadia.

A 2Stay trabalha com provedores de hospedagem e têm um amplo portfólio de opções para atender às diferentes necessidades dos estudantes que chegam todos os dias na Austrália. Os intercambistas tem à disposição diversas opções de acomodação desde: alojamentos de férias, homestay, casas compartilhadas ou apartamentos, cada um deles mobilado e equipado com tudo o que você irá necessitar para iniciar a sua aventura na Austrália, com seguro e com constante atendimento ao cliente.

Para saber mais acesse: http://www.2stay.com.au

Quer saber um pouco mais sobre acomodação na Austrália? Então confira essa playlist especial da WEST 1 TV

 

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário